mulher aprendendo como criar site em wordpress

Criar site em WordPress: passo a passo e benefícios da plataforma

Compartilhe

O WordPress é o melhor sistema de gestão de conteúdo (CMS) para e-commerces, pequenas empresas e blogs. A plataforma é reconhecida pelo seu formato SEO-friendly. Isso significa que a rede é ideal para aplicar estratégias de otimização para os mecanismos de busca.

Quem quer criar um site em WordPress precisa estar atento a todos os passos, para não ter nenhum problema. Foi pensando nisso que desenvolvemos esse guia completo, com tudo o que você precisa saber para lançar seu domínio online!

Benefícios do WordPress

Um dos principais benefícios do WordPress, além dos recursos nativos de SEO, é sua gratuidade. A plataforma é totalmente gratuita e intuitiva, ideal para quem está começando e quer ter sucesso nas suas estratégias digitais.

Também é possível contratar planos pagos, com funcionalidades extras e mais possibilidades de personalização, sobretudo em relação ao design.

Além disso, o WordPress tem:

  • Registro de domínio
  • Atualizações automáticas de software
  • Hospedagem seguro
  • Responsividade aos dispositivos móveis

Como criar site em WordPress passo a passo

1. Nome de domínio

Primeiramente, você precisa escolher o nome do seu domínio, aquele que aparece no endereço: www.nomedoseusite.com.br.

O ideal é que o título seja simples, fácil de lembrar e compartilhar. No nosso caso, por exemplo www.blastmkt.com, é um endereço simples e objetivo. Fácil de decorar, concorda?

Através do WordPress, você pode comprar seu domínio (por taxas anuais ou mensais) ou adquirir um subdomínio gratuito. No segundo caso, a URL terá um wordpress.com agregado, por exemplo: www.nomedoseusite.wordpress.com.

2. Serviço de hospedagem

Como já vimos na postagem SEO para WordPress, a hospedagem é um servidor que armazena as principais informações do seu site. Sem ela, seu domínio não aparece nos motores de busca.

Mas, não pense que qualquer serviço serve. Na verdade, a hospedagem precisa ser segura, confiável e acessível, para manter você e os usuários seguros, e assegurar a melhor experiência de navegação.

Existem três tipos principais:

  • Compartilhada: é o tipo de hospedagem mais barata, já que um único servidor compartilha diversos sites. Em compensação, sites compartilhados têm menores níveis de desempenho e segurança;
  • Dedicada: como o nome sugere, o site possui um único servidor, dedicado apenas àquela hospedagem. Embora mais caro, é mais seguro;
  • VPS (Virtual Private Server): parecida com a hospedagem compartilhada, aqui, embora sites compartilhem um único servidor, cada um deles é isolado do outro, de modo a assegurar o melhor desempenho.

3. Instale o WordPress

O WordPress possui um software para download disponível no próprio site. Após baixar o arquivo, ele deve ser anexado ao host que você escolheu anteriormente.

No painel de controle, procure pela opção “WordPress” – lembre-se, inclusive, que a hospedagem deve ser compatível com o CMS!

O ideal é que a instalação seja automática. Ela é a mais recomendada para iniciantes, pois evita trabalhos manuais que iniciantes talvez não entendam a fundo.

Após a integração, é hora de começar a brincadeira.

4. Personalização do site

Se você chegou até aqui, saiba que é hora de escolher a identidade visual do seu site. O WordPress disponibiliza temas gratuitos e premium, de acordo com o plano que você escolheu.

Aqui, é preciso atenção redobrada. Isso porque nem todos os modelos são responsivos a SEO. Alguns possuem configurações que podem atrapalhar sua performance. Portanto, cuidado ao tomar sua decisão.

Quando estiver certo sobre o melhor modelo, basta modificar a aparência e toda a identidade. Lembre-se de deixar seu domínio com a cara da sua marca.

5. Plugins

O bom do WordPress é que a plataforma sempre oferece recursos novos e inovadores. Há uma gama de plugins, com as mais variadas funcionalidades, com o Yoast SEO.

Ele cuida das configurações de otimização em todo o site e na redação de conteúdos escaneáveis. Mas, é possível encontrar outras opções. O legal é explorar a plataforma o máximo possível, bem como os plugins disponíveis. Assim, você consegue personalizar seu site da melhor maneira, segundo suas necessidades.

Para encontrar plugins vá em Dashboard > Plugins > Adicionar novo.

6. Ferramentas de análise

Seu site precisa estar linkado a ferramentas de análise. Elas são responsáveis pela leitura de todo o domínio, de modo a te ajudar na criação de estratégias assertivas para atração de usuários, reconhecimento de marca, dentre outros objetivos.

O WordPress permite a integração com ferramentas, como o Google Analytics nos planos avançados. Fique atento!

É hora de abastecer seu site!

Pronto! Seu site está completo para ser lançado. Mas, não pense que acabou por aí: chegou o momento de colocar o SEO em prática.

Além de manter análises contínuas, não se esqueça de produzir conteúdo. Essa é uma das principais tendências de SEO para os próximos anos! Crie um blog e abasteça continuamente, para aumentar sua autoridade e facilitar que os mecanismos de busca encontrem seu domínio.

Cuidar de um site completo, realizar análises e criar conteúdo pode ser difícil. São muitas tarefas, para além das do dia a dia, não acha?

Por isso, a melhor opção é contratar uma agência especializada em SEO, como a Blast Marketing. Nossos especialistas ficam responsáveis por todas (e mais!) tarefas, enquanto você tem tempo para cuidar de outros assuntos burocráticos.

Quer saber mais? Então, fale com a gente! Mande sua mensagem e venha se tornar nosso próximo case de sucesso. 😉


Compartilhe