TikTok SEO

TikTok SEO: dados e dicas para crescer na plataforma

Compartilhe

A ascensão do TikTok mostra que a plataforma veio para ficar. São mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor de todo o mundo, realizando inúmeras buscas diárias! Visto sua grandeza e contínuo crescimento, investir em SEO para TikTok está se tornando uma das principais redes para se investir.

Por ser um aplicativo atual, ainda não sabemos exatamente como os algoritmos da plataforma funcionam quando o tema é otimização para buscas. Mas, como cada vez mais pesquisas e testes são feitos, está claro que uma boa estratégia de SEO pode impulsionar o reconhecimento da sua marca.

Quer saber como? Continue na Blast e saiba tudo sobre TikTok SEO!

Principais dados sobre o TikTok

Primeiramente, é importante te situar sobre a bomba que é essa rede social. Lançado em 2016, o TikTok teve um crescimento gradual desde aquele ano.

Em 2021, dados da consultoria alemã Statista apontam que o Brasil tinha 4,72 milhões de usuários. Estamos em segundo lugar no ranking de países que mais acessam a plataforma em todo o mundo.

Só no país, 45,7% da população com mais de 18 anos usa a rede social, segundo levantamento feito pela Cuponation.

Para se ter uma noção em números, outra pesquisa recente lançada pela Data Reportal em 2022 mostra que, no início daquele ano, o país já tinha 74,07 milhões de usuários com mais de 18 anos!

A rede já ultrapassou redes sociais, como o YouTube e o Google.

Em comparação à rede de vídeos, os usuários gastam, em média, 5,4 horas no TikTok – a frente do YouTube. Os dados do relatório feito pela empresa de análise de aplicativos, App Annie, mostra que o Brasil é o país com a maior média de tempo gasto no aplicativo.

O TikTok é preferência na busca por conteúdos audiovisuais, devido ao formato de vídeo. Diferentemente do YouTube, por lá, é possível encontrar dicas e tutoriais informativos, muito mais rápidos e objetivos, direto ao ponto.

Segundo o Cloudflare, o domínio mais visitado do mundo em 2021 foi a rede. Ela dominou celulares e desktops, frente ao próprio Google.

Tanto é que hoje, a população adulta usa o TikTok para se informar e, entre a geração Z, a rede é a principal ferramenta de busca.

Nos Estados Unidos, por exemplo, um terço dos norte-americanos usam o app para se informar sobre notícias do momento – o que representa 10% de todos os adultos do país. Isso é o que demonstra uma pesquisa feita pelo Pew Research Center.

Tem mais!

Um estudo feito pelo Google mostra que 40% dos jovens usam a ferramenta para fazer pesquisas. Como são mais visuais, dão preferência ao app para procurar absolutamente tudo: dicas de locais para almoçar, produtos para cabelo, indicações de filmes, inspirações para decorar a casa e mais.

O aplicativo tem de tudo:

  • Dicas
  • Tutoriais
  • Reviews
  • Análises
  • Conselhos…

O melhor é que tudo o que é exposto na plataforma é validado pelos influenciadores e pelos próprios usuários. Em geral, as opiniões são verdadeiras e não patrocinadas.

Está decidido: quero fazer SEO no TikTok ! Mas, como?

Antes de investir em TikTok SEO é importante ressaltar que muitas atualizações vêm por aí. Afinal, ainda não há muitas informações sobre o tema.

O que se sabe até então é que a competição no app ainda é baixa, por isso, há espaço o suficiente para você lançar sua marca na plataforma e conquistar o algoritmo e usuários, sem suar muito.

Em suma, as estratégias de SEO aplicadas na rede são semelhantes às do Google. Veja o que se sabe até então:

Quem é o seu público-alvo

Você sabe qual público deseja atingir? Comece por aí! Entenda o que os usuários querem consumir e como sua marca pode ajudá-los. A partir daí, você pode criar vídeos variados, que vão chamar a atenção do público.

Se sua empresa é especializada em produtos eletrônicos, como celulares, por que não aproveitar a Black Friday para mostrar as especificações de cada modelo, fazer comparações e dar dicas de segurança para smartphones, por exemplo?

Uma sugestão é pesquisar o que os concorrentes estão fazendo e os comentários que os usuários deixam nos vídeos deles. Assim, você terá um banco de ideias sempre cheio!

Uso de palavras-chave do seu nicho

Encontrar as palavras-chave certas é o primeiro passo. Elas devem ser relevantes para o seu negócio e, é claro, para o público. Portanto, fique atento ao que os usuários mais buscam na rede.

Você precisa elencar três pontos principais:

  • Alto volume de buscas
  • Relevância para o seu nicho
  • Baixa dificuldade de competição e ranqueamento

Nos vídeos, é possível misturar palavras long tail e short tail. As long tail, em tradução, palavras-chave cauda longa, são usadas por usuários que sabem o que estão procurando. Eles estão avançados na jornada e muito provavelmente vão tomar uma ação após a busca.

Veja: “camisa personalizada” (short tail) é diferente de “camisa personalizada série Stranger Things” (long tail).

No segundo caso, o usuário já sabe o que quer.

Para otimizar seus vídeos, use ambas as opções para: 1) atrair um público maior e aumentar o reconhecimento de marca, e 2) para conquistar aqueles usuários que já estão decididos.

Aplicação prática das palavras-chave

As palavras escolhidas na fase anterior são usadas da seguinte maneira:

  • No texto escrito no vídeo
  • Na legenda
  • Nas hashtags
  • Na voice-over, narração do vídeo

seo para black friday no tiktok

Uso das hashtags

As hashtags não podem faltar! Elas são muito importantes, porque hoje, o

serp google com videos do tiktok

Criação de vídeos envolventes

A criação de conteúdo útil é essencial, seja qual for seu formato. Você precisa ter vídeos envolventes e instigantes, que respondam às dúvidas do público. Quanto mais divertido, diferente e criativo, maiores as chances da sua marca aparecer antes dos concorrentes e conquistar novos clientes.

Novo recurso anunciado: conheça o Promote

Há poucos dias, o TikTok apresentou mais uma maneira de aumentar o tráfego do seu perfil.

O Promote, lançado em fevereiro de 2023, permite que os usuários impulsionem seus vídeos para seu público-alvo, com o intuito de aumentar a quantidade de possíveis novos leads.

Embora não seja uma novidade, já que outras redes possuem ferramenta parecidas, criadores de conteúdo conseguem segmentar seus vídeos e escolher com o público deve interagir com os anúncios.

Os recursos disponibilizados permitem que os usuários consigam:

  • Aumentar as visualizações de perfil
  • Promover conteúdos para influenciadores ou parceiros
  • Promover conteúdos ao vivo
  • Segmentar a entrega por local, sexo, idade e interesse do usuário
  • Direcionar os usuários para a caixa de entrada do TikTok

Chegou a hora de lançar sua empresa no TikTok! Aproveite e aplique as práticas de SEO, para conquistar resultados maiores.

E, conte com a Blast Marketing para desenvolver estratégias de marketing e de SEO muito mais direcionadas e assertivas. Conosco, suas chances de conquistar os maiores mecanismos de busca aumentam. Afinal, são anos de experiência. 😎

Nossos clientes comprovam! Temos inúmeros cases de sucesso nas mais variadas áreas e para os mais variados formatos, de e-commerces a portais de notícias.

Tá esperando o que para potencializar seus resultados no mundo digital? Mande uma mensagem para gente! Juntos, vamos fazer seu site bombar. 😉


Compartilhe