Tire todas as suas dúvidas sobre o uso da inteligência artificial no SEO!

  • SEO
  • 26/01/2023
Compartilhe

O boom do ChatGPT fez com que muitos profissionais de SEO acreditassem que seus trabalhos estavam com os dias contados. Afinal, a ferramente ajuda bastante nos processos de otimização. No Brasil, temos o ChatSEO, uma ferramenta treinada para SEO (e, por isso, gera resultados mais precisos para Marketing Digital do que o ChatGPT).

Se você ainda não conhece, o ChatGPT ou o ChatSEO, eles são um chatbot de inteligência artificial, capaz de responder uma série de dúvidas dos usuários com mais rapidez e facilidade.

Embora tenha ganhado destaque devido à produção de texto automatizada, o chatbot pode ser usado para as mais variadas tarefas – o que assusta a comunidade do marketing.

Vamos te mostrar que não precisa ter medo: você não vai ser substituído. Pelo contrário! O uso de IA em SEO veio para ficar.

A seguir, respondemos as suas principais dúvidas em relação ao ChatGPT, IA e, de brinde, te mostramos o melhor chatbot para SEOs!

A inteligência artificial vai acabar com o trabalho dos redatores?

Essa é um dos principais receios dos redatores SEO. E, não se preocupe: a IA não vai acabar com o nosso trabalho. Ela, na verdade, vai potencializá-lo e torná-lo muito mais simples e rápido no dia a dia.

Isso porque a IA melhora a qualidade do conteúdo. Com ela, é possível definir qual é o seu público-alvo e qual é o conteúdo mais relevante para ele. Essa tarefa é feita a partir da pesquisa de palavras-chave e análise de conteúdos. Pois é!

A IA analisa e dá ideias de conteúdo com muito mais facilidade, se comparado ao trabalho manual. Assim, os redatores têm tempo de sobra para escrever textos ainda mais direcionados e eficientes ao público-alvo.

Posso utilizar a IA para escrever os textos do meu site?

É preferível que não. O Google já lançou um comunicado dizendo que a IA deve auxiliar o trabalho dos redatores – e não fazê-lo por completo.

Se você atua com a escrita, continue focando esforços para aperfeiçoar seu trabalho. O uso da inteligência artificial é auxiliar, ao destacar palavras-chave relevantes, analisar concorrentes e o seu conteúdo, por exemplo.

A Blast montou um guia completo que vai te mostrar como fazer seu site aparecer no Google. Confira o passo a passo e conquiste os resultados de pesquisa!

Qual a vantagem de usar a inteligência artificial em SEO?

O principal benefício do uso da IA no SEO é a automatização de tarefas repetitivas. Sabe aquele serviço manual e repetitivo que você faz todos os dias? A partir de agora, não será necessário passar horas (ou até dias) realizando esse tipo de trabalho.

Com mais praticidade, a IA consegue realizar a maior parte da tarefa para que você tenha tempo o suficiente para se dedicar a outras obrigações indispensáveis para o crescimento do seu negócio.

Quais tarefas a IA pode executar para profissionais de SEO?

Em suma, a IA pode ajudar analistas e redatores em tarefas como:

Sugestões de tópicos de conteúdo

A IA ajuda profissionais de marketing a entender quais tópicos podem ser abordados em um conteúdo.

Por exemplo, basta você digitar no ChatSEO “quais tópicos podem ser abordados em um artigo sobre pesquisa de mercado levando em conta o público de empreendedores”. E pronto. Em segundos, a ferramenta gerará diversos itens interessantes para você abordar no texto.

Pesquisa de palavras-chave

Essa é uma das partes mais exaustivas no trabalho de SEO e, com a inteligência artificial, você não vai precisar perder tanto tempo pesquisando termos relevantes para você ou seu cliente.

Sugestão de palavras-chave no ChatSEO

A IA consegue destacar palavras-chave e clusterizar, segundo a intenção de pesquisa e semântica. Dessa maneira, profissionais conseguem colocar em prática a estratégia de topic cluster, além de oferecer conteúdo de qualidade aos usuários.

Isso vai te ajudar a conquistar os motores de busca, de acordo com o que seu usuário precisa. Muito mais prático, não acha?

SEO Técnico

Não sabe como fazer um robots.txt ou precisa enviar uma instrução para o desenvolvedor sobre como criar um dado estruturado para uma página de receita? Seus problemas acabaram.

Basta pedir para o chatbot gerar o robots ou o dado estruturado para você. Sim! Ele gera código HTML.

É ou não é uma maravilha?!

Como posso usar a inteligência artificial na otimização do meu site?

Existem várias maneiras de usar a IA para otimizar seu site. Dentre elas:

  • Pesquisa da palavras-chave: a ferramenta identifica termos relevantes não só para seu conteúdo, como para o site como um todo. Apesar de não ser tão preciso quanto a Keyword Planner Tool, por exemplo, a inteligência artificial gera um ótimo ponto de partida para a escolha das palavras-chave, de acordo com a intenção de busca do usuário;
  • Avaliação de títulos e snippets: use a IA para verificar se o seu título, meta title e meta description estão bons ou não. Ela pode, inclusive, recomendar melhores opções para o seu site;
  • Otimização do conteúdo: ideal para descobrir quais termos e frases podem ser incluídos ou excluídos do seu texto.

Sugestão meta descriptions no ChatSEO

Tudo isso ajuda a diminuir aquela taxa de rejeição que você não sabe mais o que fazer, e aumentar a taxa de conversão que tanto desejamos, através da correta otimização de sites e de conteúdo de alta qualidade.

A automação de marketing é uma maneira, não de substituir profissionais da área, mas, como já falamos, tornar o seu cotidiano mais prático.

Posso usar o recurso para ranquear no Google?

Sim! Como vimos anteriormente, a IA desempenha uma série de tarefas relevantes, que vão te ajudar a conquistar a primeira página do motor de busca.

Lembre-se apenas que esse tipo de software deve ser usado de maneira complementar ao seu trabalho e não deve substituí-lo por completo.

Conheça a Niara, uma ferramenta brasileira de SEO com inteligência artificial!

Hoje, o ChatSEO, é o chatbot mais indicado para quem trabalha com SEO. Ele faz parte da Niara, uma ferramenta completa de otimização para profissionais da área.

ChatSEO explicando que a Niara é a primeira ferramenta de IA para SEO do Brasil

Sabe o mais legal? É que a Niara é a primeira ferramenta com IA para SEO do Brasil!

A plataforma lançou o ChatSEO e, agora, todos os recursos estão disponíveis para que os SEOs ganhem produtividade e executem tarefas em menos tempo. Sabe a análise manual dos concorrentes que demora horas? Pois é, está com os dias contados <3

Acesse o ChatSEO e faça o teste. Peça o que quiser: ideias de títulos, legendas para redes sociais ou sugestões de heading tags, por exemplo. Cadastre-se agora mesmo no site e surpreenda-se!

É hora de potencializar suas estratégias de marketing digital e conquistar os mecanismos de busca em todo o mundo!

A Niara será a sua maior parceria no dia a dia de trabalho. 🤩


Compartilhe