pessoa segurando celular aberto no aplicativo instagram

Como fazer meu Instagram aparecer no Google: 6 dicas essenciais

Compartilhe

Com mais de um bilhão de usuários ativos, o Instagram é uma das redes sociais mais populares no Brasil e em todo o mundo. Além de milhões de contas pessoais, hoje a rede conta com a presença de diversas marcas – só em 2017 haviam 15 milhões de perfis de negócios na plataforma.

Visto sua grandeza e potencialidade, quem não faz parte da rede não existe. Tanto é que, dados do Opinionbox mostram que 82% dos usuários seguem marcas na Instagram e 78% deles acreditam que as empresas devem estar na rede para interagir com seus consumidores.

Mas, como se destacar dos concorrentes? Simples: com técnicas de SEO! Elas ajudam a reforçar sua presença na rede e até mesmo no Google, sabia?

Descubra técnicas para impulsionar sua marca, se destacar e conquistar novos clientes.

Como fazer meu Instagram aparecer no Google?

1. Mantenha seu perfil público

Nada de perfil privado! Para ser encontrado, você precisa ser visto. Basta acessar “Privacidade da conta” e verificar se a opção “conta privada” está selecionada ou não. Só assim vai ser possível trabalhar com estratégias de otimização.

2. Use palavras-chave

As palavras-chave também pode ser usadas no Instagram nas legendas, bio, comentários, stories e hashtags. Para tanto, o processo de escolha é o mesmo para um novo blog ou site: defina seu público-alvo e palavras mais buscadas.

Dica extra: palavras-chave nas legendas

Use as mais importantes no início da legenda, para evitar que o aplicativo corte. Quanto mais para frente e mais cativante for a legenda, maiores as chances de você conquistar os usuários.

3. Otimize a bio

Diferentemente das fotos e vídeos, a biografia do Instagram é acessível via mecanismos de busca. Portanto, é muito importante ter atenção ao escrevê-la! Em 150 palavras, distribua as palavras-chave do seu perfil, serviço ou produto, de maneira atrativa. Aqui, o foco principal é chamar atenção dos usuários.

4. Divulgue as postagens em outras redes e sites

Quanto mais backlinks uma postagem tiver, mais relevante ela será. Nesse sentido, aproveite para criar outras redes ou até mesmo blogs, para inserir links das suas postagens favoritas. Essa atitude melhora o ranqueamento e o engajamento.

5. Aproveite as potencialidades do Instagram Business

O Instagram Business é uma ferramenta de gestão criada pela Meta. Através dele é possível conectar seu perfil com o do Facebook e acompanhar métricas de desempenho, como:

  • Quantidade de salvamentos de postagens
  • Acessos no perfil
  • Níveis de engajamento
  • Novos seguidores
  • Quais pessoas deixaram de seguir

Esses e outros dados são relevantes, pois tornam suas estratégias tangíveis, além de ajudar na definição de práticas cada vez mais assertivas.

O Instagram Business também permite que você crie anúncios segmentados, para diferentes públicos, de modo a aumentar o reconhecimento e engajamento da sua página.

6. Invista em marketing de influência

De acordo com dados do estudo “Influenciadores digitais”, da Qualibest, 71% dos entrevistados seguem algum influenciador. Desses, 55% pesquisam a opinião do perfil antes de comprar algo, enquanto 73% já compraram algo por indicação do influencer.

Investir em parcerias com pequenos e médios perfis é uma das tendências de marketing dos próximos anos. Ao ter um influenciador digital recomendando e divulgando o seu perfil, pode ter certeza que o tráfego e a reputação da sua marca vão crescer ainda mais.

Ter um perfil bem otimizado, organizado e bem divulgado é a melhor maneira de se destacar na rede e aparecer no Google. Não deixe de investir na prática para melhorar o relacionamento com seu público e crescer ainda mais!

Gostou das dicas? Nós, da Blast, estamos disponíveis para te ajudar a impulsionar sua marca no mundo digital! É só mandar seu projeto para gente. Vamos avaliar as melhores soluções, com base nas suas necessidades, e garantir que suas expectativas sejam cumpridas no menor período.

Vamos fazer seu negócio bombar juntos? 🚀


Compartilhe