pessoa otimizando e-commerce

5 Benefícios da criação de sites otimizados

Compartilhe

Criar um site é um momento magnífico. É muito bom colocá-lo no ar e ver que tudo o que você esperava foi concretizado, em um domínio fora de série. Mas, imagine só, depois de tanto esforço, notar que ele não está recebendo cliques?

Quando falamos em criação de sites, é muito importante considerar a otimização deles. Sabia que ela é a grande responsável pela satisfação dos usuários?

A otimização consiste na aplicação de melhorias em prol do crescimento do seu domínio. A partir de determinadas táticas, é possível manter o site responsivo, rápido e rico em conteúdo de valor, a fim de fidelizar o público.

O melhor é que todo e qualquer endereço na web pode se beneficiar com a prática: e-commerces, freelancers, de agência, de pequenas empresas e muito mais!

Lembre-se que site são o cartão de visitas de diversos negócios. Se ele for atrativo à primeira vista, as chances de conquistar os usuários é muito mais alta. Mas, se for apenas criado e lançado na internet, pode ter certeza que, conforme o passar do tempo, ele ficará às traças.

1. Tráfego qualificado

Uma boa otimização vai gerar tráfego qualificado ao seu domínio. Isso porque os resultados refletem no posicionamento na pesquisa orgânica, a qual os usuários mais utilizam. Ali, eles estão interessados em algo e já sabem o que estão buscando.

Todo usuário usa o Google para encontrar algo, produtos ou serviços, ou para tirar dúvidas. Sua empresa oferece algo que ele tem interesse? Então, chegou a hora de criar seu site e investir na otimização dele!

2. Aumento no número de conversões

A tomada de decisão do usuários na busca orgânica costuma ser muito mais rápida, em comparação àqueles impactados apenas por anúncios, devido ao seu nível de consciência.

Por isso, as chances do número de conversões aumentar é maior!

Para dar certo, fique atento à qualidade dos conteúdos, rapidez no carregamento e usabilidade do site. Caso contrário, não tem com conquistar, nem fortalecer sua base de leads.

3. Melhora no reconhecimento de marca

Quanto mais constante for a agenda de otimizações do seu site, maiores as chances de ele chegar à primeira página do Google. É ali em que o domínio será visto por mais pessoas!

E, quanto mais pessoas se conectarem com sua marca, maior a probabilidade de recomendarem seus produtos ou serviços para outras pessoas. Já pensou divulgar seu site sem gastar com anúncios? Isso é possível!

4. Menos custos de divulgação

Como vimos no tópico anterior, a criação do site atrelada à otimização contínua garante que mais pessoas te conheçam e divulguem, tanto online quanto offline.

A otimização não exige gastos extras no seu orçamento. No entanto, terceirizar agências especializadas em performance pode ser uma opção para garantir máxima eficiência e resultados ainda melhores.

5. Aumento da satisfação do usuário

Você sabia que 50% dos usuários em dispositivos móveis abandonam um site, caso demore mais de três segundos para carregar? Pois é!

Esse inclusive é considerado um dos principais fatores de ranqueamento do Google. Por isso, vale se esforçar para manter seu site rápido. Dessa forma, a satisfação do usuário aumenta, bem como as chances de fazer negócios com você.

O que considerar ao fazer a otimização do meu site?

A otimização envolve quatro pilares principais:

SEO

Fazer e utilizar técnicas de SEO apropriadamente é uma das melhores maneiras de manter o bom funcionamento do site. Vale criar um calendário de checagem e auditoria, para entender se tudo está ok.

Desempenho

O desempenho tem a ver com a velocidade do site. Quanto mais rápido ele for, mais satisfeito o usuário se sentirá e menores as chances de abandonar sua página. Meça e acompanhe através de ferramentas, como o PageSpeed Insights.

Mobile-friendly

Como cada vez mais pessoas usam dispositivos móveis para fazer pesquisas, é importante que seu site seja compatível com todos os tamanhos e formatos de aparelhos. Não só o design deve ser adaptável, mas a performance como um tudo.

Conteúdo

A criação e otimização de conteúdo deve fazer parte do seu trabalho. Os usuários estão fazendo perguntas a todo momento. E, sua marca pode ser a solução para ele!

Pense no seu nicho de atuação, principais dores e necessidades do público. A partir daí, crie conteúdo útil e relevante, que realmente sane todas suas dúvidas.

Além de deixar o usuário feliz, as chances de você aparecer na primeira página, frente aos concorrentes aumenta.

A criação de sites é o primeiro passo em busca do sucesso para o seu negócio! Continue no nosso blog e descubra dicas essenciais para potencializar resultados. 🚀


Compartilhe