homem segurando o celular falando com um chatbot de inteligência artificial

Saiba tudo sobre o Bard: novo chatbot do Google

Compartilhe

“Um próximo passo importante em nossa jornada de IA”, foi como Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, anunciou a nova ferramenta de inteligência artificial do Google, o Bard.

Através do blog do buscador, o CEO se mostrou entusiasmado ao revelar o chatbot ao público. Baseado em LaMDA, recursos de linguagem e conversação de última geração, e em todas as novas tecnologias de IA do Google, o objetivo é bater de frente (e superar) o ChatGPT, da Microsoft.

print do Bard, novo chatbot do Google

print do Bard, novo chatbot do Google

A divulgação aconteceu dois meses após a emissão do “código vermelho”, em que o Google classificou o ChatGPT como uma ameaça aos negócios da rede.

O que é Bard?

O Bard é uma ferramenta de inteligência artificial conversacional desenvolvida pelo Google. Considerada uma “válvula de escape para a criatividade e uma plataforma de lançamento para a curiosidade”, ela se baseia em informações disponíveis na web para “fornecer respostas novas e de alta qualidade para os usuários”.

Seguindo o mesmo estilo do ChatGPT e do ChatSEO, o intuito do recurso é responder qualquer dúvida, dor ou necessidade dos usuários. O Bard promete entregar respostas de alto nível, com qualidade e segurança, sobre diversos assuntos.

Como o chatbot vai funcionar?

Como ainda está em período de testes, não se sabe muito sobre a ferramenta. Mas, pelo que foi divulgado até então, basta que o usuário pergunte o que quiser. Segundo Pichai, a IA vai reunir insights até para aquelas perguntas que não têm uma resposta certa.

As respostas variam, de acordo com o nível de complexidade do questionamento feito pelo usuário.

Elas aparecem abaixo da barra de pesquisa, com uma informação descrita pela inteligência artificial. Além da resposta da IA, a ferramenta exibe uma série de páginas e perguntas de acompanhamento relacionadas ao tema da questão.

As respostas são totalmente confiáveis?

O Bard pode cometer erros – assim como qualquer outro recurso que utiliza inteligência artificial. No entanto, o CEO da Alphabet revelou que toda a equipe está se esforçando para que o lançamento seja de uma ferramenta livre de perigo ou desinformação.

Contudo, logo no anúncio e divulgação, a ferramenta cometeu uma gafe que, inclusive, impactou as ações da Alphabet em 8%. A empresa sofreu uma queda de 100 bilhões de dólares em valor de mercado.

No vídeo de apresentação, ao ser questionado “Que novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb posso contar ao meu filho de 9 anos?”, uma das respostas estava errada.

O Bard disse que o telescópio tirou as primeiras fotos de um planeta fora do sistema solar, quando, na verdade, segundo astrônomos, outro equipamento já havia feito isso, anos antes.

E a ferramenta é segura?

O Google pretende manter suas diretrizes de privacidade no Bard. Nela, serão exibidas apenas respostas claras, seguras e responsáveis, que não promovam discursos de ódio, violência ou perigo.

Como acessar o Bard?

O Bard ainda não está disponível, mas, ao que tudo indica, ele fará parte da página inicial do Google e da SERP, na exibição de resultados.

Na página inicial:

  • O botão “Estou com sorte” será substituído por um que da acesso ao chatbot
  • Um ícone do Bard vai ficar ao lado da pesquisa por voz e por imagem, na barra de pesquisa

Já nos resultados de busca, ao que tudo indica, ele vai aparecer no mesmo local onde hoje fica a posição zero. Os resultados orgânicos vão aparecer ainda mais para baixo.

Data de lançamento

De acordo com Sundar Pichai, o Bard será lançado nas próximas semanas para o público. Agora, ela está em período de testes.

Segundo o CEO serão combinados “feedbacks externos com nossos próprios testes internos para garantir que as respostas de Bard atendam a um alto padrão de qualidade, segurança e fundamentação em informações do mundo real”.

O mais legal é que, além desse recurso, o Google planeja mais 20 novos produtos baseados em inteligência artificial ainda esse ano. Lens, Maps e Tradutor são alguns dos que vão utilizar sistemas de IA.

Para não perder nenhum futuro lançamento, acompanhe todas as novidades sobre inteligência artificial ao redor do mundo blog da Niara. Fique por dentro de notícias, dicas e muito mais!


Compartilhe