seo off page

SEO off-page: principais táticas para conquistar o Google

  • SEO
  • 24/11/2022
Compartilhe

Dominar a primeira página dos principais motores de busca é um trabalho contínuo. Além das estratégias de SEO on-page, também é preciso investir em SEO off-page. Você já conhecia esse termo?

Esse tipo de técnica está relacionado à relevância e à autoridade das suas páginas para os robôs e para os usuários. Por isso, ambas as táticas devem ser otimizadas simultaneamente, de modo a garantir os melhores resultados ao seu negócio.

O que é SEO off-page?

O SEO off-page é um tipo de estratégia que acontece fora do seu site. Menções, avaliações e backlinks são algumas das principais táticas que demonstram a relevância do seu negócio. Quanto melhor ele for, maiores as chances de dominar as primeiras páginas de pesquisa.

Sabemos que fazer SEO dentro de todas as páginas do nosso site é importante. Mas, isso não é o suficiente para o Google e outros buscadores entenderem que seu domínio é relevante.

As diretrizes do Google apontam o E-A-T (expertise, autoridade e confiabilidade, em tradução) como um dos fatores de ranqueamento para sites. Dentre eles, a autoridade é o pilar relacionado ao SEO off-page.

Ela engloba os seguintes fatores:

  • Menções: quando outros sites mencionam o seu, com ou sem link;
  • Backlinks: links de outros sites apontando para o seu;
  • Reputação: como seu site é visto na internet;
  • Domínios de referência: quantidade de domínios que linkam para as suas páginas;
  • Share of search: palavras-chave que, ao serem pesquisadas, retornam o seu site como resposta.

5 Táticas de SEO off-page

Ficou na dúvida? Calma! Vamos te ajudar. Os tópicos anteriores são destrinchados a partir das estratégias a seguir:

1. Link Building

O link building é uma estratégia de SEO off-page, em que outros site usam links que direcionam ao seu domínio.

Você já deve ter entrado num artigo em que, além de links internos, havia links externos, para domínios diferentes. Aqui na Blast, fazemos isso sempre que apresentamos um dado, para referenciar o que foi dito. Veja o exemplo:

seo off page link building

Mas, é possível ir além.

Imagine um e-commerce de maquiagem. Para crescer frente aos concorrentes, além do SEO on-page, o domínio pode investir em técnicas de link building. Nesse caso, é necessário buscar bons sites para construir sua reputação online – isso, desde que estejam relacionados com o seu nicho. Não adianta falar sobre maquiagem e conseguir um backlink de um site de livros, por exemplo.

Blogs de grandes personalidades, sites de reviews e de dicas femininas são ótimas possibilidades de parceria para link building.

Quanto mais referenciado o site for, mais vezes ele demonstra ao Google sua relevância naquele assunto. Em consequência, as chances de alcançar a primeira página dos mecanismos de pesquisa aumentam.

A análise dos backlinks é feita pelo PageRank, algoritmo responsável pela inspeção da quantidade e qualidade dos links adquiridos. Mas, antes mesmo de pedir para milhares de sites linkarem para o seu, lembre-se que o mais importante é investir em domínios com autoridade alta, boa reputação e confiabilidade.

Eles transmitem parte da autoridade para o seu site – o que chamamos de link juice. E, não só isso. O legal é que os backlinks geram tráfego para o seu domínio.

Não se esqueça do SEO on-page!

O SEO on-page não pode ficar de fora. Os links demonstram que seu conteúdo é importante, mas, para serem acessados precisam entregar uma boa experiência ao público. Isso significa que o conteúdo deve ser útil e relevante, com:

  • Palavras-chave estratégicas bem definidas;
  • Boa estruturação de links internos;
  • Dados estruturados;
  • Responsividade aos dispositivos móveis.

2. Menções

As menções, com ou sem link, também são importantes. Os robôs são tão inteligentes que conseguem identificar quando o nome do seu site foi citado em outro, bem como o contexto da menção.

Ou seja, se as críticas forem negativas, seu domínio pode ter a autoridade e a reputação afetadas.

Assim como os backlinks, as menções demonstram que seu site é importante e relevante – desde que estejam alinhados a bons discursos.

Essa é uma ótima prática para quem deseja ranquear geograficamente. Quando bem alinhado às estratégias de SEO local, pode ter certeza que seu site será a primeira resposta às buscas dos usuários.

3. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo também faz parte do SEO off-page, sabia? Fora do seu domínio, é possível investir em guest posts, ou seja, na criação de conteúdo de valor para sites que abordem o mesmo tema que você (mas, não sejam concorrentes).

Além disso, outras maneiras de aparecer organicamente em outros locais é a partir da criação de e-books, pesquisas ou estudos e infográficos, por exemplo.

Quanto mais material rico e compartilhável você e sua equipe conseguirem desenvolver, melhor.

4. Relações públicas

O RP digital é uma tendência cada vez mais frequente, principalmente quando alinhado às táticas de link building.

Aqui, as relações públicas ficam responsáveis por promover conteúdos completos e relevantes, que atraiam links de forma orgânica. As pesquisas, por exemplo, dão margem à linkagem natural. O legal é que esse tipo de estratégia consegue adquirir, em médio, de 10 a 24 links de domínios exclusivos.

Como consequência, há aumento no reconhecimento da marca, contato com o público-alvo e no tráfego do site.

5. Avaliações

Já citamos e vamos repetir: as avaliações são uma das principais tendências de SEO para os próximos anos. Elas demonstram se seu negócio é confiável ou não – o que aumenta a credibilidade e o número de conversões.

Segundo a Moz, as avaliações são consideradas um dos fatores de ranqueamento local mais importantes para a busca orgânica. Se seu produto ou serviço recebe boas reviews, maiores as chances do seu domínio crescer no Google e aparecer como uma das principais opções ao usuário.

O que faz uma página ser ranqueada no Google?

Em se tratando do SEO off-page algumas características são indispensáveis para um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

Diversidade de links

Quando vários domínios acreditam no seu trabalho e linkam para suas páginas, os robôs do Google entendem que seu site merece uma posição de destaque. No entanto, como dissemos anteriormente, não se esqueça que qualidade é melhor que quantidade!

Popularidade do domínio

Está relacionada à quantidade de vezes que sua página é vista e citada.

Relevância e contexto

Links fora de contexto não agregam valor ao usuário. Foco na construção de relacionamento com sites que se relacionam ao seu.

Confiabilidade

Dê preferência aos sites com boa autoridade e relevância na área. Eles transmitem mais confiança e o link juice;

Texto-âncora

É a palavra que o usuário clica para acessar o seu conteúdo. Ela deve fazer sentido e estar relacionada ao destino. Muitas pessoas usam termos desconexos ao linkar para uma página, como “clique aqui” ou “veja aqui”. Essa prática não é recomendada, pois os robôs do Google não conseguem entender qual a relação entre o termo e a página final.

O SEO off-page é uma estratégia que leva tempo, já que não há como controlar fatores externos. Ainda assim, o importante é persistir! Pode ter certeza que os resultados serão os melhores. 😎

Se precisar de ajuda, os especialistas em SEO da Blast Marketing estão prontos para te ajudar.


Compartilhe