Ilustração com dois profissionais trabalhando em site com engrenagens e gráficos de análise

11 Ferramentas de SEO gratuitas que você precisa conhecer + 1 dica extra

  • SEO
  • 06/06/2023
Compartilhe

Com a crescente importância do SEO para o sucesso de um site, é fundamental utilizar as ferramentas certas para otimizá-lo e melhorar seu desempenho nos resultados de busca. Parte essencial de qualquer estratégia de marketing de conteúdo, a otimização para os mecanismos de busca assegura que o seu domínio seja exibido nos resultados de pesquisa e encontrado pelos usuários certos.

Você sabe como acompanhar os resultados dos seus esforços? Utilizar ferramentas de SEO é a melhor maneira de entender o que está dando certo e o que pode ser melhorado. Nesse artigo, vamos te apresentar os 10 melhores recursos de otimização disponíveis no mercado, destacando funcionalidades e benefícios.

Se deseja melhorar o desempenho do seu site nos resultados de busca, continue lendo e descubra as melhores opções de ferramentas de SEO disponíveis. Apesar de haver muitas opções pagas, vamos te mostrar sugestões gratuitas (ou com um período de testagem gratuito).

1. Google Search Console

O Google Search Console é um recurso gratuito do Google responsável pelo monitoramento do desempenho do site nos resultados de pesquisa. Através dele, é possível verificar quais páginas estão recebendo maior número de acessos e impressões via pesquisa e Google Discover, erros de rastreamento, indexação, melhorias, experiência da página e facilidade de uso, sitemaps, solicitações de remoção e muito mais.

google discover no Google Search Console

2. Google Analytics

Uma das principais ferramentas de análise de SEO é o Google Analytics. O recurso é usado para analisar dados e monitorar o tráfego do site. Com ele, é possível coletar informações importantes sobre o comportamento dos usuários, como origem do tráfego, páginas mais visitadas, tempo de permanência, conversões e muito mais.

print da home do google analytics

A plataforma oferece uma série de recursos e funcionalidades, que permitem uma análise mais aprofundada dos dados, como:

  • Monitoramento de tráfego em tempo real: permite acompanhar em tempo real o número de visitantes no site para entender quais são os horários com maior engajamento;
  • Análise de conversão: possibilita rastrear as conversões em um site, como vendas, cadastros, downloads, entre outros, e verificar quais páginas e campanhas estão gerando mais conversões;
  • Segmentação de dados: é possível segmentar os usuários com base em critérios específicos, como localização geográfica, dispositivo utilizado, tipo de tráfego;
  • Relatórios personalizados: você também consegue criar relatórios personalizados para analisar dados específicos e acompanhar o desempenho de campanhas e ações de marketing;
  • Integração com outras ferramentas: o melhor é que o Google Analytics pode ser integrado com outras ferramentas do Google, como o Google Ads e o Search Console, para uma análise ainda mais completa e eficaz.

A partir de uma análise completa e detalhada do tráfego e comportamento dos usuários, o Analytics auxilia uma tomada de decisão mais assertiva.

3. Yoast SEO

O Yoast é um plugin para WordPress conhecido por auxiliar na otimização de conteúdo para os motores de busca. Para tanto, ele fornece análises para que você aprimore a pontuação de SEO em suas páginas e postagens de blog. Além disso, ele também traz dicas que vão te ajudar a melhorar a estrutura dos conteúdos, otimizar títulos, descrições e palavra-chave – tudo relacionado ao SEO on-page.

Conhecido como um dos recursos de SEO mais utilizados, é importante ressaltar que você não precisa seguir todas as regrinhas estipuladas pelo Yoast. É comum que muitos profissionais acreditem que “deixar o Yoast verdinho” é a melhor maneira de garantir que uma página fique bem ranqueada. No entanto, você não precisa focar única e exclusivamente nisso. Até porque a ferramenta foi desenvolvida e pensada para o inglês, por isso, determinadas regras de otimização não são totalmente assertivas (nem soam natural) em português.

Aproveite e aprenda como fazer SEO para impulsionar seu site nos resultados de pesquisa.

4. Answer the Public

Quer descobrir quais são as perguntas mais frequentes dos usuários em relação ao seu nicho de atuação? Então, use o Answer the Public para descobrir.

print da home da ferramenta de seo answer the public

Essa ferramenta de SEO é usada para encontrar perguntas e palavras-chave relacionadas a um tema. Para tanto, ela coleta dados do Google e cria uma visualização personalizada e fácil de entender, com o volume de buscas e custo por clique, para anúncios.

Isso ajuda profissionais a criar conteúdo relevante e otimizado para os motores de busca, com base no que o público está procurando.

O Answer the Public possui limite de uso, por isso é importante escolher as temáticas com atenção.

5. Ubersuggest

O Ubersuggest é outra ferramenta gratuita com limite de uso. Com ele, é possível identificar palavras-chave ou analisá-las, de acordo com o seu site ou concorrência. É uma ótima opção para quem está começando do zero e deseja entender melhor como pesquisas de palavras-chave funcionam.

print da home da ferramenta de seo ubersuggest

O recurso permite que profissionais identifiquem oportunidade de otimização de conteúdo e, assim, melhorem o posicionamento nos resultados de busca. O Ubersuggest também oferece análise de backlinks, para facilitar o SEO off-page, ideias de conteúdo, temas populares em outros sites, como o Facebook e visão geral do domínio.

6. Bing Webmaster Tools

Similar ao Search Console e Analytics do Google, o Bing Webmaster Tools é uma ferramenta gratuita disponibilizada pela Microsoft indicada para o monitoramento de posicionamento e desempenho do site nos resultados de busca do Bing.

Por lá, é possível:

  • Verificar backlinks;
  • Pesquisar palavras-chave;
  • Fazer a auditoria do site;
  • Criar relatórios de SEO;
  • Encontrar possíveis erros;
  • Enviar o sitemap.

O Bing Webmaster Tools é essencial para garantir que todas as páginas do seu site sejam indexadas corretamente.

7. Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google Ads para auxiliar profissionais de SEO e marketing digital a pesquisar e analisar palavras-chave relevantes para suas campanhas de publicidade no Google, bem como para otimização de conteúdo para o SEO.

Apesar de comumente utilizada na criação de anúncios, você pode utilizar a pesquisa para encontrar termos relevantes ao seu negócio ou nicho. Por lá, profissionais conseguem encontrar sugestões com volume de busca e nível ed concorrência.

A partir daí, fica mais fácil entender quais são as melhores oportunidades – tanto para a produção de conteúdo quanto para anúncios.

Isso sem contar que o Keyword Planner também consegue te ajudar a:

  • Analisar tendências de pesquisa;
  • Prever o desempenho da campanha;
  • Oferecer sugestões de lances para campanhas;
  • Planejar campanhas de publicidade.

8. PageSpeed Insights

A velocidade de carregamento é um dos principais fatores de ranqueamento do Google. Para verificar esse e outros parâmetros importantes para o correto posicionamento do seu site, use o PageSpeed Insights.

exemplo do pagespeed insights

Ferramenta gratuita do Google, ela ajuda a avaliar o desempenho do seu domínio em dispositivos móveis e desktops. Para tanto, o recurso analisa a página e produz relatórios detalhes sobre o desempenho, incluindo sugestões de otimização que vão melhorar a velocidade e a experiência do usuário.

Através dele, você consegue identificar problemas de desempenho, como imagens grandes que precisam ser otimizadas, scripts JavaScript que impedem o carregamento da página e problemas de redirecionamento. O legal é que o PageSpeed mostra sugestões sobre o que você pode fazer para evitar esses entraves.

9. Semrush

A Semrush é outra ferramenta muito utilizada por profissionais de SEO. Embora seja paga, é possível utilizar a versão gratuita do recurso para tomar decisões melhores na sua estratégia de marketing digital.

print da home da ferramenta de seo semrush

A versão free é limitada, mas ainda assim faz um excelente trabalho. Por lá você consegue:

  • Pesquisar palavras-chave e monitorar o crescimento do seu projeto;
  • Fazer a análise concorrentes;
  • Realizar auditorias estratégicas para a otimização do seu site;
  • Obter insights para melhorar o SEO on-page e muito mais.

Essas ações são muito importantes para o desenvolvimento correto do seu site. Quanto maior for o foco em SEO, melhores serão os resultados alcançados.

Lembre-se apenas que a otimização para os mecanismos de busca gera efeitos positivos a longo prazo.

10. Soovle

Quer ter mais ideias de conteúdo? Então, use o Soovle. Ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave, ela auxilia a criatividade ao reunir as pesquisas mais populares em sites como Google, Bing, Yahoo, Amazon e Wikipedia.

print da home da ferramenta de seo soovle

É um recurso útil para profissionais que desejam encontrar novas palavras-chave para suas campanhas de marketing de conteúdo e SEO.

O melhor é que é fácil de usar: basta inserir uma palavra ou frase na barra de pesquisa e a ferramenta mostrará uma lista de termos relacionados. Os resultados são apresentados em tempo real conforme você digita a palavra-chave.

12. Extra: Niara

A Niara é a sua maior parceira de trabalho capaz de impulsionar sua estratégia de marketing. Ferramenta de SEO totalmente em português, ela foi desenvolvida com inteligência artificial e automações para que seu dia a dia de trabalho seja muito mais prático.

print da ferramenta de seo niara

Com a Niara, você vai da palavra-chave ao conteúdo completo 10 vezes mais rápido. Isso porque a IA consegue gerar resultados em segundos. Como foi treinada especificamente para SEO, essa é a melhor opção para aqueles que procuram recursos de IA para a rotina de otimização.

Niara sugerindo palavras-chave no ChatSEO

Você tem sete dias gratuitos para testar e aproveitar todas as funcionalidades da plataforma!

Por que usar ferramentas de SEO?

Usar ferramentas de SEO é importante, porque ajuda profissionais a terem clareza quanto ao desempenho do site nos mecanismos de pesquisa. A partir dessa visualização, fica mais fácil criar estratégias eficazes que melhorem sua visibilidade e desempenho geral.

Em consequência, é possível alcançar posições mais altas, ser encontrado em diferentes fases do funil, de acordo com a intenção de busca do usuário e criar autoridade a longo prazo – tudo o que uma marca precisa para ser bem-sucedida no mundo online.

Como escolher a melhor ferramenta?

Você não precisa ter todos os recursos à disposição – isso só vai te deixar confuso quanto ao que fazer. Separamos cinco dicas para te ajudar a encontrar a ferramenta certa:

1. Determine suas necessidades

Antes de escolher, é importante entender suas necessidades. Isso pode incluir identificar as áreas de melhoria em seu site, encontrar novas oportunidades de palavras-chave ou rastrear suas classificações nos motores de busca, por exemplo.

2. Pesquise suas opções

Como vimos acima, há muitas opções de ferramentas de SEO disponíveis no mercado – sem contar as que listamos aqui -, por isso é importante pesquisar e comparar quais estão disponíveis. Leia avaliações de usuários e especialistas, e pesquise as funcionalidades oferecidas por cada uma.

3. Considere o custo

Talvez você precise utilizar algum recurso pago. Portanto, pesquise valores e considere o seu orçamento disponível.

4. Verifique a facilidade de uso

Algumas ferramentas podem ser complicadas de usar e exigir conhecimentos técnicos. Se você não é um especialista em SEO, escolha uma que seja fácil de usar (e que ofereça suporte ao cliente).

5. Fique de olho nas atualizações e suporte

Atualizações frequentes e suporte disponível para qualquer problema são importantes, pois garantem que o recurso esteja continuamente adequado ao seu trabalho, capaz de oferecer tudo o que você precisa.

Veja se a ferramenta escolhida oferece atualizações regulares e os tipos de integração disponíveis – o que é essencial para simplificar seu fluxo de trabalho e permitir que você gerencie tudo em um só lugar.

Gostou das dicas? Agora você está pronto para fazer sua estratégia de SEO decolar! Conte com a Blast Marketing para potencializar seus resultados. Entre em contato conosco e faça seu site crescer a partir de hoje.


Compartilhe