fatores de ranqueamento do google

7 Fatores de ranqueamento oficiais do Google +3 para ficar de olho

Compartilhe

Alcançar a primeira página do maior buscador do mundo exige consistência. Afinal, o Google lança várias atualizações e novidades anualmente, com o objetivo de tornar a experiência do usuário cada vez mais satisfatória.

Por isso, se você tem um site e quer aparecer para os seus clientes, é preciso ter ciência sobre os principais fatores de ranqueamento da plataforma. Esse ano, por exemplo, já foram lançadas mais de 30 atualizações. Cada uma delas impacta o posicionamento do seu site, sabia? Fique ligado!

Para te ajudar a ter o melhor posicionamento possível, selecionamos todos os fatores que impactam o seu ranqueamento oficializados pelo motor de busca e outros três que também merecem atenção.

1. HTTPS

O HTTPS é uma versão atualizada do HTTP, responsável pela segurança dos visitantes. Mas, o que é isso na prática?

O HTTPS é um protocolo da internet, com comunicação criptografada SSL/TLS. Isso significa que, ao acessar seu domínio, o usuário está seguro contra qualquer problema, como roubo de dados pessoais.

Se você nunca viu, preste atenção: ele fica na caixa da URL, no canto esquerdo, representado por um cadeado.

printscreen mostrando o cadeado de site seguro

Caso o site não siga a orientação, o buscador informa “Não seguro” no mesmo local.

Desde 2014, o HTTPS é um dos principais elementos responsáveis pela melhora no ranqueamento de sites. Pode verificar: todos os que aparecem na primeira página do Google seguem o protocolo.

2. Anúncios intersticiais

Já ouviu falar em anúncios intersticiais? A gente te explica o que é: eles são um tipo de propaganda exibido em tela cheia.

Sabe quando você está navegando tranquilamente por um site e, de repente, aparece um anúncio enorme na sua tela? É isso!

Se seu site investe nesse tipo de propaganda, saiba que ele nunca vai chegar a primeira página do Google. Os ads  intersticiais atrapalham a visão do usuário e causam uma experiência ruim.

Ao ser impactado negativamente, o público sai da sua página e volta a procurar outros sites – o dos seus concorrentes.

Portanto, nada de anúncios intersticiais na sua página! Prefira ads menores ou no estilo banner.

3. Conteúdos atualizados

Estar atento às novidades do seu nicho de atuação é a melhor maneira de garantir um espacinho na primeira página do Google. Quanto mais recente for a sua publicação, melhor! Você deve ser o primeiro a lançar as atualizações da sua área.

Ao buscar “filme de terror”, por exemplo, o resultado é o seguinte (até a data de publicação dessa matéria):

resultados da busca filme de terror no Google

Embora não apareça, o primeiro artigo foi lançado (ou atualizado) dia 20 de outubro. Veja que, o que ocupa a quarta posição, foi publicado no dia 28 de setembro, 20 dias antes.

Até mesmo sites com conteúdos evergreen, ou atemporais, podem melhorar o ranqueamento, sabia? Para isso acontecer, basta mantê-lo atualizado e completo, sempre que alguma novidade for lançada.

4. Backlinks

Nós já falamos sobre eles aqui e voltamos a repetir, com confirmação do Google: quanto mais sites tiverem links apontando para o seu, melhor!

Desde 2016, os backlinks são considerados um dos principais fatores de ranqueamento do Google. Eles ajudam o buscador a entender que seu conteúdo é relevante, porque é citado em diversos sites.

Mas, atenção! Para dar certo é importante que os sites sejam relevantes, com autoridade alta.

5. Relevância

Mas, o que é um site relevante? É aquele que oferece conteúdo de qualidade para seus consumidores.

Isso significa que você precisa ter uma estratégia de palavras-chave bem feita. A busca pelos melhores termos para o seu site é um dos principais passos sobre como fazer SEO.

Para tanto, escolha as palavras segundo a intenção de busca do seu público-alvo. Quanto mais alinhado estiver com o que os usuários buscam, maiores as chances de se destacar dos seus concorrentes.

Quando procuramos por “melhor televisão”, a posição zero (e os resultados em sequência) está no formato de lista. Logo, se seu site precisa aparecer para essa palavra, esse é o formato de conteúdo que você deve apostar.

printscreen resultado para melhor televisão

6. Velocidade da página

Simples: seu site precisa ser rápido. Ele deve carregar em menos de três segundos e garantir estabilidade visual ao usuário conforme imagens, textos e outros itens aparecem na página.

Para saber qual é a velocidade atual do seu site, basta usar a ferramenta gratuita do próprio Google, PageSpeed Insights. Por lá, você consegue verificar diversos fatores que impactam o carregamento o seu site.

7. Mobile-first

Desde 2015, ter um site responsivo aos dispositivos móveis é muito importante. Não só responsivo, como acessível: as páginas devem carregar adequadamente em qualquer aparelho, de modo a garantir que o usuário tenha uma boa experiência.

Esse é um dos tópicos mais importantes, visto o crescimento no número de acessos ao Google via mobile. De acordo com o Semrush, em 2020, 66% das visualizações de sites foram feitas por dispositivos móveis.

Extra: +3 Fatores de ranqueamento para ficar de olho

8. Core Web Vitals

Os Core Web Vitals são métricas desenvolvidas pelo Google, para avaliar a experiência do usuário no seu site. Em suma, são três indicadores principais:

  • Largest Contentful Paint (LCP): o já citado tempo de carregamento das páginas;
  • First Input Delay (FID): o tempo que o usuário deve esperar para conseguir interagir com o seu site;
  • Cumulative Layout Shift (CLS): a estabilidade do conteúdo apresentado, conforme o usuário clica e interage.

O CWV influencia o ranqueamento das páginas desde 2021.

Para testar, você pode usar o PageSpeed Insights.

exemplo do pagespeed insights

9. Dados estruturados

Os dados estruturados não são um fator de ranqueamento oficializado pelo Google, mas têm seu valor! Eles são responsáveis por melhorar a qualidade do seu site e a experiência do usuário ainda na página de resultados.

De maneira sucinta, esses dados são marcações sobre as informações de uma página. Além de auxiliar o usuário, também permitem que o mecanismo de busca entenda sua finalidade.

Na busca por “televisão”, por exemplo, veja como os dados estruturados aparecem:

resultado de pesquisa por televisão com dados estruturados

Já para a pesquisa “como escolher televisão”, os dados estruturados aparecem diferentes:

resultado de pesquisa por televisão com dados estruturados

É possível escolher o melhor dado estruturado, segundo a finalidade de cada página do seu site. Alguns dos mais comuns são:

  • Receitas
  • Avaliações e comentários
  • Produtos
  • Artigos

10. SEO local

O SEO local é uma técnica focada na localização. A estratégia pode te ajudar a conquistar a primeira página do Google, segundo a região onde seu negócio está.

Mas, lembre-se que, em se tratando de comércios, além da distância, é preciso que seu site seja relevante. E como demonstrar isso? Com as avaliações!

Elas são uma das principais tendência de SEO para 2023, porque ajudam usuários indecisos a escolherem produtos ou serviços que desejam comprar, com base no que outras pessoas já disseram.

Para ter sucesso com seu site, você precisa estar atento a todos esses detalhes. E, não só isso. A melhor maneira de garantir a primeira página do Google é com auxílio da Blast, sua agência especializada em SEO e performance.

Afinal, são diversos detalhes para estar atento e, na correria do dia a dia, por que não ter um time especializado no assunto? Melhore seus resultados com a gente. Marque um call e torne-se nosso próximo case de sucesso. 😊


Compartilhe