o que e tráfego pago e orgânico

O que é tráfego pago e orgânico: tire todas as suas dúvidas aqui!

Compartilhe

Quem está começando a se aventurar no marketing digital costuma ficar na dúvida sobre o que é trafego pago e orgânico e qual é o melhor para seu negócio. O tráfego pago está relacionado aos usuários que acessam seu site via anúncios. Já o orgânico relaciona-se ao público que te encontra de maneira natural, através dos motores de busca.

Essa é a principal diferença entre ambos. Mas, para garantir assertividade na definição das suas estratégias online, é preciso ir além. É por isso que criamos esse guia completo sobre tráfego pago e orgânico. A seguir, você descobre todos os detalhes sobre cada um, para tomar as ações certas no mundo digital!

O que é tráfego pago?

O trafego pago está relacionado a todos os usuários que acessam o seu site a partir de anúncios nos motores de busca ou nas redes sociais.

No Google e Bing, por exemplo, eles ocupam as primeiras colocações, antes dos resultados orgânicos. Essa é uma maneira rápida e prática de aparecer para o seu público, que pode gerar resultados mais rápidos para a sua empresa.

printscreen tráfego pago no google

No entanto, não adianta lançar um anúncio e esperar os resultados caírem do céu. Na verdade, para as vendas realmente decolarem, você precisa ter atenção a toda estrutura do seu site. Ele deve carregar rápido e ser responsivo ao acesso em todos os tipos de dispositivos. Só assim, além do clique, você vai garantir a conversão do lead.

Principais vantagens

  • Comunicação com o público correto, segundo dados demográficos e interesse;
  • Resultados rápidos;
  • Posicionamento na primeira página do Google e outros motores de busca;
  • Aumento no número de acessos;
  • Aumento da visibilidade da marca a curto prazo;
  • Atração de leads qualificados

Desvantagens do tráfego pago

Embora traga resultados a curto prazo, sua empresa precisa ter verba disponível para que o anúncio seja exibido continuamente. Isso significa que, caso o orçamento acabe, ele é tirado do ar.

Por isso, se planeje bem! Escolha um período de divulgação e garanta que seu negócio tenha caixa disponível para suprir o ciclo.

Como o tráfego pago funciona?

O tráfego pago pode ser implementado em diferentes plataformas, como:

Todos esses canais possuem ferramentas específicas, responsáveis por personalizar e configurar o seu anúncio.

Em primeiro lugar, você precisa escolher uma palavra-chave relevante principal para veicular o anúncio de maneira assertiva. Essa é uma maneira de melhorar as taxas de conversão, segundo as dores e necessidades do seu público. Por isso, vale utilizar as long tail, ou seja, aquelas mais específicas possível.

Ao invés de “energia solar”, que tal “empresa de energia solar em São Paulo”?

Após escolher o termo certo, crie um texto persuasivo, para se destacar dos concorrentes e chamar atenção do seu consumidor em potencial.

printscreen tráfego pago no google

Então, é só estruturar o anúncio com a descrição, URL final e uma imagem chamativa.

Em seguida, defina o tipo de cobrança:

  • Custo por clique (CPC): aqui, o anunciante paga apenas quando o usuário clica no anúncio;
  • Custo por mil impressões (CPM): já nesse caso, o pagamento é feito a cada mil aparições nas pesquisas.

Como investir da maneira certa?

Para garantir que seu anúncio seja visto e acessado, você precisa conhecer o seu público e entender quais canais ele mais consome. De nada adianta criar um anúncio no Instagram, se os seus leads acessam mais o YouTube, não concorda?

Portanto, defina sua persona antes mesmo de decidir em qual estratégia de tráfego mais eficiente para o seu negócio!

O bom da definição é que ela também vai te ajudar a escolher as melhores palavras, segundo as necessidades do público. Quanto mais informações você tiver, mais assertivos serão os anúncios.

Como saber se a estratégia está dando certo?

Depois de lançar seus anúncios, mantenha o acompanhamento da performance de cada um. Todas as redes citadas anteriormente possuem ferramentas específicas, pelas quais é possível verificar a efetividade das suas campanhas.

Veja como é a ferramenta Google Ads:

print ferramenta google ads

Fique atento as taxas de clique e de conversão. Essa última é a mais relevante, pois verifica se o anúncio está dando certo e gerando compras ou não.

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico considera todos os usuários que acessam seu site sem clicar em anúncios. Nesse caso, eles podem ter conhecido sua marca através de indicações, ou a partir de pesquisas nos motores de busca.

Os resultados orgânicos aparecem abaixo dos anúncios e são preferência da maioria dos usuários.

print resultado pesquisa orgânica no google

Diferentemente do tráfego pago, no orgânico você não precisa pagar por clique ou por impressões. Basta investir em uma boa estratégia de otimização, aliada a construção de um site responsivo, conteúdo de qualidade, SEO e escolha das melhores palavras-chave.

Esses são os principais pilares para garantir um tráfego orgânico de qualidade.

O legal é que ele pode ser obtido de diferentes maneiras. O primeiro passo é criar um site e um blog. Ter redes sociais também pode te ajudar a criar um contato mais íntimo com o seu público – basta inserir o link da sua página nas redes para redirecionar seus seguidores.

Aqui na Blast, nós usamos o LinkedIn para divulgar nossas matérias, aumentar o reconhecimento de marca em outras redes e melhorar nosso tráfego orgânico. Veja um exemplo:

print publicação linkedin

Mas, essa não é a única maneira de potencializar seu tráfego orgânico. E-mail marketing, landing pages e até infográficos são parceiros nessa missão.

Benefícios do tráfego orgânico

  • Baixo custo de investimento;
  • Melhora no posicionamento da marca;
  • Melhora no reconhecimento e relevância;
  • Construção de confiança com o público;
  • Perenidade.

Desvantagens

Para quem tem pressa em fazer o negócio crescer, talvez investir em estratégias de tráfego orgânico não seja a melhor opção. Isso porque os resultados aparecem a longo prazo, já que o seu site compete com diversos outros do mesmo nicho.

Apesar disso, o tráfego orgânico é qualificado e ajuda a melhorar as taxas de conversão por muito mais tempo, pois o público passa a te identificar como referência na sua área de atuação.

Como gerar tráfego orgânico?

Para garantir acessos orgânicos no seu site, otimize o domínio continuamente. Bem como no caso anterior, saiba quem é sua persona e o que ela está procurando. A partir daí, seus esforços serão mais “fáceis”.

A otimização envolve a correção do seu site, segundo as principais regras de SEO. Ele, inclusive, vai te ajudar na produção de conteúdo.

Usuários usam as redes de pesquisa para tirar dúvidas, conhecer novos produtos e serviços. Por isso, o legal é que seu site apareça em todas as fases do funil de vendas, de modo a se consolidar como referência.

Escolha palavras de início, meio e fundo de funil, de acordo com o que o público mais procura. Com elas, otimize todas as páginas e crie conteúdo relevante ao público. Quanto mais dúvidas você responder, maiores as chances de aparecer durante toda a jornada de compras e, assim, melhorar o número de acessos e conversões aumentam.

Devido à competição na SERP, o ideal é escolher palavras-chave long tail, ou seja, aquelas com menor volume de busca e facilidade na concorrência.

Não pense que acabou aí! Você precisa estar atento aos principais fatores de ranqueamento do Google, para garantir que seu site destaque-se entre os concorrentes.

Como verificar se as estratégias estão dando certo?

Algumas ferramentas do Google vão te ajudar a entender se suas estratégias estão sendo eficientes ou não. O Google Search Console e o Google Analytics trazem bons insights de avaliação. Os dados demonstram o que está dando certo e gerando tráfego e o que não funcionou, e pode ser ajustado.

print search console

Qual é melhor: tráfego orgânico ou pago?

Não existe uma escolha melhor ou pior: cada tráfego tem suas próprias características e a escolha da estratégia de SEM ideal varia, de acordo com os objetivos da sua empresa.

Como os usuários usam a internet para conhecer produtos e serviços antes de comprá-los, é imprescindível que você invista em tráfego pago ou orgânico. Afinal, ambos são importantes para que os usuários encontrem sua marca no mundo digital – seja um e-commerce, blog ou site pessoal, por exemplo.

Para escolher a melhor estratégia considere não só as metas do seu negócio, como o orçamento total disponível.

O ideal é pensar na sua marca não só para os próximos dias, mas a longo prazo. Você quer ser reconhecido como a melhor opção para o seu público, não? Juntos, os anúncios e o SEO ajudam a potencializar resultados, pois eles são complementares.

Se precisar de ajuda para definir as melhores ações, conte com uma agência especializada em performance e SEO, como a Blast Marketing. Converse com a gente e cresça no mundo digital, com muito menos esforços. 😉


Compartilhe