mulher fazendo pesquisa na internet

Palavra-chave no domínio pode ser prejudicial para o sucesso de sua marca

  • SEO
  • 22/02/2023
Compartilhe

Essa era uma pratica muito utilizada pelos SEOs. Eles escolhiam domínios pensando na palavra-chave do setor. Por exemplo, quem vende chocolates, seria ótimo ter um domínio www.chocolates.com.br para ficar bem  posicionado para o termo principal de sua área.

Porém, em um tópico do Reddit, John Muller, do Google, informou que esta é uma prática que prejudica o sucesso a longo prazo de sua marca.

Veja a frase de Mueller na íntegra:

“I’m not a fan of keyword-keyword domains, but YMMV. Random thoughts:

everyone thinks you’re a spammer

changing business focus, or even expanding, is harder

you have no brand name, there’s nothing that people can search for which “obviously” should show your site. You’re always competing, you’re not building value with long-term users.”

Ou seja, segundo ele:

  • Esse tipo domínio pode ser confundido com spam
  • É mais difícil mudar o foco, expandir a marca
  • Sem um nome, também é complicado ser encontrado pelos usuários
  • É uma competição constante, que não agrega valor a ninguém (nem à marca, nem aos usuários). As pessoas não vão lembrar (ou nem saber) o nome da sua marca.

1. Spam

Spam é considerado uma prática de black hat pelo Google, pois representa uma maneira de manipular as classificações.

Segundo o buscador, o spam representa:

“Comportamentos e táticas que podem levar a uma classificação mais baixa ou fazer com que o conteúdo não apareça nos resultados da Pesquisa Google”.

Os robôs do mecanismo de pesquisa estão atentos a todas as possíveis movimentações de black hat. Usar a principal palavra-chave relacionada à sua empresa pode acarretar penalizações, como perda de posicionamento ou remoção da página dos resultados de busca, por exemplo.

Isso acontece porque, não só os robôs estão atentos a como seu domínio está estruturado, mas à experiência do usuário. Sites com termos-chave são pouco profissionais e, em primeiro momento, podem até atrair uma boa quantidade de cliques. Mas, conforme o passar do tempo, será difícil manter o sucesso – como veremos a seguir.

2. Dificuldade de expansão

Vamos imaginar um empresário que começou a se dedicar ao seu e-commerce. Na hora de pensar no domínio, sem criatividade e por falta de tempo, ele decidiu por www.chocolates.com.br.

Conforme o passar do tempo, ele percebeu que outros doces, como chicletes e balas, começaram a ter um aumento no número de vendas online. Por isso, resolveu apostar no nicho também. Mas, diferentemente do que esperava, o número de conversões não cresceu.

Essa situação é muito frequente, pois à primeira vista, o domínio do site está enviesado e demonstra que ali, o usuário encontra apenas chocolates. E não só isso. Muitas pessoas podem não confiar na qualidade dos outros produtos oferecidos.

Ou seja: ao invés do crescimento em potencial, o domínio permanece estagnado, já que não não passa credibilidade o suficiente para a expansão do negócio.

3. Dificuldade em ser encontrado

Ter um nome de marca é importante por diversas razões. Primeiro, é fundamental para a empresa se destacar da concorrência.

Com um nome único, é possível criar identidade e memória de marca, o que ajuda a construir a lealdade dos clientes. Além disso, um nome bem escolhido pode ajudar a transmitir facilmente os valores da sua empresa, aprimorar a experiência do usuário, melhorar o reconhecimento e, em última instância, ajudar a impulsionar suas vendas.

Ao investir em um nome genérico, que não define o que sua empresa é ou faz, as chances de ser lembrado diminuem.

Sem contar que, a depender do termo escolhido, o negócio só aparece para pesquisas de topo de funil – o que é péssimo. Se ele quiser fechar uma transação, com certeza não lembrará de você e irá procurar por outro concorrente.

4. Competição contínua

Além de não ser encontrado para uma série de buscas de meio e fim de funil, a empresa terá esforço contínuo para ranquear bem no tráfego orgânico e no pago contra outras empresas.

Como os clientes não se lembram da marca, não há espaço para a fidelização. Ao invés de ter uma base fiel e consolidada que exige “menos esforços”, a otimização de entrega de marketing será redobrada e contínua.

Convencido que ter um domínio genérico não traz nenhum benefício a sua estratégia digital? Invista no que dá certo! Com os especialistas da Blast, seu sucesso está garantido.

Não perca tempo e saia na frente dos concorrentes! Entre em contato conosco e marque um call. Vem ser nosso próximo case de sucesso. 🤩


Compartilhe