especialista em seo criando landing page otimizada

Aprenda a fazer SEO para landing page em 7 passos

  • SEO
  • 12/12/2022
Compartilhe

Sabia que você pode usar o SEO para sua landing page? As técnicas de otimização podem ser utilizadas em todos os tipos de conteúdo para a internet, inclusive para as páginas de conversão da sua marca!

As landing pages são páginas de captura de informações. Isso significa que, a partir delas, você consegue coletar dados relevantes sobre o seu usuário, em troca de algum material relevante para ele.

Aqui na Blast, por exemplo, criamos landings para divulgar nossas lives. Nelas, pedimos para que o usuário deixe seu e-mail e nome, em troca do link do webinar. Veja só:

landing page webinar blast

A partir do e-mail, conseguimos entrar em contato com o lead. Assim, fica mais fácil despertar o interesse do usuário e levá-lo a conversão pelo seu produto ou serviço – com muito mais rapidez e praticidade! Essa é uma maneira fácil de fazer o seu cliente em potencial pular algumas etapas do funil.

Por isso, as suas landing pages merecem o tratamento certo, sobretudo se vão ficar de três meses para mais no ar. E, para tanto, o SEO pode te ajudar! Se você tem dúvidas sobre como fazer SEO para essas páginas, continue com a gente. A seguir, mostramos o passo a passo para deixá-las otimizadas e fazer com que alcancem a primeira página do Google!

1. Escolha palavras-chave long tail

As palavras-chave long tail são as mais indicadas para landing pages, pois demonstram a clareza do usuário sobre o que estão buscando.

É diferente buscar “SEO” e “tendências de SEO para o próximo ano“, concorda?

O segundo termo é classificado como uma palavra-chave long tail, ou cauda longa. Em geral, elas são maiores e têm menor volume de buscas. Apesar disso, são as melhores para conversão.

As palavras short tail, também conhecidas como cauda curta, possuem volume de buscas maior. No entanto, são mais disputadas, e por isso, difíceis de competir. Logo, as chances da sua landing page alcançar a primeira página são menores.

Além de verificar o volume de buscas, fique atento à intenção de busca do usuário e dificuldade de ranqueamento.

Para o primeiro caso, vale buscar a palavra-chave no Google e observar os resultados. Sua landing tem a ver com o conteúdo que apareceu na página? Então, pode seguir com o termo escolhido.

Na dificuldade de ranqueamento, veja o quão complicado é se posicionar com aquela palavra. Se a dificuldade de 29 para mais, o ideal é repensar sua escolha. Ferramentas como a SemRush mostram essas informações para você.

O termo “SEO”, por exemplo, tem 33 mil em volume de buscas. Em compensação, a dificuldade de ranqueamento é de 61. Nem vale a pena focar seus esforços de SEO para landing pages com essa palavra-chave! Seja específico.

resultado da semrush para palavra "seo"

2. Foco no title e meta description

O title e meta description foram o snippet, ou seja, o resultado que aparece na página do Google.

printscreen de pesquisa no google como fazer planner personalizado para mostrar como fazer seo

Eles não são considerados fatores de ranqueamento, mas são muito importantes para conquistar o seu cliente em potencial. É a partir deles que você consegue chamar a atenção do consumidor, desde que a chamada seja atrativa o suficiente.

Nesse caso, mantenha a palavra-chave no title, na meta description e na URL. Quanto mais otimizada sua página for, desde os resultados dos buscadores, melhor!

3. Use dados estruturados a seu favor

Os dados estruturados podem te ajudar a potencializar resultados. Ao utilizar o dado certo, o usuário entende o que vai encontrar naquela página:

resultado de pesquisa por televisão com dados estruturados

Dependendo do tamanho do texto, você pode adicionar os dados de artigo na landing, com os principais tópicos abordados – como visto no exemplo anterior.

4. Escreva um bom conteúdo

O conteúdo é peça central da sua landing page. Para ranquear bem, você deve utilizar a palavra-chave durante todo o texto. O ideal é que ela esteja presente no cabeçalho e nas heading tags, sobretudo no H1.

Cuidado apenas com o keyword stuffing! A prática é considerada uma das principais técnicas de blackhat, quando o usuário enche o texto com a palavra-chave principal, para fazê-lo ranquear nas primeiras posições.

Isso não é certo e, além de perder posições, seu usuário não vai se converter ao ler um texto massante e repetitivo. Mantenha o texto enriquecido, com sinônimos e variações do termo principal.

Não se esqueça de adicionar CTAs para chamar a atenção do leitor.

5. Crie backlinks

Os backlinks para a landing podem ser conquistados através de estratégias de link building, ou até mesmo por links internos e em redes sociais.

Dependendo da periodicidade da página, pode ser complicado conseguir backlinks rapidamente com link building. Por isso, outra alternativa é compartilhar sua landing page em artigos do seu blog e nas redes sociais.

Uma excelente dica é criar conteúdos compartilháveis para que outros usuários divulguem sua página de maneira orgânica com seus amigos. Essa é uma maneira de conquistar ainda mais leads para o seu site!

6. Verifique as imagens

Imagens são importantes para enriquecer sua landing page. Mas, não se esqueça que elas devem ter menos de 100kb e estar no formato .jpg ou .webp. Ambos são os mais indicados, pois garantem que a página carregue mais rápido e, assim, retenha o usuário.

Além disso, todas devem ter alt text, o texto alternativo. Ele melhora a leitura dos robôs e o ranqueamento.

7. Não se esqueça do design mobile-friendly

Imagine ficar várias horas criando o design ideal. Então, quando a página finalmente está pronta, notar que ela não é responsivo aos dispositivos móveis… Chega a dar um aperto no coração.

O número de usuários que usam smartphones para se conectar é superior aos que acessam via desktop. É seu dever criar uma página com design amigável a esses tipos de dispositivos – até mesmo para aumentar o número de conversões. Afinal, quem não tem uma página mobile-friendly tem muito a perder.

Ao seguir todos esses passos de SEO para landing page, pode ter certeza que ela será um sucesso.

Ah! E quando a oferta acabar, não tire a página do ar. Aproveite todos os resultados obtidos até então para, no futuro, conquistar mais leads. É melhor do que começar todo o trabalho do zero outra vez, concorda?

Deixe a página no ar, com uma mensagem de agradecimento ou até mesmo em aberto, para que as pessoas continuem se inscrevendo. Então, quando surgir uma nova oportunidade que utilizará mesma palavra-chave, basta acioná-la outra vez.

Criar sua landing não será mais um desafio! Continue no blog da Blast e confira mais dicas de SEO para o seu negócio bombar na internet.


Compartilhe