ilustração pessoas comprando pelo celular

SEO para Black Friday: 8 dicas infalíveis para aumentar suas vendas

  • SEO
  • 05/11/2022
Compartilhe

E aí, seu e-commerce já está preparado para a Black Friday? Se você ainda não organizou seu site para receber dezenas de visitantes, saiba que ainda dá tempo de aplicar estratégias de SEO e bombar. As expectativas são as melhores!

Planeje-se e fique com a gente. A seguir, confira implementações básicas de SEO para Black Friday. Elas vão impulsionar seu comércio no mundo digital e te ajudar a obter resultados surpreendentes.

1. Estratégia de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave consiste na busca por termos com alto volume de pesquisa que façam sentido para o seu negócio. Para descobrir quais são as melhores, você pode acessar seu Google Analytics e verificar quais palavras geraram mais tráfego e conversão no período da Black Friday no ano anterior.

Elas são as mais relevantes para o seu negócio, por isso não podem faltar na sua estratégia desse ano.

Em outra ferramenta, Google Trends, verifique o volume de buscas atual de cada uma, bem como de outros produtos ou serviços que seu e-commerce vende. Veja quais estão aumentando em número de pesquisas e inclua na sua lista.

O ideal é relacioná-las ao termo “Black Friday”, e outros que costumam se destacar nesse período, como “entrega”, “desconto”, “cupom” e “oferta”. Assim, você decide quais combinações serão assertivas.

comparativo no google trends mostra busca de palavras-chave para seo para black friday

No caso acima, por exemplo, é possível verificar que a procura por “notebook promoção” é maior que “notebook black friday”. Portanto, o ideal é investir na primeira combinação.

As palavras-chave podem ser utilizadas em:

  • Nomes dos produtos
  • Descrição do produto
  • Nome da categoria
  • Meta title
  • Meta description

Ainda no Google Trends, também é possível encontrar assuntos relacionados ao termo que você pesquisou, para garantir ainda mais assertividade na estratégia.

pesquisa no google trends para seo para e-commerce na black friday

2. Black Friday em todos os termos

Durante o mês de novembro as buscas pelo termo “Black Friday” no Google e em outros buscadores aumentam. Portanto, vale a pena adicioná-la nos nomes de produtos, categorias e até ao nome da sua marca. Nesse caso, a palavra também pode ser usada em:

  • Heading tags (H1, H2, H3…)
  • Meta title e meta description
  • Descrições de produtos
  • Conteúdos para blog

3. Landing page de black friday

Datas importantes e sazonais merecem uma landing page única. Ela pode servir como um catálogo para todo o site ou para capturar informações sobre seus leads, por exemplo.

landing page black friday arezzo

O mais importante é que essa página seja perene e única. Isso porque, conforme o passar dos anos, a landing pode ganhar cada vez mais relevância e backlinks de outros sites. E, você não quer repetir as mesmas estratégias de SEO todos os anos para novas páginas, não é mesmo?

Nesse caso, basta apenas mudar o texto da landing page. Troque o ano e adicione informações e ofertas relevantes para o usuário.

Fica a dica: não coloque adicione o ano na URL! Nada de /black-friday-2022/. Prefira apenas /black-friday/. É mais fácil organizar Caso contrário, será necessário usar redirecionamento 301.

4. Conteúdos sazonais

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais adotadas atualmente. E, em se tratando de SEO para Black Friday, ele não pode faltar.

Nessa época, a dica é criar conteúdos compartilháveis, que ajudem o consumidor a se preparar para a data e garantir o melhor produto. É possível criar guia de presentes, principais tendências, o que vale a pena comprar, e muito mais.

O mais legal do marketing de conteúdo é que ele não se limita aos blogs. Você pode criar conteúdo para redes sociais ou e-email marketing. Infográficos e vídeos também são outras duas apostas relevantes.

5. Conteúdos para redes sociais

E por falar em vídeo… que tal usar o TikTok para melhorar as vendas nesse ano? Uma pesquisa feita pela Opinion Box mostra que 58% dos usuários da rede vizinha descobrem novas marcas e produtos na própria plataforma.

Aliás, a rede está se tornando um dos principais buscadores para os jovens da geração Z. O Google divulgou que 40% desses usuários tiram suas dúvidas no TikTok e Instagram, ao invés do próprio Google.

Se sua marca vende produtos ou serviços para pessoas dessa geração, o ideal é focar na criação de conteúdo para essa plataforma. Por lá, você também pode usar SEO!

Sabe aquela estratégia de palavras-chave citadas lá no início? Pois é! Elas podem ser usadas aqui também, desde que se relacionem com seu conteúdo. Você deve usar os termos escolhidos na própria fala, no texto do vídeo, legendas, hashtags e legendas ocultas automatizadas:

seo para black friday no tiktok

Veja que, ao buscar “Black Friday 2022”, o termo aparece nos textos dos vídeos e nas hashtags dos primeiros resultados da busca.

6. dados estruturados para produtos ou serviços

Os dados estruturados são grandes parceiros para o seu site e para uma boa experiência do usuário. No caso de produtos, vale adicionar preço e avaliação, para que os usuários saibam, de antemão, se o que estão buscando realmente vale a pena.

dado estruturado na SERP do Google

Dados indicam que os dados estruturados aumentam a taxa de cliques em até 20%, como aconteceu com a marca StyleCraze, case de sucesso reconhecido pelo Google. A marca melhorou o CTR do site em 1,2 vez após a implementação.

Esse é apenas um dos recursos que o motor de busca disponibiliza para melhorar a experiência do consumidor e atrair mais cliques!

7. Velocidade da página

Pensando na experiência do usuário, a velocidade da página faz toda a diferença. Se não for otimizada, pode ter certeza que o usuário vai abandoná-la sem pensar duas vezes. Tanto é que, 40% dos consumidores não esperam mais do que três segundos, segundo pesquisa feita pela Akamal, com a Forrester Consultir. Se seu e-commerce não carrega, eles vão sair da página e procurar pelo seu concorrente.

Portanto, verifique qual é a velocidade atual com o PageSpeed Test e quais as melhorias apontadas pela plataforma.

8. experiência mobile

Outra pesquisa, dessa vez realizada pela Rakuten Advertising, mostrou que em 2021, 60% dos cliques e 50% das conversões durante a Black Friday foram realizadas em mobile.

Garantir que sua página é acessível através dos dispositivos móveis é a melhor maneira de assegurar uma experiência completa ao usuário, ao invés de diminuir sua receita. Seu e-commerce deve ser rápido e responsivo a todos os aparelhos.

Ainda dá tempo de colocar nossas dicas de SEO para Black Friday em prática! Não se esqueça:

  • Organize uma lista de palavras-chave;
  • Adicione termos importantes, como “Black Friday” nos títulos, descrições e conteúdos;
  • Crie uma landing page atemporal para utilizar todos os anos;
  • Produza conteúdo sazonal e compartilhável;
  • Foque na produção de conteúdos para redes sociais;
  • Inclua dados estruturados em todos os produtos;
  • Melhore a velocidade da página;
  • Garanta que seu site é responsivo em mobile.

Inclua todos esses itens na sua agenda e, se precisar de um time especializado em SEO e performance, conte com a Agência Blast. 😉


Compartilhe