TikTok SEO: dados e dicas para crescer na plataforma

Compartilhe

A ascensão do TikTok mostra que a plataforma veio para ficar. São mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor de todo o mundo! Visto sua grandeza e contínuo crescimento, investir em SEO para TikTok está se tornando uma tendência.

Por ser um aplicativo atual, ainda não sabemos exatamente como os algoritmos da plataforma funcionam quando o tema é otimização para buscas. Mas, como cada vez mais pesquisas e testes são feitos, está claro que uma boa estratégia de SEO pode impulsionar o reconhecimento da sua marca.

Quer saber como? Continue na Blast e saiba tudo sobre TikTok SEO!

Principais dados sobre o TikTok

Primeiramente, é importante te situar sobre a bomba que é essa rede social. Lançado em 2016, o TikTok teve um crescimento gradual desde aquele ano.

Em 2021, dados da consultoria alemã Statista apontam que o Brasil tinha 4,72 milhões de usuários. Estamos em segundo lugar no ranking de países que mais acessam a plataforma em todo o mundo. Estima-se que até 2025, serão 4,92 milhões de usuários no Brasil.

Só no país, 45,7% da população com mais de 18 anos usa a rede social, segundo levantamento feito pela Cuponation.

A rede já ultrapassou o YouTube e o Google.

Em comparação à rede de vídeos, os usuários gastam, em média, 5,4 horas no TikTok – a frente do YouTube. Os dados do relatório feito pela empresa de análise de aplicativos, App Annie, mostra que o Brasil é o país com a maior média de tempo gasto no aplicativo.

O TikTok é a preferência por conteúdos audiovisuais, devido ao formato de vídeo. Diferentemente do YouTube, por lá, é possível encontrar dicas e tutoriais informativos, muito mais rápidos e objetivos, direto ao ponto.

Segundo o Cloudflare, o domínio mais visitado do mundo em 2021 foi a rede. Ela dominou celulares e desktops, frente ao próprio Google.

Tanto é que hoje, a população adulta usa o TikTok para se informar e, entre a geração Z, a rede é a principal ferramenta de busca.

Nos Estados Unidos, por exemplo, um terço dos norte-americanos com o app se informam através dele – o que representa 10% de todos os adultos do país. Isso é o que demonstra uma pesquisa feita pelo Pew Research Center.

Tem mais!

Um estudo feito pelo Google mostra que 40% dos jovens usam a ferramenta para fazer pesquisas. Como são mais visuais, dão preferência ao app para procurar absolutamente tudo: dicas de locais para almoçar, produtos para cabelo, indicações de filmes, inspirações para decorar a casa e mais.

O aplicativo tem de tudo:

  • Dicas
  • Tutoriais
  • Reviews
  • Análises
  • Conselhos…

O melhor é que tudo o que é exposto na plataforma é validado pelos influenciadores e pelos próprios usuários. Em geral, as opiniões são verdadeiras e não patrocinadas.

Está decidido: quero fazer TikTok SEO! Mas, como?

Antes de investir em TikTok SEO é importante ressaltar que muitas atualizações vêm por aí. Afinal, ainda não há muitas informações sobre o tema.

O que se sabe até então é que a competição no app ainda é baixa, por isso, há espaço o suficiente para você lançar sua marca na plataforma e conquistar o algoritmo e usuários, sem suar muito.

Em suma, as estratégias de SEO aplicadas na rede são semelhantes às do Google. Veja o que se sabe até então:

Quem é o seu público-alvo

Você sabe qual público deseja atingir? Comece por aí! Entenda o que os usuários querem consumir e como sua marca pode ajudá-los. A partir daí, você pode criar vídeos variados, que vão chamar a atenção do público.

Se sua empresa é especializada em produtos eletrônicos, como celulares, por que não aproveitar a Black Friday para mostrar as especificações de cada modelo, fazer comparações e dar dicas de segurança para smartphones, por exemplo?

Uma sugestão é pesquisar o que os concorrentes estão fazendo e os comentários que os usuários deixam nos vídeos deles. Assim, você terá um banco de ideias sempre cheio!

Uso de palavras-chave do seu nicho

Encontrar as palavras-chave certas é o primeiro passo. Elas devem ser relevantes para o seu negócio e, é claro, para o público. Portanto, fique atento ao que os usuários mais buscam na rede.

Você precisa elencar três pontos principais:

  • Alto volume de buscas
  • Relevância para o seu nicho
  • Baixa dificuldade de competição e ranqueamento

Nos vídeos, é possível misturar palavras long tail e short tail. As long tail, em tradução, palavras-chave cauda longa, são usadas por usuários que sabem o que estão procurando. Eles estão avançados na jornada e muito provavelmente vão tomar uma ação após a busca.

Veja: “camisa personalizada” (short tail) é diferente de “camisa personalizada série Stranger Things” (long tail).

No segundo caso, o usuário já sabe o que quer.

Para otimizar seus vídeos, use ambas as opções para: 1) atrair um público maior e aumentar o reconhecimento de marca, e 2) para conquistar aqueles usuários que já estão decididos.

Aplicação prática das palavras-chave

As palavras escolhidas na fase anterior são usadas da seguinte maneira:

  • No texto escrito no vídeo
  • Na legenda
  • Nas hashtags
  • Na voice-over, narração do vídeo

seo para black friday no tiktok

Uso das hashtags

As hashtags não podem faltar! Elas são muito importantes, porque hoje, o Google começou a indexar os vídeos do TikTok na SERP. Nesse sentido, usar as mais relevantes para o seu nicho aumentam a probabilidade do seu negócio aparecer tanto no aplicativo, quanto no motor de busca.

serp google com videos do tiktok

Criação de vídeos envolventes

A criação de conteúdo útil é essencial, seja qual for seu formato. Você precisa ter vídeos envolventes e instigantes, que respondam às dúvidas do público. Quanto mais divertido, diferente e criativo, maiores as chances da sua marca aparecer antes dos concorrentes e conquistar novos clientes.

Chegou a hora de lançar sua empresa no TikTok! Aproveite e aplique as práticas de SEO, para conquistar resultados maiores.


Compartilhe