pessoa anotando dicas para fazer seo no wordpress

[GUIA] SEO para WordPress: TU-DO o que você precisa saber para otimizar sites

  • SEO
  • 16/11/2022
Compartilhe

Sabia que você pode melhorar os resultados do seu site em WordPress com SEO? Pois é! Esse é o melhor CMS para quem quer investir em estratégias de SEO da maneira certa, com muito mais facilidade. Até os mais iniciantes vão se sentir em casa na plataforma.

O WordPress é considerado SEO-friendly, ou seja, responsivos a esse tipo de técnica. Logo, é ideal, inclusive, para quem está começando!

A seguir, você confere um guia completo, com tudo o que você precisa saber sobre WordPress SEO. Descubra como começar do zero, as melhores estratégias e plugins para a plataforma.

O que é WordPress?

WordPress é uma plataforma de código aberto para criação de sites. Seu diferencial é que você pode criar o seu, sem necessidade de conhecimento técnico.

O legal da ferramenta é que ela é simples de usar e possui recursos para você conseguir desenvolver domínios incríveis, desde blogs pessoais a lojas virtuais, e todos os tipos de sites intermediários.

O WordPress oferece aos usuários flexibilidade, já que é possível personalizar a aparência, todas as funcionalidades disponíveis e o conteúdo.

Existem muitos temas e plugins personalizáveis, além de muitas opções para hospedagem e suporte.

Sabe o melhor? Essa é uma ferramenta gratuita!

O que é SEO para WordPress?

O SEO (Search Engine Optimization) é uma parte importante da criação de um site com o WordPress.

Essa técnica de marketing tem como intuito otimizar sites para os motores de busca e, assim, garantir que domínios obtenham o melhor posicionamento nos resultados de pesquisa.

Quando está bem ranqueado, na primeira página, sobretudo nas primeiras posições, o tráfgo aumenta e mais clientes em potencial conhecem sua marca.

O SEO envolve uma série de estratégias que o WordPress consegue comportar, visto que a plataforma é amigável para técnicas de otimização. É por isso que a ferramenta é uma das mais recomendadas!

A seguir, vamos te ensinar a fazer SEO para WordPress. A seguir, você confere um guia definitivo sobre como otimizar o seu site.

Primeiros passos e técnicas de SEO básicas

Pesquisa e escolha de palavras-chave

Todas as páginas do seu domínio precisam ter uma palavra-chave principal. Elas são as grandes responsáveis por atrair o público certo e gerar tráfego por todo o site.

Alguns termos são mais relevantes e buscados mensalmente do que outros, sabia? Por isso, é preciso ter atenção ao que o usuário está buscando e como ele faz sua pesquisa nos motores de busca.

Essa ação é válida não só para os conteúdos de blog, mas para o seu site como um todo. Cada página deve ter sua respectiva palavra-chave. Para escolher as melhores, monitore seus concorrentes e utilize ferramentas, como ChatSEO, SemRush e Ubersuggest.

Sugestão de palavras-chave no ChatSEO

Links internos e externos

Os links internos e externos são muito importantes para a geração de autoridade no seu site.

Segundo as diretrizes do Google, a autoridade é um dos principais fatores de ranqueamento. Ela está atrelada ao quanto o site é especialista num assunto e o quanto é referenciado em outras redes.

Uma boa estrutura de links garantirá que suas páginas ganhem relevância, conforme são linkadas internamente.

Além da estratégia interna, os links externos também são extremamente importantes para o seu site. Nesse caso, é muito importante investir nas estratégias de link building.

Foque em backlinks de qualidade, provenientes de sites com autoridade e relacionados ao que você oferece.

Otimização dos snippets

Snippet é aquele pequeno bloco de título, descrição e link que aparece na SERP, após sua pesquisa.

rich snippet de evento

Eles são conhecidos como meta description, ou meta descrição, e meta title, ou meta título.

Embora não influenciem o posicionamento das suas páginas, eles são um grande atrativo ao usuário. Quando estruturados de maneira chamativa, pode ter certeza que o público vai clicar no seu link.

As meta descriptions devem ter até 150 caracteres. Já os meta títulos têm, em média, até 60 caracteres. Evite ultrapassar esse tamanho para o Google não cortar informações.

Títulos chamativos e atraentes

A reescrita dos títulos do seu site faz parte das principais dicas básicas de SEO. É muito importante que eles não sejam longos, mas curtos e objetivos. Não se esqueça de adicionar a palavra-chave principal nele!

Conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo é considerada a uma das base do SEO, sabia? É a partir dele que você consegue atrair ainda mais visitantes para o seu site, visto que, na internet, as pessoas sempre estão buscando respostas para suas dúvidas e necessidades.

Portanto, faça auditorias de conteúdo com frequência para garantir que o que você publica no seu site está de acordo com o que potenciais clientes estão buscando.

Além disso, cada produção deve ter uma palavra-chave principal. Para evitar práticas de black hat, como o keyword stuffing, use termos semanticamente correlatos e sinônimos.

É muito importante que você crie um estilo de conteúdo próprio. Nada de copiar textos – o plágio é outra prática nociva. A escrita de artigos deve ser feita por você, ou por um redator experiente.

Mescle o blog com artigos informativos, dicas, tutoriais e outros temas que achar relevante.

Alt text nas imagens

A otimização de imagem é outro fator importante relacionado às técnicas de SEO. Após fazer o upload, você verá uma caixinha “Texto alternativo” na galeria do WordPress.

Alt text no WordPress

O alt text, também chamado de texto alternativo, é um recurso que informa ao Google e aos leitores de tela (deficientes visuais) o que é aquela imagem. Portanto, seja descritivo.

São muitos detalhes para estar atento, não acha? Fale com a gente para melhorar sua estratégia de SEO para os motores de busca! Conte com quem realmente entende do assunto para fortalecer seu posicionamento digital. É só mandar sua mensagem para gente. 🤩

Dicas técnicas e avançadas para otimização passo a passo

A primeira parte do guia de SEO para WordPress você já pegou. As dicas acima são as mais fáceis, que podem ser executadas até por quem ainda não entende muito bem sobre otimização.

Agora, a seguir, você confere algumas configurações de SEO importantes para assegurar que seu domínio seja realmente amigável e facilmente encontrado em sites de busca.

Escolha um provedor de hospedagem compatível com WordPress

O provedor de hospedagem, ou host, é um servidor para sites. Ele é essencial para qualquer novo domínio, pois armazena todos os dados e informações essenciais para o funcionamento pleno do seu site. Mas, não só isso.

O host está relacionado também a performance: esse tipo de provedor melhora o tempo de carregamento, backup de dados, além de garantir a segurança da plataforma contra qualquer ameaça. Tudo isso faz com que seu site ofereça a melhor experiência ao usuário.

Em se tratando dos WordPress-friendly, o próprio site indica o Bluehost, DreamHost e o SiteGround. Mas, se preferir, há outros provedores disponíveis online.

Use redes de entrega de conteúdo (CDN)

O CDN é uma rede de servidores interligados e distribuídos ao redor do mundo, responsável por entregar o conteúdo de diferentes sites a todos os lugares possíveis, sem afetar o desempenho e performance dos usuários mais distantes.

Vamos supor que você está criando um e-commerce na Alemanha. Quando estiver online, ele poderá ser acessado em todos os lugares, inclusive fora do seu país. Mas, para garantir que clientes brasileiros consigam visualizar seu conteúdo, produtos e serviços, com a mesma rapidez, você precisa ter um CDN.

As redes vão se interconectar de modo a não afetar a usabilidade do seu site em outros países. Assim, seu site torna-se internacionalmente acessível e rápido.

Escolha um tema responsivo para SEO

Sabia que até a escolha do tema deve ser feita com atenção? Isso porque alguns modelos prontos, gratuitos ou premium disponíveis no WordPress, possuem plugins e scripts ruins, que atrapalham as estratégias de SEO.

Por esse motivo, tenha cuidado ao escolher o melhor! Embora seja divertido procurar e personalizar o modelo ideal, a seleção errada pode prejudicar o desempenho do site.

Tenha atenção: escolha um tema amigável, que suporte as técnicas de SEO para mecanismo de busca.

Use plugins importantes para performance e SEO

Como o WordPress é SEO-friendly, há uma série de plugins disponibilizados pelo CMS, gratuitos ou não, indicados para melhorar a performance da sua plataforma como um todo.

Os de armazenamento em cache, por exemplo, não podem faltar. Eles guardam todos os dados do site, que podem ser utilizados novamente em futuros acessos.

Mas, o que isso quer dizer?

Quando você acessa um site pela primeira vez, seja no celular ou no desktop, em alguns casos, ele pode demorar um pouco mais para carregar. Faça o teste: entre na mesma URL outras vezes. Você vai perceber que o carregamento será muito mais rápido. Isso acontece porque todas as informações foram guardadas no seu navegador a partir do primeiro acesso.

Mas, isso só acontece quando seu site possui plugins de cache. Eles auxiliam a navegação do usuário e melhoram a velocidade de carregamento, um dos principais fatores de ranqueamento do Google.

A frente, preparamos uma lista de plugins importantes para completar o seu SEO no WordPress.

Ajuste os links permanentes

Quando usamos o WordPress como CMS, ele entrega um formato de URL que não é indicado para os padrões de SEO. Eles costumam conter números e caracteres que atrapalham o ranqueamento das páginas. O ideal é que as URLs tenham sempre palavras-chave do seu nicho.

Essa configuração pode ser ajustada! Basta acessar o menu “Configurações” e, em seguida, “Links permanentes”. As principais recomendações que o CMS indica são:

  • Dia e nome
  • Mês e nome
  • Numérica
  • Nome do post
  • Estrutura personalizada

As duas últimas opções são as melhores em se tratando de SEO.

Verifique a visibilidade das páginas

Seu site precisa estar totalmente aberto para que os buscadores consigam rastreá-lo e, então, ranqueá-lo conforme sua relevância.

Antes mesmo do lançamento, acesse “Leitura”, em configurações, e verifique a “Visibilidade nos mecanismos de busca”. Veja se ele está visível ou não. Basta desmarcar a opção para deixar todo o site indexável.

Otimize todas as imagens

A otimização de imagens é um dos principais pontos de atenção em SEO. Caso sejam muito grandes (com 1 MB ou mais), pode ter certeza: elas vão atrapalhar o carregamento do site.

Portanto, prefira as menores, em KB ao invés de MB, no formato JPG ou Webp. Nunca use imagens em PNG! Elas são as mais pesadas.

O bom é que você pode otimizar tudo antes de upar no site ou usar plugins que reduzem o tamanho após o upload.

Use lazy load

O lazy load é uma técnica de carregamento de páginas. Você já deve ter notado que, ao entrar na Amazon, os produtos aparecem conforme o rolamento do mouse, certo? Esse é o lazy load!

Há duas opções: ele pode exibir arquivos mais pesados apenas após toda a página carregar, ou quando estiver no campo de visão do usuário.

Teste a velocidade do site

Quando o site estiver no ar, meça sua velocidade de tempos em tempos, com auxílio do PageSpeed Insights. Essa é uma maneira de verificar se as páginas estão carregando rápido ou não. Em casos afirmativos, será preciso investigar o que está acontecendo. Se precisar de ajuda, conte com uma consultoria de SEO!

Mantenha uma rotina de análise

Para fazer SEO corretamente no dia a dia, saiba que as análises não podem faltar. Elas vão te ajudar a manter o bom ranqueamento do site no Google e em outros buscadores.

Nesse caso, vale usar o Google Search Console, Google Analytics e o Bing Webmasters, para entender como anda o desempenho do site. Elas verificam dados importantes, como performance das páginas, páginas mais acessadas, total de visitantes, tempo médio que eles ficam no site e muito mais.

A partir deles, cabe a você fazer a melhor análise para entender o que pode ser melhorado.

Ferramentas de SEO para wordPress

“Qual é o melhor plugin para o meu site?”, você deve estar se perguntando. Saiba que não existe o melhor, mas o mais apropriado segundo suas estratégias. Conheça alguns dos principais:

Plugin de SEO para WordPress

Os plugins de SEO são essenciais. Com eles, é possível realizar uma série de melhorias no seu site! Os mais conhecidos são:

Ambos tem a mesma função: melhorar todos os aspectos mais importantes relacionados a SEO. A escolha do ideal fica a seu critério. Ambos possuem versões gratuitas.

Plugin de cache

Plugin de Imagens

Plugin de lazy load

Plugin de CDN

Como adicionar plugins no WordPress?

No painel principal, verifique o menu esquerdo e procure por “Plugins” ou “Ferramentas”. Ao acessar, você verá uma série de opções. Então, é só adicionar o que você preferir.

Ferramentas na barra do WordPres

Ufa! Depois desse guia definitivo, com todos os elementos básicos aos mais complexos, você tem tudo para bombar seu site nas ferramentas de busca.

Sâo muitos detalhes para prestar atenção! Por isso, não perca tempo e converse com os especialistas da Blast agora mesmo. Com um time especializado em SEO, você tem tempo para resolver outras pendências, enquanto nós cuidamos de todos os detalhes do seu site. Vamos ranquear no Google juntos?

Marque seu call conosco! Envie seu projeto, dúvidas e objetivos. Vamos desenvolver um plano exclusivo para a sua marca.


Compartilhe