menina fazendo pesquisa na internet

SEO, SEM e Google Ads: descubra as diferenças e potencialidades de cada um

  • SEO
  • 28/11/2022
Compartilhe

Dados do Google demonstram que a rede recebe cerca de 8,5 bilhões de pesquisas por dia. São usuários espalhados ao redor do mundo buscando marcas, produtos, serviços e tirando dúvidas sobre os mais variados assuntos.

Outra pesquisa, dessa vez feita pela Cuponation, durante o último trimestre de 2020, mostra que o Brasil é o segundo país que mais gerou tráfego no buscador.

Visto a grandeza da plataforma, ter um domínio próprio e conhecer os principais recursos da rede é essencial.

Muitas pessoas comentam sobre SEO, SEM e Google Ads. Você já conhecia esses termos? Eles vão te ajudar a obter os melhores resultados!

Continue com a gente e veja as diferenças entre cada um:

Diferença entre SEO, SEM e Google Ads

SEM (Search Engine Marketing)

O SEM, também chamado de marketing para mecanismos de busca, representa um conjunto de estratégias usado na otimização de sites para todos os buscadores online, como Google, Yahoo, Bing, dentre outros.

Ao todo, duas estratégias englobam a técnica: o SEO e os  links patrocinados. Juntos, ambos ajudam sites a aparecem nos resultados de pesquisas para os usuários.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO, conhecido como otimização para mecanismos de busca, é outro conjunto de estratégias que visam melhorar o posicionamento do seu site nos resultados do Google.

Através de técnicas e tendências aplicadas on e off-page, as chances do seu domínio subir posições frente ao concorrente aumentam. Mas, para dar certo, é preciso ter uma equipe especializada no tema!

Tipo de tráfego

No SEO, todo o tráfego gerado para o seu site é orgânico. Isso significa a empresa não precisa pagar por cliques ou impressões.

O melhor é que os acessos são feitos por um público qualificado, que realmente está buscando aquilo que você oferece. Se encontrarem um site otimizado, que preza pela experiência do usuário, as chances de fecharem negócio com a sua empresa são muito maiores.

Obtenção de resultados

Se você não está familiarizado com o tema, saiba que o SEO oferece resultados duradouros, mas a médio e longo prazo.

A indexação de cada conteúdo demora, pois os robôs do Google precisam escanear o seu e mais outras dezenas de conteúdos publicados diariamente. É só a partir do escaneamento e avaliação dos critérios de ranqueamento, que a plataforma decide em qual posição seu site vai ficar.

O trabalho nessa área é contínuo, por isso é tão importante ter um time especializado em SEO ou contratar uma agência terceirizada, ou uma consultoria de qualidade.

Alcance

Quando falamos em SEO, é comum que muitos apenas pensem que ele está atrelado ao Google. No entanto, saiba que a otimização reflete em todos os mecanismos de busca. Seu domínio aparece para todos os usuários, independentemente de qual buscador ele utiliza!

Custos

No SEO não há custos envolvidos, como no caso dos anúncios. Aqui, não é preciso pagar pelas palavras-chave e pela otimização das páginas.

Em contrapartida, por ser um nicho específico do marketing digital, vale contar com uma agência que entenda do assunto, como a Blast. 😉

Objetivos do SEO

Os principais objetivos da implementação do SEO em empresas são aumentar o tráfego qualificado e o número de conversões a longo prazo.

Recursos extras

Um dos grandes benefícios do SEO no Google é a possibilidade da inserção de recursos extras nos sites, os chamados dados estruturados. Eles são usados para melhorar a experiência do usuário, antes mesmo de ele acessá-lo.

Veja só:

resultado de pesquisa por televisão com dados estruturados

Nesse caso, o site usa o dado estruturado de “artigo”, para mostrar ao público o que o texto aborda, antes mesmo do usuário acessar a página.

Google Ads

O Google Ads é uma plataforma de criação de campanhas de anúncios online do Google. Aqui, os resultados aparecem antes dos resultados da pesquisa orgânica e após eles.

printscreen resultado google com anúncios

A principal diferença entre Google Ads e SEO é que os anúncios geram resultados rápidos. Isso acontece, porque eles não precisam esperar a indexação dos robôs da plataforma: após ganhar o leilão, o seu site aparece diretamente na primeira página, sem precisar competir com outros concorrentes pelo seu lugar.

Mas, assim como o SEO, os ads são montados a partir de uma pesquisa de palavras-chave eficiente. É preciso definir as com melhor qualidade, para aparecer aos usuários certos.

Tipo de tráfego

O Google Ads gera tráfego pago, ou seja, é sua empresa que está pagando por cada clique e impressão das páginas.

O legal é que, dependendo do tema, é possível segmentar as campanhas segundo o público-alvo, sexo, idade e local, por exemplo (além de outras segmentações que tornam o anúncio ainda mais específico).

Você também pode criar diferentes campanhas para cada novo produto ou serviço, e rodar testes com o objetivo de entender melhor o comportamento do usuário.

Obtenção de resultados

Devido à rapidez na indexação nos resultados de pesquisa, os anúncios geram resultado imediato. Por isso, o Google Ads é recomendado para quem precisa movimentar o caixa com urgência.

Alcance

A ferramenta do Google também possui grande alcance. Nela, é possível escolher em quais canais o anúncio será veiculado. Isso porque, além dos resultados de pesquisa, eles podem aparecer em formatos diferentes, em:

  • Blogs e sites de notícias parceiros
  • Google Shopping
  • Aplicativos disponíveis no Google Play
  • YouTube

Custos

Para ser exibido, é preciso vencer um leilão de palavras-chave com outros concorrentes. Então, ao verificar que o seu lance, a relevância da palavra e a qualidade dos anúncios são os melhores, o anúncio é lançado.

Além dos custos do leilão, é preciso pagar por cliques ou impressões.

Objetivos dos anúncios

Quem deseja aumentar o tráfego do site e o número de conversões deve investir nos anúncios. Ao aparecer entre os primeiros resultados, seu e-commerce, blog ou pequena empresa ganha destaque e resultados imediatos.

Mas, afinal, qual deles é o melhor investimento?

Como todo bom profissional de SEO diz: depende – a escolha deve ser feita de acordo com as metas e planejamento da sua empresa.

Saiba que ambos são complementares!

O SEO é ideal para planos a longo prazo, por isso, pode ser implementado antes dos anúncios, caso a empresa já tenha um bom número de vendas e queira ampliar o território. Caso contrário, vale começar pelos anúncios para melhorar a receita a curto prazo e, então, complementar com SEO.

Invista em estratégias de SEM hoje para potencializar os resultados da sua empresa!


Compartilhe