pessoa fazendo pesquisa de palavra-chave

Aprenda como escolher palavras-chave para o seu site em 6 passos

  • SEO
  • 16/02/2023
Compartilhe

Escolher palavras-chave é uma das partes mais importante do planejamento de SEO. Elas são usadas para direcionar o tráfego para o seu site e ajudar o público a encontrar o conteúdo que procura. Mas, além disso, a escolha dos termos corretos pode ajudar o seu site a alcançar o topo dos resultados de pesquisa.

Por isso, aprender como escolher palavras-chave deve ser um dos primeiros aprendizados de todo iniciante em SEO.

Não pense que elas são adicionadas apenas na produção de conteúdo – pelo contrário. Todas as páginas do seu site podem se beneficiar com a estratégia. Ao escolher o termo ideal para cada uma, as chances de ranquearem melhor, frente aos concorrentes, aumenta!

Pode parecer mágica, mas é tudo uma questão de estratégia, planejamento e um bom trabalho de otimização.

Por que a pesquisa de palavras-chave é tão importante?

Pesquisar palavras-chave é essencial para otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa, como Google, Bing, Yahoo e até YouTube.

Vamos supor que você tem um site sobre culinária asiática e quer aparecer se posicionar melhor. Para isso acontecer, é muito importante que você saiba quais são os termos que seu público mais utiliza para encontrar receitas. Afinal, se a comunicação for diferente da que os usuários estão acostumados, seu domínio nunca será encontrado.

Niara sugerindo palavras-chave no ChatSEO

As palavras-chave certas ajudam seu site a se conectar com o público certo. Elas direcionam o tráfego ideal para o domínio e ajudam seus conteúdos a obterem classificações mais altas nos resultados de pesquisa. Em consequência, você tem mais chances de atrair visitantes qualificados e aumentar o número de conversões.

Mas, não pense que qualquer termo serve. Existe um passo a passo, uma pesquisa sobre como escolher palavras-chave que você não pode deixar de lado na hora de montar sua estratégia.

O que devo considerar?

Quando você estiver definindo as palavras que farão parte do seu domínio, há alguns fatores importantes a serem considerados.

Primeiro, verifique se as palavras-chave escolhidas são realmente relevantes para o seu conteúdo. Isso ajudará o seu site a obter classificações mais altas nos mecanismos de busca. Além disso, verifique quais são consistentes, segundo a linguagem usada pelo seu público-alvo. Isso ajudará o seu site a se conectar com o público ideal.

Como escolher palavras-chave passo a passo

Existem alguns passos simples que você pode seguir para encontrar palavras-chave relevantes para o seu nicho de atuação. Vamos te ajudar!

1. Faça uma pesquisa inicial

Para começar o processo de busca e escolha, verifique como o público se comunica para encontrar conteúdos e como a concorrência se comunica com clientes em potencial.

Você pode fazer isso pesquisando por termo-chave nas plataformas de mídia social, fóruns online e nos mecanismos de pesquisa.

Depois de descobrir quais palavras o seu público está usando, verifique o que a concorrência está fazendo. Isso vai te ajudar a determinar quais são realmente relevantes para o seu site e para suas estratégias de criação de conteúdo, e devem ser priorizadas.

Algumas ferramentas podem te ajudar na busca por palavras-chave, como:

  • ChatSEO
  • Google Keyword Planner
  • SemRush
  • Ubersuggest
  • Answer the Public

2. Verifique a intenção de pesquisa

Cada palavra tem um tipo de intenção de pesquisa. O ideal é que você escolha termos variados, que apareçam durante toda a jornada de compras, no funil de vendas.

Elas são classificadas em:

  • Informacional: quando o usuário quer tirar alguma dúvida. Em geral, são utilizadas em blogposts;
  • Navegacional: são aquelas utilizadas quando os usuários querem encontrar uma página ou site em específico
  • Transacional: na etapa mais avançada do funil, quando o usuário tem uma noção maior sobre o que está procurando e deseja encontrar as melhores marcas ou serviços específicos
  • Comercial: por fim, quando o usuário deseja fechar um negócio ou comprar um produto, ou serviço

Saber qual é a intenção de busca do consumidor vai te ajudar a posicionar cada termo na página certa e ranquear melhor.

3. Verifique o volume de busca

O volume de busca (VB) é a quantidade de pesquisas que determinados termos recebem mensalmente. Diversas ferramentas conseguem mostrar não só a intenção, mas o VB. Esse detalhe é muito importante, porque demonstra se aquela palavra realmente é eficiente.

Um termo com zero pesquisas mensais não vale a pena ser trabalhado, concorda?

Quanto mais pesquisas, mais possíveis visitantes seu site poderá receber – desde que tudo esteja otimizado, conforme as boas práticas de SEO.

4. Considere a dificuldade da palavra-chave

A dificuldade considera o quão trabalhoso é posicionar com aquela palavra, ou seja, seu nível de competitividade. Algumas palavras são difíceis de ranquear, porque muitas marcas estão as utilizando.

Por isso, vale ser específico. Quanto maior for a palavra-chave, menor é sua dificuldade de ranqueamento. Vale ressaltar que alguns termos podem ter menos buscas mensais, já que eles são direcionados. Em compensação, por ser direcionado, o tráfego costuma vir qualificado, pois o usuário sabe o que ele quer.

5. dê preferências às palavras long tail

As chamadas palavras-chave long tail, ou cauda longa, são as mais específicas. Além delas, também existem as short tail, ou cauda curta, mais amplas e menos específicas. Elas são utilizadas por quem ainda está no início da jornada, mas não sabe ao certo para onde ir.

Veja: “marketing digital”, é um termo extremamente amplo. O usuário pode encontrar resultados sobre os mais diversos assuntos que permeiam o tema. Mas, “como começar no marketing digital do zero” é muito mais específico. No segundo caso, o usuário sabe o que quer encontrar.

6. Organize os termos em uma planilha

Todo profissional de SEO trabalha com planilhas. Crie uma para definir quais serão os termos trabalhados no seu site, quais palavras aparecerão em cada página e de quê maneira. Se você quiser investir na produção de conteúdo, o ideal é ter uma aba apenas com briefings bem delineados para os redatores do site.

Hora da otimização!

Depois de horas de pesquisa e organização, chegou a hora de otimizar seu site. O ideal é que as palavras apareçam nas áreas mais importantes, como:

  • Heading tags
  • Meta title e meta description
  • URL
  • Legendas
  • Alt text

Mas, cuidado com o keyword stuffing, uma tática de black hat mal vista e penalizada pelo Google. Para não encher seus artigos ou o próprio site com apenas uma palavra-chave, abra espaço para termos semanticamente relacionados e sinônimos. Essa é uma maneira de enriquecer o conteúdo e oferecer uma experiência ainda melhor ao usuário.

Dica

Precisa clusterizar as palavras-chave ou agrupar de acordo com a intenção de busca, o ChatSEO faz isso em segundos!

Basta colocar a lista de palavras e pedir para a Niara clusterizar. Veja abaixo:

Niara clusterizando termos via ChatSEO

É máximo, né? Já bota nos seus favoritos para utilizar em seus projetos de SEO! 🤩


Compartilhe