tendências de SEO para 2023

Confira 7 tendências de SEO para 2023

  • SEO
  • 10/11/2022
Compartilhe

O SEO está em constante mudança. Os algoritmos dos buscadores, como o Google, estão cada vez mais sofisticados e inteligentes, o que impacta diretamente na performance do seu site. Vale ressaltar, inclusive, que o que foi feito nesse e em anos anteriores pode estar ultrapassado.

Você já sabe quais são as principais tendências de SEO para 2023? Se manter atualizado é a melhor maneira de garantir que seu site continue bem posicionado e em crescimento contínuo, de maneira saudável e orgânica.

Foi pensando nisso que reunimos sete tendências para você ficar de olho! Para o próximo ano você precisa estar atento aos seguintes fatores:

  1. Conteúdo útil
  2. Vídeos
  3. Pesquisa por voz
  4. Review de usuários
  5. Busca local
  6. Link building
  7. Carregamento do site

A seguir, explicamos cada um deles melhor.

1. Conteúdo útil

A produção de conteúdo está ganhando cada vez mais espaço e relevância no Google, o maior buscador do mundo. Tanto é que, recentemente, a plataforma lançou o chamado “Google Helpful Content Update”, uma atualização que preza por conteúdos úteis, escritos para os usuários e não para os robôs.

Há algum tempo, muito foi debatido sobre o uso de inteligência artificial para a produção de textos relacionados ao marketing de conteúdo. No entanto, o Google ressaltou nessa última atualização que os conteúdos devem ser escritos de pessoas para pessoas – o que descarta a hipótese da substituição de redatores por IA.

Seu site deve ser rico em conteúdos de qualidade, originais e com informações relevantes. Sabe quando você passa horas tentando deixar o Yoast verde? Não se apegue a isso! O mais importante é a entrega de materiais úteis, que deixem os usuários satisfeitos após a finalização da leitura.

A tendência do content Pruning

Já ouviu falar em content pruning? Essa tendência, em tradução livre, significa poda de conteúdo. Isso significa que todos aqueles textos antigos e sem valor que lotam o seu site devem ser editados, reescritos ou, simplesmente, deletados.

2. Vídeos e mais vídeos

É isso mesmo. Os vídeos estão dominando os buscadores, visto a ascensão do formato em plataformas, como TikTok, Instagram e no próprio YouTube.

Você já deve ter notado que, ao realizar uma busca, algumas das respostas são vídeos provindos dessas redes. Pois é. Eles vieram para ficar e vão crescer ainda mais no próximo ano.

serp google com videos do tiktok

Pesquisas indicam que você tem 53 mais chances de aparecer na primeira página do Google, caso tenha pelo menos um vídeo em suas páginas. Além disso, mais da metade dos consumidores confiam nesse formato antes de tomar qualquer decisão de compra.

Vale a pena produzir esse formato de conteúdo continuamente e utilizá-lo em artigos do seu blog para melhorar o ranqueamento do site.

YouTube SEO

O YouTube é o segundo maior buscador do mundo, atrás apenas do Google. Só em 2020, eram dois bilhões de usuários ativos mensalmente. À vista disso, investir em estratégias de SEO para a rede de vídeos.

Ao buscar “como fazer SEO” no Google, por exemplo, um dos resultados da SERP mostra o vídeo com marcações sobre todos os tópicos abordados. Esse tipo de técnica é importante para melhorar a experiência do usuário:

serp google com video do youtube com marcação

3. Pesquisas por voz

Hoje, 41% dos adultos realizam buscas por voz todos os dias. O número é um reflexo do crescimento do uso de assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistente.

Só no Brasil, segundo dados coletados pela State of Search Brasil 2, houve um aumento de 25% de pesquisas do tipo via smartphone, em comparação ao ano anterior. Essa foi uma das principais tendências para esse ano e promete continuar em alta nos próximos.

Cada vez mais usuários falam ao invés de digitar. Por isso, é preciso adaptar seus conteúdos de modo que o resultado seja entregue para ambos os casos (texto ou voz).

Aqui, o ideal é investir em palavras-chave long-tail, pois os usuários costumam fazer a pergunta completa quando falam. Além disso, as respostas devem ser curtas e relevantes.

4. Review de usuários

Recentes atualizações do Google demonstram o quanto a plataforma está querendo avançar contra grandes repositórios de reviews, como a Amazon. Você já deve ter notado que a rede está atrás, quando procuramos algo para comprar.

Na Amazon, há diversas avaliações sobre produtos, entrega e qualidade dos serviços. E o Google está correndo atrás disso.

Saber o que os usuários têm a dizer sobre sua empresa é essencial, pois, é a partir desses comentários que o público (e o próprio buscador) entende se aquela marca é relevante e a melhor opção para sanar suas necessidades ou não.

serp google com avaliação de usuários

Nesse caso, você pode manter as reviews organizadas na página inicial e abaixo dos próprios produtos e serviços oferecidos no seu site. Quanto mais avaliações, melhor.

5. Busca local

Desde a pandemia, a tendência das buscas locais aumentaram. Logo, investir em SEO local é uma maneira eficiente de garantir que sua empresa apareça na região em que ela está.

O primeiro passo é criar um perfil completo no Google Meu Negócio, com as informações mais relevantes sobre sua empresa. Então, foque na criação de conteúdo local para seu site aparecer nas pesquisas por localidade e receber backlinks de empresas da área.

6. Link building

Quando falamos em SEO off-page, o link building é uma das estratégias mais eficazes. Ela é responsável por aumentar a autoridade do seu site, a partir de backlinks. Mas, não pense que qualquer linkagem é válida.

Na verdade, suas páginas devem receber backlinks de outros sites que tenham autoridade perante o buscador. As menções devem ser feitas de maneira orgânica e o trabalho começa no seu site.

Isso significa que você precisa criar conteúdos relevantes. É preciso estar atento às tendências do mercado e, a partir deles, criar conteúdos completos e únicos. Em geral, o que dá certo são os conteúdos ricos, aqueles no estilo “guia completo”, com todas as informações mais importantes para os usuários.

Esse tipo de material costuma ser o mais buscado, sobretudo por grandes sites de notícias – que possuem autoridade maior e mais relevância na internet.

Ao linkar para você, parte da autoridade dele é transferida para o seu domínio. E, em consequência, maiores as chances das suas páginas subirem na SERP.

A linkagem interna também é uma maneira eficiente de aumentar a sua relevância nos buscadores, pois, nesse caso, também há transferência de autoridade entre as páginas linkadas.

7. rapidez no carregamento da página

Ter um site lento é um dos principais fatores de impacto (negativo) no seu ranqueamento. Aqui no blog já citamos diversas vezes o quão importante é garantir que suas páginas carreguem rápido, para não perderem as sessões dos usuários.

O certo é que a velocidade de carregamento não ultrapasse três segundos, tanto no desktop, quanto no mobile. Caso isso esteja acontecendo, é preciso analisar as causas do problema e resolvê-los o mais rápido possível.

Quanto melhor for a experiência do usuário no seu site, maiores as chances de ele permanecer ali por horas, consumindo seus conteúdos.

Anotou todas as tendências de SEO para 2023? Trabalhar na área é uma tarefa contínua e permanente, por isso, é preciso se manter antenado sempre. Aqui no blog da Blast temos conteúdos de sobra para você estudar e ficar ligado. Já conferiu? 😉


Compartilhe