ilustração de jovem gravando para o youtube

Aprenda como algoritmo do YouTube funciona para se destacar na rede

Compartilhe

Ranquear seu vídeo no YouTube é um processo que exige tempo e determinação – assim como acontece no Google e outros buscadores. Isso porque o recurso também é um mecanismo de busca, sabia?

O YouTube é considerado o maior buscador de vídeos de todo o mundo, frente ao próprio TikTok. No Brasil, é a segunda rede social mais utilizada. Dos 2,56 bilhões de usuários ativos, 1,38 milhões são brasileiros vendo e postando vídeos mensalmente.

Diante desses números fica claro o quão importante é investir na plataforma para alavancar sua autoridade no mundo digital. Mas, você sabe quais são as melhores práticas de otimização para a rede?

Como o algoritmo do YouTube funciona

O algoritmo da rede é um tipo de sistema de recomendações baseado em inteligência artificial. Com auxílio do machine learning, a ferramenta consegue aprender com o comportamento do usuário conforme o passar do tempo.

Isso significa que, quanto mais vídeos assistir, mais recomendações personalizadas a plataforma vai mostrar. Tanto é que todos os usuários têm uma página inicial diferente.

Apesar da mesma base, os algoritmos de recomendação estão sempre mudando para assegurar a melhor experiência aos usuários. Continuamente, o YouTube faz testes e ajustes, de acordo com o histórico de vídeos e de pesquisa, inscrições, país e horário de publicação e a qualidade do vídeo.

Do lado do usuário, os vídeos são recomendados a partir dos fatores citados acima, além da média de sua satisfação, ou seja, o tempo que passa assistindo vídeos, se acompanha até o final, compartilhamentos, likes e comentários.

Do lado do criador, alguns critérios de ranqueamento definidos pelo buscador são:

  • Conteúdo de valor e de qualidade ao usuário;
  • Vídeos que não violem as políticas da rede;
  • Informações verídicas, sempre baseada em fatos e dados.

O melhor é que, ao seguir essas recomendações, seu vídeo pode aparecer no Google: tanto nos resultados principais de pesquisa, quanto na aba “Vídeos”. Essa é uma excelente maneira de alcançar uma nova audiência, que pode não te conhecer ainda.

A seguir, vamos destrinchar todas as potencialidades do YouTube para seu vídeo ranquear em todos os resultados, e como recomendação para diversos usuários.

Em alta

A aba trending, ou em alta, mostra todos os vídeos que estão em alta na plataforma. Ali, os conteúdos não são personalizados, mas posicionados de acordo com a popularidade.

aba em alta no youtube

Criar vídeos de qualidade, que engajam o público é uma excelente maneira de captar a atenção de mais usuários. Para tanto, uma sugestão é encontrar algo no seu mercado de atuação que chame a atenção dos usuários. Pode ser um novo conceito criado por você, um evento que está por vir ou uma pessoa relevante… Ter um diferencial é a melhor maneira de garantir mais visualizações.

Tanto é que nos trendings estão os mais variados tipos de conteúdo, de notícias aos vídeos de comédia. Em geral, eles costumam ter altos números de visualizações em um curto período.

YouTube Shorts

Visto a ascensão dos vídeos curtos, o YouTube também não deixou a oportunidade passar. Recentemente, a rede lançou o Shorts, uma nova aba com vídeos curtos. O legal é que a plataforma disponibiliza ferramentas para que criadores transformem seus vídeos longos em pequenos recortes para o Shorts.

youtube shorts

O youtubers recomendam que quem está se aventurando na rede deve desenvolver tanto conteúdos longos, quanto curtos, pois assim é possível atrair audiência de ambos os canais.

Como fazer meu vídeo do YouTube aparecer no Google?

Para o seu vídeo ranquear entre os resultados do Google, o YouTube recomenda que ele siga três parâmetros:

  • Relevância: com palavras-chave nos títulos, tags e descrição
  • Engajamento: tempo de exibição do vídeo, de acordo com o histórico dos usuários
  • Qualidade: o canal deve ser confiável, autoridade e experiente no seu nicho de atuação

resultado do google com vídeo

SEO para YouTube: 5 dicas para ter bons resultados

E como obter bons resultados na própria plataforma? Primeiramente, precisamos lembrar que os algoritmos do YouTube seguem as mesmas diretrizes EEAT do Google. Ou seja: ser especialista, ter experiência, ser uma autoridade e transmitir confiabilidade ao público são os principais fatores para começar seu trabalho de posicionamento na rede.

Mas, além disso, temos mais algumas dicas para você construir sua reputação no YouTube a partir de um bom trabalho de SEO:

1. Use palavras-chave

Segundo os próprios criadores de conteúdo da plataforma, para seus vídeos aparecerem na rede e no Google, o uso de palavras-chave é essencial. Contudo, ao invés de termos curtos e abrangentes, prefira utilizar palavras cauda longa – as mais específicas. Elas devem se relacionar ao que o público procura, por isso, investigue bem a sua audiência.

Os termos devem aparecer:

  • No título
  • Na primeira frase da descrição
  • Nas tags
  • No nome do arquivo do vídeo
  • E, é claro, durante o vídeo, nas suas falas

2. Engaje nos comentários

Os usuários deixam comentários no seu vídeo? Responda o máximo que conseguir. Para o YouTube, eles são uma métrica de engajamento e demonstram que seu conteúdo realmente está sendo útil.

Responder comentários é uma excelente maneira de engajar com a audiência: criar debates, rodas de conversa, indicar ou receber indicações diversas… Sem contar que você consegue conhecer melhor o perfil de quem assiste seus vídeos.

3. Use thumbnails de qualidade

Para clicar em um vídeo, os usuários se interessam, entre tantos motivos, pela miniatura. A ascensão de outras redes sociais, como o Instagram, mostra o quanto o público é visual.

Portanto, não dispense uma boa thumbnail. Siga as boas práticas exigidas pela plataforma:

  • Resolução mínima: 1280×720
  • Formato: JPG, GIF ou PNG
  • Tamanho: 2 MB
  • Proporção: 16:9

4. Crie conteúdo relevante

Pode parecer óbvio, mas precisamos ressaltar: conteúdo de valor é sempre o que entrega mais resultados. Afinal, o usuário não vai perder parte do tempo para assistir algo que não lhe agrega em nada.

Quanto mais tempo o público ficar com você, mais o YouTube enxerga seus conteúdos como boas produções.  Seja envolvente! Uma dica é explicar as melhores táticas ou dicas no final do vídeo.

5. Compartilhe!

Para ganhar autoridade, compartilhe seu vídeo no máximo de redes sociais possível. Canais como TikTok e Instagram podem receber um recorte da produção principal e, o mais legal, é que você pode incorporar o conteúdo no seu blog (se tiver) para torná-lo mais relevante.

Um vídeo publicado em um artigo tem mais chances de aparecer nos resultados de pesquisa de outros buscadores e na aba de pesquisa de vídeo do Google. Alie essas estratégias para ganhar autoridade e relevância não só no YouTube, mas em toda a internet.

Fazer SEO na principal rede de vídeos do mundo não precisa ser complicado. Para ter menos trabalho no dia a dia, você pode contar com uma agência de marketing e performance.

A Blast tem um serviço exclusivo de SEO para YouTube, para que você não precise se preocupar com os inúmeros detalhes envolvidos na otimização para a plataforma.

Ficou a fim de conhecer nossas estratégias? Fale com a gente! Conte sobre seu projeto e objetivos, para que possamos desenvolver um plano de crescimento alinhado às suas metas. 😉


Compartilhe