Profissional usando notebook com símbolo das buscas ilustrado

Como aparecer no Google: guia para dominar as buscas orgânicas

Compartilhe

Sabia que aparecer no Google é crucial para o sucesso do seu site ou negócio? Esse detalhe faz toda a diferença e pode ser a virada de chave para que você conquiste resultados melhores!

E não estamos falando apenas sobre aparecer na primeira página, mas sobre como fazer seu site se posicionar de forma eficiente, com conteúdo de qualidade e otimizações técnicas que ajudam a melhorar seu ranqueamento nas buscas dos usuários.

Para que isso seja possível, é preciso estar atento a uma série de detalhes e fatores que fazem a diferença. Você não precisa se preocupar mais! Criamos um guia completo com tudo o que você precisa saber para fazer o seu site aparecer nos resultados de pesquisa do Google.

Não perca mais tempo e comece a trabalhar para melhorar a visibilidade do seu site com as dicas da Blast Marketing!

Como aparecer no Google?

O primeiro passo é, claro, criar o seu site. Você pode usar plataformas, como o WordPress, para começar. Inclusive, essa é a plataforma de hospedagem mais recomendada para as estratégias de SEO que mostraremos a seguir.

Depois disso, é importante verificar se o seu site está sendo indexado pelo Google. Para tanto, você precisa criar uma conta no Google Search Console.

1. Inscreva-se no Google Search Console

O Search Console é uma ferramenta gratuita oferecida pelo buscador, que permite aos proprietários de sites monitorar e manter a presença de seus domínios nos resultados de pesquisa. Conhecido anteriormente como Google Webmaster Tools, o recurso fornece informações valiosas, como se o domínio está sendo rastreado e indexado, além de problemas que podem estar afetando seu desempenho.

Para começar, na página inicial, vá em “Inspecionar URL” e cole o link do seu site para verificar se está tudo certo. Se ele ainda não estiver indexado, solicite a indexação da página.

Printscreen tela google search console

Outra opção para entender se o seu domínio está no Google é ir ao próprio buscador e digitar o comando:

  • site:linkdoseusite.com.br

Se o Google retornar a home e outras páginas, significa que sim, o seu site está aparecendo nos resultados. Caso contrário, alguma coisa está acontecendo e você precisará investigar as causas.

2. Crie e envie o Sitemap.xml

O sitemap.xml é um arquivo em que constam todas as páginas do seu site. A partir dele, o Google consegue entender a estrutura do seu domínio e rastrear todas as URLs com mais rapidez e eficiência. Isso porque, diariamente, os robôs da plataforma rastreiam milhões de sites. Dá para imaginar o trabalhão, não é?

exemplo de sitemap do nosso site

Para evitar que seu site demore a ser rastreado e indexado, o sitemap auxilia o trabalho dos algoritmos, uma vez que estrutura e lista de forma clara todas as URLs do seu domínio. Assim, as chances do site ser encontrado rapidamente aumentam.

No próprio Search Console você consegue adicionar o arquivo. Ou, se quiser ter menos trabalho, basta adicionar plugins no WordPress que criam (e atualizam) o sitemap do seu site para você.

Menu do Search Console com sitemaps

3. Escolha as Palavras-chave

A definição dos termos-chave principais do site faz parte da estratégia de SEO. O uso das palavras corretas é muito importante para que o seu domínio apareça para os usuários certos, em diferentes fases do funil. Por isso, uma boa pesquisa é muito importante nessa etapa!

Após a definição das mais relevantes, não se esqueça que elas devem aparecer em locais estratégicos, como a URL, títulos das páginas, meta description e texto.

4. Produza conteúdo

O conteúdo é outro fator relevante para fazer seu site aparecer no Google. As diretrizes da plataforma, inclusive, dizem que ele deve ser original e relevante para suprir às necessidades e buscas dos usuários. Portanto, não pense que escrever qualquer coisa serve.

Seja estratégico na hora de criar um blog. Faça uma lista de temas relevantes para o seu público-alvo e para sua empresa (com bom volume de buscas e baixa concorrência) e, a partir deles, comece a escrever blogposts.

Os usuários usam o Google e outros motores de busca para fazer perguntas e tirar dúvidas específicas sobre diversos assuntos. Quanto mais você aparecer para sua audiência, melhor será o reconhecimento de marca e seu crescimento no mundo digital

5. Faça uma boa linkagem interna

Embora muito se fale sobre a importância dos backlinks, os links internos também têm seu valor. Eles são importantes, pois facilitam a navegabilidade não só dos usuários, como dos robôs do Google. Artigos com links internos auxiliam a rastreabilidade do site e o descobrimento de novas páginas. Isso faz com que suas URLs sejam indexadas mais rapidamente.

6. Ajuste a velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento é um fator de ranqueamento eleito pelo Google. Quanto mais rápido o carregamento for, melhor será o desempenho nos resultados. Para tanto:

  • Escolha um bom provedor de hospedagem
  • Otimize as imagens e os vídeos
  • Minimize o número de redirecionamentos
  • Use cache
  • Use o mínimo de plugins possível
  • Utilize rede de distribuição de conteúdo (CDN)

7. Mantenha seu site responsivo para dispositivos móveis

Visto o avanço do uso de dispositivos móveis, você precisa garantir que seu site seja responsivo em outros dispositivos, além do desktop.

Sites responsivos são aqueles que se ajustam automaticamente ao tamanho da tela em que estão sendo visualizados. Isso significa que o usuário consegue acessar seu site em qualquer dispositivo, seja um smartphone, tablet ou desktop, e ter uma experiência consistente e eficiente.

Outras maneiras de aparecer no Google

Como aparecer no Google é essencial para o sucesso do seu empreendimento, trouxemos mais três sugestões que vão te ajudar a ser um destaque na rede:

1. Anúncios

Os anúncios do Google Ads são ótimos para aparecer na primeira página do Google sem ter tanto trabalho. Eles aparecem no topo das pesquisas, frente a todos os resultados orgânicos.

anúncios no google

Após escolher a palavra-chave ideal, você só precisa redigir o anúncio e pagar pela quantidade de impressões ou cliques. Em geral, eles são indicados para empresas que precisam movimentar o caixa com urgência.

2. Google Maps

Profissionais que administram lojas físicas podem utilizar o Google Maps para expandir o alcance no mundo virtual. Basta criar uma conta no Perfil da empresa no Google, seguir os passos indicados pela plataforma e administrar seu perfil (com boas práticas de SEO). O recurso também é gratuito.

3. Instagram e YouTube

Você também pode aparecer nos resultados de pesquisa com suas redes sociais, sabia? Se você tem dúvidas sobre como fazer seu Instagram ranquear na rede, dê uma olhadinha na nossa publicação sobre o tema. Temos ótimas dicas que vão te ajudar colocar seu arroba nos resultados de pesquisa!

E, em relação ao YouTube, você pode conferir nossa outra publicação, para aprender como aparecer bem posicionado nos resultados do Google e da própria rede social.

Práticas recomendadas pelo Google

Segundo as diretrizes estabelecidas pelo maior buscador do mundo, profissionais devem:

  • Criar conteúdo útil e confiável que prioriza os usuários
  • Escolher palavras-chave, pensando em como as pessoas procurariam pelo seu conteúdo
  • Manter palavras em locais de destaque, como títulos, textos alternativos e links
  • Manter todos os links rastreáveis – se houver algum conteúdo que não deva ser encontrado, é necessário impedir o rastreamento do Google com o robots.txt
  • Divulgar o site em comunidades e redes sociais
  • Otimizar vídeos e imagens

Requisitos técnicos

  • Liberar o site para que o Googlebot consiga encontrar e acessar suas páginas
  • Manter páginas com status 200
  • Não violar as políticas de spam da rede

Pronto! Você chegou ao final do nosso manual sobre como aparecer no Google. Agora sim, você está pronto para fazer seu site se destacar na plataforma.

Os especialistas da Blast Marketing estão disponíveis para te auxiliar. Entre em contato conosco e conquiste resultados acima da média!


Compartilhe