mulher segurando lápis sobre caderno em frente a computador

SEO para WordPress: manual completo de otimização de sites

  • SEO
  • 16/11/2022
Compartilhe

Sabia que você pode melhorar os resultados do seu site em WordPress com SEO? Pois é! Esse é o melhor CMS para quem quer investir em estratégias de SEO da maneira certa, com muito mais facilidade. Até os mais iniciantes vão se sentir em casa na plataforma.

O WordPress é considerado SEO-friendly, ou seja, responsivos a esse tipo de estratégia. Logo, é ideal, inclusive, para quem está começando!

A seguir, você confere um guia completo, com tudo o que você precisa saber sobre WordPress SEO. Descubra como começar do zero, as melhores estratégias e plugins para a plataforma.

Escolha um provedor de hospedagem compatível com wordpress

O provedor de hospedagem, ou host, é um servidor para sites. Ele é essencial para qualquer novo domínio, pois armazena todos os dados e informações essenciais para o funcionamento pleno do seu site. Mas, não só isso.

O host está relacionado também a performance: esse tipo de provedor melhora o tempo de carregamento, backup  de dados, além de garantir a segurança da plataforma contra qualquer ameaça. Tudo isso faz com que seu site ofereça a melhor experiência ao usuário.

Em se tratando dos WordPress-friendly, o próprio site indica o Bluehost, DreamHost e o SiteGround. Mas, se preferir, há outros provedores disponíveis online.

Use redes de entrega de conteúdo (CDN)

O CDN é uma rede de servidores interligados e distribuídos ao redor do mundo, responsável por entregar o conteúdo de diferentes sites a todos os lugares possíveis, sem afetar o desempenho e performance dos usuários mais distantes.

Vamos supor que você está criando um e-commerce na Alemanha. Quando estiver online, ele poderá ser acessado em todos os lugares, inclusive fora do seu país. Mas, para garantir que clientes brasileiros consigam visualizar seu conteúdo, produtos e serviços, com a mesma rapidez, você precisa ter um CDN.

As redes vão se interconectar de modo a não afetar a usabilidade do seu site em outros países. Assim, seu site torna-se internacionalmente acessível e rápido.

Escolha um tema otimizado para SEO

Sabia que até a escolha do tema deve ser feita com atenção? Isso porque alguns modelos prontos, gratuitos ou premium disponíveis no WordPress, possuem plugins e scripts ruins, que atrapalham as estratégias de SEO.

Por esse motivo, tenha cuidado ao escolher o melhor! Embora seja divertido procurar e personalizar o tema ideal, a seleção errada pode prejudicar o desempenho do site.

Use plugins importantes para performance e seo

Como o WordPress é SEO-friendly, há uma série de plugins disponibilizados pelo CMS, gratuitos ou não, indicados para melhorar a performance da sua plataforma como um todo.

Os de armazenamento em cache, por exemplo, não podem faltar. Eles guardam todos os dados do site, que podem ser utilizados novamente em futuros acessos.

Mas, o que isso quer dizer?

Quando você acessa um site pela primeira vez, seja no celular ou no desktop, em alguns casos, ele pode demorar um pouco mais para carregar. Faça o teste: entre na mesma URL outras vezes. Você vai perceber que o carregamento será muito mais rápido. Isso acontece porque todas as informações foram guardadas no seu navegador a partir do primeiro acesso.

Mas, isso só acontece quando seu site possui plugins de cache. Eles auxiliam a navegação do usuário e melhoram a velocidade de carregamento, um dos principais fatores de ranqueamento do Google.

A frente, preparamos uma lista de plugins importantes para completar o seu SEO no WordPress.

Ajuste os links permanentes

Quando usamos o WordPress como CMS, ele entrega um formato de URL que não é indicado para os padrões de SEO. Eles costumam conter números e caracteres que atrapalham o ranqueamento das páginas. O ideal é que as URLs tenham sempre palavras-chave do seu nicho.

Essa configuração pode ser ajustada! Basta acessar o menu “Configurações” e, em seguida, “Links permanentes”. As principais recomendações que o CMS indica são:

  • Dia e nome
  • Mês e nome
  • Numérica
  • Nome do post
  • Estrutura personalizada

As duas últimas opções são as melhores em se tratando de SEO.

Verifique a visibilidade das páginas

Seu site precisa estar totalmente aberto para que os buscadores consigam rastreá-lo e, então, ranqueá-lo conforme sua relevância.

Antes mesmo do lançamento, acesse “Leitura”, em configurações, e verifique a “Visibilidade nos mecanismos de busca”. Veja se ele está visível ou não. Basta desmarcar a opção para deixar todo o site indexável.

Otimize todas as imagens

A otimização de imagens é um dos principais pontos de atenção em SEO. Caso sejam muito grandes (com 1 MB ou mais), pode ter certeza: elas vão atrapalhar o carregamento do site.

Portanto, prefira as menores, em KB ao invés de MB, no formato JPG ou Webp. Nunca use imagens em PNG! Elas são as mais pesadas.

O bom é que você pode otimizar tudo antes de upar no site ou usar plugins que reduzem o tamanho após o upload.

Use lazy load

O lazy load é uma técnica de carregamento de páginas. Você já deve ter notado que, ao entrar na Amazon, os produtos aparecem conforme o rolamento do mouse, certo? Esse é o lazy load!

Há duas opções: ele pode exibir arquivos mais pesados apenas após toda a página carregar, ou quando estiver no campo de visão do usuário.

Teste a velocidade do site

Quando o site estiver no ar, meça sua velocidade de tempos em tempos, com auxílio do PageSpeed Insights. Essa é uma maneira de verificar se as páginas estão carregando rápido ou não. Em casos afirmativos, será preciso investigar o que está acontecendo. Se precisar de ajuda, conte com uma consultoria de SEO!

Mantenha uma rotina de análise

Para fazer SEO corretamente no dia a dia, saiba que as análises não podem faltar. Elas vão te ajudar a manter o bom ranqueamento do site no Google e em outros buscadores.

Nesse caso, vale usar o Google Search Console, Google Analytics e o Bing Webmasters, para entender como anda o desempenho do site. Elas verificam dados importantes, como performance das páginas, páginas mais acessadas, total de visitantes, tempo médio que eles ficam no site e muito mais.

A partir deles, cabe a você fazer a melhor análise para entender o que pode ser melhorado.

Ferramentas de seo para wordPress

Plugin de SEO para WordPress

Os plugins de SEO são essenciais. Com eles, é possível realizar uma série de melhorias no seu site! Os mais conhecidos são:

Ambos tem a mesma função: melhorar todos os aspectos mais importantes relacionados a SEO. A escolha do ideal fica a seu critério. Ambos possuem versões gratuitas.

Plugin de cache

Plugin de Imagens

Plugin de lazy load

Plugin de CDN

Como adicionar plugins no WordPress?

No painel principal, verifique o menu esquerdo e procure por “Plugins” ou “Ferramentas”. Ao acessar, você verá uma série de opções. Então, é só adicionar o que você preferir.

Ufa! Depois desse manual completo, você tem tudo para bombar seu site nos mecanismos de busca. Ainda precisa de ajuda? Então chegou a hora de conversar com os especialistas da Blast. Marque seu call conosco. 🤩


Compartilhe