ilustração de seo off page

SEO off-page: principais táticas para conquistar o Google

  • SEO
  • 24/11/2022
Compartilhe

Dominar a primeira página dos principais mecanismos de busca é um trabalho contínuo. Além das estratégias de SEO on-page, também é preciso investir em SEO off-page. Você já conhecia esse termo?

Esse tipo de técnica está relacionado à relevância e à autoridade das suas páginas para os robôs e para os usuários. Por isso, ambas as táticas devem ser otimizadas simultaneamente, de modo a garantir os melhores resultados ao seu negócio.

A seguir, te mostramos como potencializar a estratégia de marketing digital do seu negócio. Conte conosco e domine os mecanismos de pesquisa!

O que é SEO off-page?

O SEO off-page é um tipo de estratégia que acontece fora do seu site. Menções, avaliações e backlinks são algumas das principais táticas que demonstram a relevância do seu negócio. Quanto melhor ele for, maiores as chances de dominar as primeiras páginas de pesquisa.

Sabemos que fazer SEO dentro de todas as páginas do nosso site é importante. Produzir conteúdo de qualidade e manter o seu site otimizado, por exemplo, são práticas indispensáveis.

Mas, isso não é o suficiente para o Google e outros buscadores entenderem que seu domínio é relevante.

As diretrizes do Google apontam o E-A-T (expertise, autoridade e confiabilidade, em tradução) como um dos fatores de ranqueamento para sites. Dentre eles, a autoridade é o pilar relacionado ao SEO off-page.

Ela engloba os seguintes fatores:

  • Menções: quando outros sites mencionam o seu, com ou sem link;
  • Backlinks: links de outros sites apontando para o seu;
  • Reputação: como seu site é visto na internet;
  • Domínios de referência: quantidade de domínios que linkam para as suas páginas;
  • Share of search: palavras-chave que, ao serem pesquisadas, retornam o seu site como resposta.

Apesar de o mercado digital ser concorrido, algumas práticas podem te ajudar a conquistar seu merecido espaço.

8 Táticas de SEO off-page

Ficou na dúvida? Calma! Vamos te ajudar. Os tópicos anteriores são destrinchados a partir das estratégias a seguir:

1. Link Building

O link building é uma estratégia de SEO off-page, em que outros site usam links que direcionam ao seu domínio.

Você já deve ter entrado num artigo em que, além de links internos, havia links externos, para domínios diferentes. Aqui na Blast, fazemos isso sempre que apresentamos um dado, para referenciar o que foi dito. Veja o exemplo:

seo off page link building

Mas, é possível ir além.

Imagine um e-commerce de maquiagem. Para crescer frente aos concorrentes, além do SEO on-page, o domínio pode investir em técnicas de link building. Nesse caso, é necessário buscar bons sites para construir sua reputação online – isso, desde que estejam relacionados com o seu nicho. Não adianta falar sobre maquiagem e conseguir um backlink de um site de livros, por exemplo.

Blogs de grandes personalidades, sites de reviews e de dicas femininas são ótimas possibilidades para uma parceria.

Quanto mais referenciado o site for na internet, mais vezes ele demonstra ao Google sua relevância naquele assunto. Em consequência, as chances de alcançar a primeira página dos mecanismos de pesquisa aumentam.

A análise dos backlinks é feita pelo PageRank, algoritmo responsável pela inspeção da quantidade e qualidade dos links adquiridos. Mas, antes mesmo de pedir para milhares de sites linkarem para o seu, lembre-se que o mais importante é investir em domínios com autoridade alta, boa reputação e confiabilidade.

Eles transmitem parte da autoridade para o seu site – o que chamamos de link juice. E, não só isso. O legal é que os backlinks geram tráfego para o seu domínio.

Mas, quais são os principais tipos de link building?

1.1 Guest posts

Guest post nada mais é do que a criação de conteúdo para sites relacionados ao seu.

Nesse caso, os redatores ficam responsáveis por desenvolver artigos relevantes para domínios que abordam temas correlatos – e não para concorrentes.

O ideal é dar preferência a:

  • Sites relevantes: para adquirir links de qualidade para as páginas mais importantes da sua marca.
  • Sites com autoridade: para que aconteça o link juice, ou seja, a transferência de autoridade para o seu domínio.

Para tanto, pesquise temas de valor e desenvolva um conteúdo exclusivo para o seu parceira.

1.2 Backlinks

Os backlinks nada mais são que links em outros sites que apontam para páginas do seu domínio. Para tanto, não é necessário trocar guests com o parceiro, apenas indicar em quais textos você deseja inserir URLs spara o seu site. Eles são considerados uma espécie de “voto de confiança” em relação ao que você oferece aos usuários.

A principal análise que você deve fazer aqui é em relação ao texto âncora, ou seja, o termo que servirá de base para o seu link. Escolha palavras que estejam relacionadas ao seu conteúdo, para não ter erros.

Além disso, considere o que dissemos no tópico anterior: procure conquistar links de sites relevantes e com alta autoridade.

Com uma estratégia de backlinks de qualidade, pode ter certeza que a autoridade e relevância do seu site vai crescer gradativamente.

Não se esqueça do SEO on-page!

O SEO on-page não pode ficar de fora da sua estratégia de marketing. Os links demonstram que seu conteúdo é importante, mas, para serem acessados precisam entregar uma boa experiência ao público. Isso significa que o conteúdo deve ser útil e relevante, com:

  • Palavras-chave estratégicas bem definidas;
  • Boa estrutura de links internos;
  • Dados estruturados;
  • Responsividade aos dispositivos móveis;
  • Otimização de imagem.

Aposte em uma estratégia bem delineada de marketing digital para obter resultados acima da média. Se preciar de ajuda, conte com os especialistas da Blast Marketing. Vamos te ajudar a conquistar suas metas com muito mais rapidez e praticidade. Fale com a gente!

Todas essas técnicas vão dar mais força ao seu site, para que ele apareça nos mecanismos de busca, com um melhor ranqueamento, frente aos seus concorrentes.

2. Rejeição de links considerados nocivos

Você sabia que é possível analisar o perfil de backlinks que seu domínio recebe? Isso significa que você deve ter olhar atento sobre quem está apontando para sua marca. Isso porque alguns links indesejáveis podem afetar sua autoridade.

print do Google Search Console, na área de remoções

Portanto, fique atento e faça a rejeição de backlinks de todos aqueles domínios considerados não seguros, com baixa autoridade.

Além disso, evite a compra de links ou esquemas fraudulentos. Essas práticas não vão ajudar seu site a crescer – pelo contrário. Em alguns casos, o Google pode até penalizar seu domínio.

3. Menções

As menções, com ou sem link, também são importantes. Os robôs são tão inteligentes que conseguem identificar quando o nome do seu site foi citado em outro, bem como o contexto da menção.

Ou seja, se as críticas forem negativas, seu domínio pode ter a autoridade e a reputação afetadas.

Assim como os backlinks, as menções demonstram que seu site é importante e relevante – desde que estejam alinhados a bons discursos.

Essa é uma ótima prática para quem deseja ranquear geograficamente. Quando bem alinhado às estratégias de SEO local, pode ter certeza que seu site será a primeira resposta às buscas dos usuários.

4. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo também faz parte do SEO off-page, sabia? Fora do seu domínio, é possível investir em guest posts, ou seja, na criação de conteúdo de valor para sites que abordem o mesmo tema que você (mas, não sejam concorrentes).

Além disso, outras maneiras de aparecer organicamente em outros locais é a partir da criação de e-books, pesquisas ou estudos e infográficos, por exemplo.

Quanto mais material rico e compartilhável você e sua equipe conseguirem desenvolver, melhor.

5. Relações públicas

O RP digital é uma tendência cada vez mais frequente, principalmente quando alinhado às táticas de link building.

Aqui, as relações públicas ficam responsáveis por promover conteúdos completos e relevantes, que atraiam links de forma orgânica. As pesquisas, por exemplo, dão margem à linkagem natural. O legal é que esse tipo de estratégia consegue adquirir, em médio, de 10 a 24 links de domínios exclusivos.

Como consequência, há aumento no reconhecimento da marca, contato com o público-alvo e no tráfego do site.

Dentro das práticas de relações públicas, você pode desenvolver:

  • Pesquisas relacionadas ao seu nicho de mercado;
  • Conteúdos ricos, como e-books;
  • Estatíticas e infográfios.

Esses conteúdos passam confiança para usuários e faz com que eles vejam sua marca como referência.

6. Avaliações

Já citamos e vamos repetir: as avaliações são uma das principais tendências de SEO para os próximos anos. Elas demonstram se seu negócio é confiável ou não – o que aumenta a credibilidade e o número de conversões.

resultado serp com rich snippets

Segundo a Moz, as avaliações são consideradas um dos fatores de ranqueamento local mais importantes para a busca orgânica. Se seu produto ou serviço recebe boas reviews, maiores as chances do seu domínio crescer no Google e aparecer como uma das principais opções ao usuário.

7. Redes sociais

As redes sociais também podem fazer parte das suas estratégias de marketing digital.

Elas são essenciais para que sua empresa consiga se conectar com seus clientes. Para se ter uma noção, 79,9% da população brasileira está ativa nas redes. É por lá que a maioria dos usuários acompanha e entra em contato com as marcas que gostam.

Seja qual for sua escolha, saiba que, com as redes sociais, você consegue entrar em contato com clientes em potencial, de modo fácil e prático. Basta focar na construção de marca, com a criação de conteúdo estratégico e direcionado.

Aproveite para responder as principais dúvidas do público, manter uma biografia eficiente, com links relevantes que apontem para as principais páginas do seu site e interagir com quem fala com você.

Como o nome bem sugere, as redes sociais são plataformas de interação. Embora não seja um fator de ranqueamento, isso vai te ajudar a demonstrar que sua marca é referência e a melhor do mercado.

8. Fóruns e grupos online

Outra maneira de aumentar a credibilidade de marca da sua empresa é através das menções em fóruns e grupos na internet. Encontre os que estão relacionados ao seu nicho de atuação e converse com o público, adicionando links nesses canais que apontem para suas páginas.

Aqui, a tática é ser o mais natural possível. Nada de adicionar links em comentários que não fazem sentido. Seja estratégico e escolha ambientes em que a inclusão de URLs é natural.

O que faz uma página ser ranqueada no Google?

Em se tratando do SEO off-page algumas características são indispensáveis para um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

Diversidade de links

Quando vários domínios acreditam no seu trabalho e linkam para suas páginas, os robôs do Google entendem que seu site merece uma posição de destaque. No entanto, como dissemos anteriormente, não se esqueça que qualidade é melhor que quantidade!

Popularidade do domínio

Está relacionada à quantidade de vezes que sua página é vista e citada.

Relevância e contexto

Links fora de contexto não agregam valor ao usuário. Foco na construção de relacionamento com sites que se relacionam ao seu.

Confiabilidade

Dê preferência aos sites com boa autoridade e relevância na área. Eles transmitem mais confiança e o link juice;

Texto-âncora

É a palavra que o usuário clica para acessar o seu conteúdo. Ela deve fazer sentido e estar relacionada ao destino. Muitas pessoas usam termos desconexos ao linkar para uma página, como “clique aqui” ou “veja aqui”. Essa prática não é recomendada, pois os robôs do Google não conseguem entender qual a relação entre o termo e a página final.

Aproveite e confira noss guia sobre Como aparecer no Google, com tudo o que você precisa saber para indexar e posicionar seu site nos resultados de pesquisa!

Melhores ferramentas de SEO para monitoramento de estratégias

Para garantir a melhor otimização para mecanismos de busca e rastrear os resultados obtidos, alguns recursos podem te ajudar:

1. Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta de SEO gratuita para acompanhamento e remoção de backlinks.

print search console

Por lá, você consegue selecionar e excluir todos os backlinks nocivos e verificar o desempenho das suas páginas no buscador, a fim de conquistar o melhor ranqueamento em pesquisas, sem ser penalizado pelo Google.

2. SemRush

A SemRush é uma das melhores ferramentas de SEO. Nela, você consegue visualizar o posicionamento de marca da sua empresa: todos os seus backlinks e o desempenho do conteúdo em parceiros.

No entanto, diferentemente do GSC, a SemRush é paga.

Análise de backlinks na SemRush

O SEO off-page é uma estratégia que leva tempo, já que não há como controlar fatores externos. Ainda assim, o importante é persistir! Pode ter certeza que os resultados serão os melhores. 😎

Sabemos que a geração de links, produção de conteúdo relevante e outros pontos do SEO off-page podem ser complicados. Além disso, são muitos detalhes para se preocupar.

Por isso, deixe essas questões para o time de especialistas da Blast! Vamos te ajudar a melhorar seu posicionamento, conquistar as primeiras páginas do Google e garantir links em domínios de qualidade.

Conquiste todos esses resultados com a gente. Solicite seu orçamento! Conte sobre seu projeto e metas, que vamos indicar o melhor caminho para um crescimento saudável e eficaz.


Compartilhe