SEO

O que é Black Hat SEO e White Hat SEO?

  • SEO
  • 24/01/2023
Compartilhe

Quem ainda está começando a lidar com SEO precisa estar atento às boas práticas exigidas por cada mecanismo de busca. O Black Hat SEO e o White Hat SEO são técnicas de otimização que podem ser usadas para aumentar o tráfego de um site.

Esses termos não podem faltar no seu glossário! Eles abrangem práticas boas (White Hat), que você deve seguir, e ruins (Black Hat), que nunca devem ser cogitadas. Apesar de prometerem resultados promissores à primeira vista, seu site será penalizado e, em alguns casos, banido do Google e outros buscadores.

Portanto, atenção! A seguir, conheça a fundo cada um desses termos e principais práticas.

O que é Black Hat SEO?

O Black Hat SEO inclui técnicas de manipulação que burlam os resultados de pesquisa, para que o site se classifique melhor nos resultados da pesquisa.

O nome Black Hat e White Hat SEO são derivados dos antigos filmes de faroeste, em que os vilões eram representados pelos personagens com chapéus pretos e os mocinhos, com chapéus brancos.

É comum que, quem venda práticas ruins, garanta que o cliente verá seu site crescer rapidamente e se posicionar na primeira página do Google. E, de fato, isso pode acontecer. Mas, é apenas uma questão de tempo até os robôs do mecanismo descobrirem que você está descumprindo as regras.

Como o Google reage às táticas de Black Hat?

O Google, assim como outros mecanismos de busca, estão atentos ao que você está fazendo no seu site. A otimização de sites deve ser feita de forma limpa, como as diretrizes dos motores informam.

Contudo, quando as táticas de Black Hat são descobertas, o Google pode penalizar o site, com:

  • Perda de posições nos resultados de pesquisa
  • Dificuldade para indexação e ranqueamento
  • Remoção da página e/ou domínio da SERP
  • E até banimento do site (quem lembra do banimento da Decolar?)

Grandes marcas já sofreram com penalizações derivadas das táticas “chapéu preto”, sabia? Decolar, eBay e até a BMW fazem parte da lista de sites que receberam punições do Google.

Técnicas de Black Hat para evitar

Afinal, o que vai contra as diretrizes dos mecanismos de busca? Confira exemplos de técnicas que você precisa evitar, a fim de garantir uma experiência melhor aos seus usuários:

Keyword stuffing

O keyword stuffing é uma das práticas de Black Hat mais antigas. Nesse caso, o usuário repete a mesma palavra-chave no texto diversas vezes – daí o nome “stuffing”.

repetição de palavras-chave em texto

Links ocultos

Como o nome sugere, nesse caso, os links ficam escondidos nas páginas. Nesse caso, é comum que proprietários adicionem URLs sem sentido insistentemente em diferentes páginas do site.

Essa estratégia de links pode causar punições severas ao domínio.

Unrelated keywords

Essa prática é reconhecida pelo uso de termos incoerentes de alta relevância e conteúdo irrelevante, que não se relacionam ao conteúdo real da página.

Devido ao uso de palavras com alto volume de buscas, a página aparece no topo das pesquisas, mesmo que não tenha nada a ver com o que o site realmente aborda.

Blog spam

Sabe quando você tem um blog e, vez ou outra, recebe uma chuva de comentários aleatórios com links para outras páginas? Isso é o blog spam.

Muitos usuários usam a técnica para obter backlinks e aumentar a autoridade do domínio. Hoje, essa prática é penalizada e, para evitar trapaças, o Google mantém os comentários como nofollow, o que evita que a autoridade seja transferida de um site para o outro.

Cloaking

No cloaking, a página exibe um conteúdo diferente para os robôs e ao usuário. Isso faz com que os algoritmos leiam uma página falsa, considerada boa. E, mesmo apresentando baixa qualidade aos usuários, ela se mantém no topo das pesquisas – por pouco tempo.

Essa é uma das técnicas mais arriscadas. O cloaking pode fazer seu site ser banido dos motores de busca.

Doorway pages

É quando um site utiliza palavras-chave otimizadas, mas, ao ser acessada, redireciona o usuário a outra página – em geral, com conteúdos inapropriados ou fraudulentos.

Link farm

Também chamado de “fazenda de links”, o link farm é uma estratégia de cultivo de backlinks. De maneira fraudulenta, usuários criam diversas páginas e, em cada uma, adicionam links para um mesmo domínio principal, com o mesmo texto âncora.

O que é White Hat SEO?

As técnicas de White Hat SEO, ou “chapéu branco”, são o oposto do anterior. Elas estão autorizadas, pois são consideradas éticas e não violam as diretrizes dos mecanismos de busca.

As práticas respeitam todas as diretrizes do Google e garante bons resultados a longo prazo – e sem prazo de validade. Quanto mais investimento, maiores as chances do seu site melhorar o posicionamento, aumentar o número de acessos e de engajamento.

Contudo, é importante ressaltar quefazer SEOde forma ética exige trabalho contínuo. Isso porque o seu domínio vai competir com uma série de concorrentes para alcançar as primeiras posições.

5 Boas práticas de White Hat

1. Pesquisa de palavras-chave e termos correlatos

A produção de conteúdo exige uma boa pesquisa de palavras-chave. Lembre-se que elas precisam estar relacionadas ao que sua marca oferece e ao que o seu público-alvo está buscando.

Para evitar a recorrência do termo no artigo, procure sempre termos semanticamente correlatos e sinônimos. O ideal é que a densidade de palavras fique em torno de 1% a 3% (depende sempre, né).

Uma sugestão é usar o ChatSEO para encontrar palavras-chave com muito mais praticidade e rapidez. O melhor é que você pode testar a ferramenta para otimizar sua rotina. Teste aí. 😄

Niara sugerindo palavras-chave no ChatSEO

2. Criação de conteúdo original

Plágio também é outra tática de Black Hat. Embora nenhum conteúdo seja 100% original, a cópia escancarada de conteúdos pode penalizar seu site.

As diretrizes do Google recomendam a criação de conteúdo de qualidade, de acordo com as necessidades do seu público-alvo.

Portanto, faça uma boa pesquisa de termos, alinhada as suas estratégias de marketing de conteúdo. Então, elenque os temas mais relevantes e crie artigos escritos com as suas próprias palavras. Nada de CTRL+C + CTRL+V!

3. Link building

O link building é uma das práticas de White Hat SEO capazes de:

  • Melhorar sua autoridade
  • Melhorar seu posicionamento
  • Aumentar o tráfego

Aqui, sites conquistam backlinks naturais através de uma estratégia limpa. É comum que alguns domínios façam a troca de links, guest posts ou invistam em atividades relacionadas a relações públicas. Tudo isso de forma ética e justa! Já pensou?

Faça parceria com sites que se relacionem ao seu nicho para construir esquemas de links eficientes. Você verá resultados incríveis!

4. Foco no meta title e na meta description

Embora não sejam fatores de ranqueamento, a correta otimização do meta título e da meta descrição podem te ajudar a atrair cliques. Esses elementos são exibidos na SERP e, quando escritos de maneira atraente, conseguem fisgar mais usuários.

resultados da busca filme de terror no Google

Qual desses resultados chama mais a sua atenção?

Portanto, quando estiver otimizando seu site para os motores de busca, não negligencie esse detalhe tão relevante!

5. Leia as diretrizes de qualidade do Google

A melhor maneira de evitar táticas de Black Hat é lendo as diretrizes do principal mecanismo de pesquisa do mundo. O Google possui um conteúdo extenso, no qual denota as principais técnicas e táticas chapéu branco, que você pode seguir sem medo.

Essa é uma maneira assertiva de garantir que todos os seus conteúdos e seu site sejam construídos de modo justo e ético.

Gostou das dicas? Criar conteúdo de qualidade, seguindo os principais parâmetros exigidos pelo Google, Bing e outros buscadores é fácil – mas leva tempo. Não desista no meio do caminho. Pode ter certeza que você vai colher ótimos frutos a longo prazo!

Se você não tem tempo hábil para se dedicar a tarefas de otimização ou ainda tem dúvidas sobre as táticas de Black Hat, conte com os especialistas da Blast Marketing. Estamos aqui para facilitar seu dia a dia de trabalho.

Enquanto você cuida de outros parâmetros essenciais para o crescimento do seu site, nossos profissionais dão atenção redobrada ao SEO do seu domínio, para que tudo esteja em conformidade às diretrizes do Google – e você alcance a primeira página sem sofrer penalizações.

Conte com quem mais entende de SEO para garantir um melhor posicionamento, da maneira correta. Potencialize sua estratégia de marketing com a gente! Solicite um orçamento, contando sobre seu projeto e metas. Vamos garantir que todos os resultados esperados sejam alcançados com qualidade. 😉


Compartilhe