profissionais conversando sobre seo para pequenas empresas

SEO para pequenas empresas: guia completo para fazer sua marca decolar no Google

  • SEO
  • 10/07/2023
Compartilhe

Já se perguntou como algumas pequenas empresas conseguem se destacar em meio à concorrência acirrada? Como elas conseguem conquistar uma presença online forte? A resposta está no SEO (Search Engine Optimization), uma poderosa ferramenta que abre as portas do sucesso digital para negócios de todos os tamanhos.

Imagine a seguinte situação: você tem uma empresa incrível, com produtos ou serviços de alta qualidade, mas, por algum motivo, poucas pessoas conseguem encontrá-la online. Isso seria um desperdício de todo o seu potencial, não é mesmo? É exatamente por isso que o SEO é tão importante para as pequenas empresas.

Ao entender como o Google e outros buscadores usados por milhões de pessoas diariamente funcionam, é possível dominar as técnicas necessárias para posicionar o seu negócio entre os primeiros resultados de pesquisa.

Dados da Moz mostram que 71% dos cliques acontecem apenas na primeira página. Outra pesquisa feita pela Sistrix verifica que 28,5% dos usuários acessam o primeiro resultado do Google. A taxa média de cliques vai diminuindo conforme o posicionamento: os sites em segunda e terceira posição, por exemplo, recebem 15,7% e 11% dos cliques, respectivamente.

Agora, imagine todas as oportunidades que você está perdendo caso a sua empresa não esteja entre os primeiros resultados. Fica claro que estar bem ranqueado é crucial para atrair a atenção do seu público-alvo, certo?

Saber como fazer SEO é vital para o sucesso da sua marca. Por isso, a seguir te mostraremos estratégias eficazes para pequenas empresas otimizarem seus sites e torná-los ainda mais relevantes e atraentes para os motores de busca. Fique com a gente e conquiste as primeiras posições no Google!

O que é SEO?

Quando se trata de destacar sua pequena empresa no mundo digital, vale a pena investir em SEO. A prática utiliza uma série de técnicas de otimização internas e externas que visam melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa.

Em outras palavras, podemos dizer que SEO é a arte de fazer seu site ser encontrado e valorizado pelos algoritmos dos motores de busca, como uma fonte confiável e relevante para os usuários.

Para ficar mais claro, vamos para um exemplo?

Imagine uma empresa que vende produtos de beleza naturais que tem como objetivo atrair clientes e aumentar suas vendas online. O problema é que o site está perdido na segunda e terceira página dos resultados e poucas pessoas conseguem encontrá-lo.

Vendo a quantidade de oportunidades que estavam perdendo, gestores resolveram investir em SEO. Após pesquisas, profissionais da empresa descobriram que palavras-chave, como “produtos de beleza naturais”, “cosméticos orgânicos” e “cuidados naturais para a pele” eram termos de busca populares para o nicho.

A partir daí, começaram a incorporar essas palavras em todos os conteúdos, como títulos, descrições e artigos de blog. Além disso, passaram a otimizar meta descriptions e meta titles – que aparecem nos resultados de pesquisa.

Agora, quando alguém pesquisa por “produtos de beleza naturais” no Google, o site aparece na primeira página! Graças à otimização, o site é encontrado mais facilmente pelos usuários que estão em busca de produtos de beleza naturais, aumentando suas chances de atrair tráfego qualificado e potenciais clientes.

Viu como o SEO para pequenas empresas é vital? Com a quantidade crescente de pessoas utilizando motores de busca para encontrar informações, produtos ou serviços, você precisa estar bem posicionado. Essa é uma vantagem competitiva fundamental que sua marca não pode abrir mão.

Por que as pequenas empresas precisam investir em SEO?

O SEO desempenha papel fundamental em fazer seu site ser encontrado pelos usuários e algoritmos do Google. Ao otimizar seu domínio de forma estratégica, suas chances de atrair mais potenciais clientes, ser visto e reconhecido conforme o passar do tempo e aumentar o número de conversões aumentam. E tem mais:

1. Aumento do tráfego qualificado

Quando seu domínio está bem posicionado nos resultados de pesquisa (para os termos certos), mais pessoas têm a chance de encontrá-lo, principalmente usuários que estão procurando pelos produtos ou serviços que você oferece. Isso aumenta as chances de transformar meras pessoas em clientes.

2. Geração de autoridade e confiança

Estar entre os primeiros resultados transmite uma mensagem de confiança aos usuários. Afinal, se determinado site aparece em primeiro, ele provavelmente é referência no assunto. Dessa forma, pessoas passam a te enxergar como uma fonte confiável e relevante, o que aumenta a credibilidade da sua marca e ajuda a construir relacionamentos duradouros.

3. Melhora no crescimento

À medida que você ganha mais visibilidade e atrai tráfego qualificado, também é possível aumentar o potencial de crescimento do seu negócio. Mais visitantes significam mais oportunidades de vendas e, consequentemente, mais receita.

Além disso, otimizar seu site para SEO continuamente é uma maneira de assegurar o crescimento sustentável do seu negócio a longo prazo.

4. Melhor retorno sobre o investimento

Em comparação a outras estratégias de marketing digital, o SEO tem um dos melhores retornos sobre o investimento a longo prazo. Embora possa levar algum tempo para obter resultados significativos, ao conquistar uma boa posição nos resultados de busca, você terá tráfego orgânico constante e de qualidade.

Essa é uma maneira de diminuir custos com publicidade para atrair tráfego pago ao seu domínio.

5. Igualdade de oportunidades

Não é porque a sua empresa é pequena que ela não tem espaço para competir com grandes players do mercado. O SEO permite que você dispute espaço com outras marcas de forma igualitária.

Ao otimizar seu site, você pode alcançar uma boa classificação nos resultados de pesquisa, independentemente do tamanho da sua empresa. Ou seja: você pode obter a mesma visibilidade e exposição que seus concorrentes, sem precisar de um orçamento de marketing massivo.

Como fazer SEO para aparecer no Google?

Parece um sonho, mas é realidade! Sua marca pode obter todos os benefícios citados anteriormente ao investir em SEO de forma perene. Mas, como otimizar sites na prática? Vamos te mostrar o básico a seguir:

1. Pesquisa e escolha das palavras-chave certas

A pesquisa de palavras-chave é o processo de analisar e identificar termos ou frases que os usuários digitam ao procurar por produtos, serviços ou qualquer outro tipo de informação relacionada ao seu negócio. Elas são essenciais, pois ajudam consumidores a encontrar seu site quando usam o Google ou outros buscadores para tirar dúvidas.

A partir de uma averiguação correta, fica mais fácil alcançar o seu público-alvo, na fase correta do funil de vendas e, quem sabe, superar a concorrência.

Existem várias ferramentas úteis disponíveis para ajudá-lo nessa seleção, como:

  • Google Keyword Planner
  • SemRush
  • Google Trends
  • Ubersuggest

Com elas, você pode identificar, com mais facilidade e rapidez, quais são os termos mais relevantes para o seu negócio.

2. Criação de conteúdo otimizado e de qualidade

Criar conteúdo de qualidade é um dos pilares do SEO. Após escolher as melhores palavras-chave, você pode utilizá-las para criar artigos de valor, que tirem as principais dúvidas dos seus consumidores.

Essa é mais uma maneira de aparecer para o seu usuário, em diferentes fases do funil de vendas. Além de engajar, conteúdos bem otimizados aparecem na primeira página e recebem mais visibilidade. Ou seja: mais pessoas te veem, mais visitantes acessam seu domínio e, possivelmente, parte deles convertem mais rápido.

Lembre-se apenas o seguinte: você deve escrever para os usuários e não para os motores de busca. Embora seja importante otimizar conteúdos para SEO, seu objetivo principal é fornecer valor aos usuários. Portanto, escreva conteúdo interessante, útil e relevante que atenda às necessidades e interesses do seu público-alvo.

Para facilitar o processo de escrita, você pode usar ferramentas de SEO e conteúdo, como a Niara, primeiro recurso com inteligência artificial e automação brasileiro.

Como é especializada em otimização e marketing digital, ela vai te ajudar a produzir artigos 10 vezes mais rápido! Além de textos para blog, por lá você pode criar descrições de produto, meta titles e descriptions, publicações para redes sociais e muito mais!

3. Melhoria na estrutura e conteúdo do site

Você precisa melhorar a estrutura e o conteúdo do seu site para alcançar bons resultados. Mas, o que isso significa na prática? Veja:

3.1 Melhorar a arquitetura do site

A arquitetura diz respeito à estruturação hierárquica das categorias e subcategorias do seu domínio.

Para que seu site seja fácil de navegar e que os usuários encontrem facilmente o que estão procurando, você deve utilizar links internos e menus. Ambos mantém a navegação intuitiva e deixam claro quais são as páginas mais relevantes.

3.2 Melhorar as URLs

As URLs também fazem a difereneça. Elas devem ser amigáveis para SEO: curtas, descritivas e com palavras-chave relevantes. Ou seja:

Ao invés de www.meusite.com.br/p=123, prefira www.meusite.com.br/dicas-de-seo-para-pequenas-empresas/.

Não use caracteres especiais ou números aleatórios.

3.3 Otimizar os títulos

Os títulos das páginas também desempenham um papel crucial na otimização do seu site. Certifique-se de que cada página tenha um título único e descritivo, com palavras-chave relevantes.

O ideal é que sejam concisos e atrativos, fornecendo uma ideia clara do conteúdo aos usuários e aos motores de busca.

3.4 Otimizar meta titles e meta descriptions

Os meta títulos e meta descrições são exibidos nos resultados de pesquisa do Google e outros buscadores. Ambos devem ser atraentes e relevantes, com palavras-chave bem posicionadas, para incentivar os usuários a clicarem no seu site nos resultados de pesquisa.

Isso não apenas aumentará a visibilidade do seu site nos motores de busca, mas também a taxa de conversão, pois os visitantes encontrarão exatamente o que estão procurando.

4. Link building

O link building, ou construção de links externos, é um tipo de SEO off-page, ou seja, que acontece fora do seu site. A estratégia consiste na obtenção de links provindos de outros sites, que apontam para o seu, com o intuito de aumentar sua autoridade e relevância.

Os robôs do Google consideram links externos como votos de confiança e popularidade; sinais de que seu conteúdo é valioso e digno de ser reconhecido e recomendado.

Isso significa que quanto mais links relevantes e de qualidade você tiver apontando para o seu site, maior será a probabilidade de obter um melhor ranqueamento nos resultados de pesquisa.

No entanto, é importante ressaltar que nem todos os links são iguais. O Google valoriza a qualidade sobre a quantidade.

Links provenientes de domínios com autoridade e conteúdo relevante para o seu nicho têm peso maior e são considerados mais valiosos. Por outro lado, links de baixa qualidade ou provenientes de sites spam podem prejudicar o ranqueamento do seu site.

Outro ponto vital é que o link building deve ser ético e natural. Evite manipulações, como a compra de links ou a participação em esquemas de troca. O Google penaliza sites que utilizam técnicas de black hat, podendo resultar em uma queda no ranqueamento ou até mesmo em penalidades graves.

5. Otimização técnica

A otimização técnica é uma área mais avançada em comparação às dicas anteriores, pois envolve aspectos comumente relacionados a códigos, que desenvolvedores e programadores estão mais habituados a mexer e verificar.

Aliar esse tipo de otimização às recomendações dadas nesse artigo é uma maneira de proporcionar uma excelente experiência ao usuário e atrair a atenção dos motores de busca. Aqui estão algumas dicas importantes sobre fatores técnicos que você deve considerar para o sucesso do seu site:

5.1 Velocidade do site

A velocidade de carregamento do seu site é crucial. Os usuários esperam que as páginas carreguem rapidamente, e o Google a considera como um fator de ranqueamento. Certifique-se de otimizar o tamanho das imagens, minificar códigos e utilizar um servidor de qualidade para garantir uma velocidade de carregamento rápida.

5.2 Uso correto das tags HTML

As tags HTML, como títulos (H1, H2, H3), meta descriptions, tags de cabeçalho e tags de imagem, desempenham um papel importante na estruturação do seu conteúdo para os motores de busca. Certifique-se de usar essas tags corretamente no código, incluindo palavras-chave relevantes e descrições claras.

5.3. Responsividade mobile

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, é crucial que seu site seja responsivo e se adapte a diferentes tamanhos de tela. O Google valoriza domínios que oferecem uma boa experiência de navegação em smartphones e tablets, portanto, certifique-se de que seu site seja otimizado para mobile.

5.4 Indexação correta

Verifique se todas as páginas estão sendo indexadas da forma certa pelos motores de busca. Você pode usar o arquivo robots.txt para controlar quais partes do seu domínio devem ser rastreadas e indexadas, e fornecer o sitemap.xml para ajudar os motores de busca a entender a estrutura do seu site.

5.5 Segurança do site

Garanta que seu site seja seguro, especialmente se você estiver coletando informações sensíveis dos usuários, como dados de pagamento. Utilize certificados SSL para criptografar a comunicação entre o navegador do usuário e o servidor, proporcionando uma conexão segura.

Dica extra: SEO local

Já ouviu falar sobre SEO local? Essa prática desempenha papel fundamental no sucesso de pequenas empresas físicas, pois permite que elas alcancem um público local específico e aumentem sua visibilidade nos resultados de pesquisa com base na localização do usuário.

Nesse caso, você precisa cadastrar seu negócio no Perfil da empresa no Google (antigo Google Meu Negócio). Essa plataforma gratuita permite que você gerencia a presença da sua marca física online, incluindo informações comerciais, horário de funcionamento, avaliações e muito mais. Essa é uma maneira de melhorar sua visibilidade nos resultados de pesquisa locais, sobretudo se você deseja aparecer no mapa do Google.

Para tanto, além de utilizar palavras-chave locais, o ideal é que seu perfil tenha avaliações dos clientes satisfeitos. Elas ajudam a aumentar sua credibilidade e atrair novos clientes em sua região.

Com essas dicas, agora você tem tudo para dominar o Google e fazer um SEO bem feito. Como vimos, até mesmo pequenas empresas podem conquistar resultados melhores após investir em otimização.

Portanto, não espere mais! Comece a implementar essas estratégias hoje e aproveite os benefícios de uma presença online mais forte.

Se precisar de ajuda, conte com quem mais entende do assunto. A Blast Marketing é especialista em SEO e, por isso, pode te ajudar a conquistar resultados acima da média. Fale com nossos especialistas ainda hoje e veja sua marca decolar no mundo digital. 🚀


Compartilhe