dicas de escaneabilidade

8 Dicas de escaneabilidade para criar os melhores textos

  • SEO
  • 27/12/2022
Compartilhe

Uma pesquisa da Nielsen Norman Group apontou que as pessoas não leem todo o conteúdo de uma página web (no desktop ou celular). Elas apenas escaneiam as informações e em vários padrões, sendo um deles o formato da letra F. Entenda abaixo.

Os usuários leem primeiro em um movimento horizontal, geralmente na parte superior da área de conteúdo. Depois descem para outra linha e, por fim, passam o olho no lado esquerdo do conteúdo em um movimento vertical. Formando a letra F.

padrão de leitura em F

Isto acontece quando só tem texto na página (um bloco maçante de texto), quando o usuário quer ser eficiente e ler mais rápido (afinal, somos bombardeados de informações a todo o momento) ou ele simplesmente não está interessado em ler palavra por palavra.

O padrão em forma de F não é o único padrão de escaneamento de conteúdo:

  • Padrão de bolo em camadas (layer-cake pattern) ocorre quando os olhos examinam títulos e subtítulos e ignoram o texto normal abaixo. Um gráfico visual ou mapa de calor desse comportamento mostrará linhas horizontais, uma referência a um bolo com camadas de glacê.
  • Padrão pontilhado (spotted pattern) consiste em pular grandes pedaços de texto e escanear como se procurasse por algo específico, como um link, números, uma palavra específica ou um conjunto de palavras com uma forma distinta (como um endereço ou assinatura).
  • Padrão de marcação (marking pattern) envolve manter os olhos focados em um lugar enquanto o mouse rola ou desliza o dedo pela página. Este padrão acontece mais no celular do que no desktop.
  • Padrão de ignorar (bypassing pattern) ocorre quando as pessoas pulam as primeiras palavras da frase quando várias linhas de texto em uma lista começam todas com a(s) mesma(s) palavra(s).
  • Padrão de compromisso (commitment pattern) consiste em fixar-se em quase tudo na página. Se as pessoas estiverem altamente motivadas e interessadas no conteúdo, elas lerão todo o texto em um parágrafo ou mesmo uma página inteira. Isto só acontece por volta de 16% das vezes. No geral, as pessoas escaneiam a página.

Dicas para facilitar a leitura

Todo texto de blog deve seguir algumas regras de escaneabilidade. Esse termo é muito conhecido em SEO e faz referência à facilidade de leitura de um conteúdo.

Antes de publicar seu texto, verifique se ele segue as boas práticas de redação. Isso é muito importante para facilitar, não só a leitura do público, mas dos robôs do Google, sabia?

Algumas regrinhas de escaneabilidade vão te ajudar a manter seus textos dinâmicos e simples. Veja a seguir:

Mantenha as informações mais importantes em primeiro

Como o usuário não costuma ler o texto completo, mas escaneá-lo através da leitura dinâmica, o ideal é que as informações mais relevantes fiquem nos primeiros dois parágrafos da página.

Essa é uma maneira de chamar a atenção do público e mantê-lo engajado ao conteúdo. Quanto mais persuasivo o texto for logo no início, maiores as chances de reter seu usuário.

Use títulos e subtítulos

Os subtítulos são indispensáveis pois, além de deixarem o texto escaneável, tornam a leitura lógica e fácil de compreender. Quando as informações estão destacadas em diferentes heading tags, os usuários encontram o que precisam rapidamente, a fim de tirar suas principais dúvidas com muito mais rapidez e facilidade.

Um detalhe muito importante é que esses títulos e subtítulos devem ter palavras com a informação chave que o usuário precisa. Se os usuários “passarem o olho” apenas nas 2 primeiras palavras, eles ainda deverão entender o contexto da seção.

Use imagens, embeds de mídias sociais e vídeos

Quanto mais rico for seu texto, melhor. Para tanto, vá além do texto! Utilize:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Tabelas;
  • Gráficos;
  • Áudios e todos os recursos possíveis para torná-lo atrativo e fácil de ler.

Além de ajudarem seu site a subir de posicionamento nos motores de busca, eles tornam a leitura dinâmica e fluida, ao enriquecer o texto. Esses recursos tornam o assunto mais claro e conciso, o que melhora a satisfação do usuário.

Use bullets e listas numeradas

Os bullets são marcações, responsáveis por quebrar os blocos de texto. Eles tornam a leitura ainda mais dinâmica, além de destacar pontos que merecem relevância no conteúdo para o usuário.

No começo desse texto, incluímos uma listagem com padrões de escaneamento de conteúdo, lembra? Esses são os bullet points! Ali, as informações receberem destaque para mostrar ao usuário como seu possível consumidor pode consumir seus textos e a melhor maneira de estruturá-los.

Corte o conteúdo desnecessário

Seu texto não precisa ser enorme. Embora muitos comentem que ter um texto grande é essencial para alcançar a primeira página dos principais motores de busca, essa afirmação não está totalmente certa.

Isso porque, a depender do público, pode ser que ele perca o interesse e saia da página antes mesmo de finalizar a leitura.

Não se prenda a conteúdos massantes. Primeiro, entenda o tipo de profundidade que o artigo pede, segundo as necessidades de público. Então, avalie se os tópicos abordados são relevantes ou se podem ser adaptados a um novo texto, por exemplo.

Destaque frases e palavras

Destacar as principais partes do texto em negrito vai ajudar o usuário a encontrar as informações mais importantes do texto, apenas ao rolar os olhos. Como a maioria deles faz apenas a leitura dinâmica dos conteúdos online, vale dar destaque àquelas partes relevantes, que ele não pode deixar de saber.

Desenvolva parágrafos curtos

As quebras de texto são como um respiro durante a leitura. É muito mais fácil consumir conteúdo em parágrafos curtos e dinâmicos do que em um enorme bloco de texto, não concorda?

A dinâmica está relacionada à legibilidade textual, responsável por garantir que seu texto seja fácil de absorver.  Dessa forma, os usuários prestam mais atenção e as chances de chegarem ao final do artigo aumentam.

Adicione links internos e externos

Os links são muito importantes, pois enriquecem o conteúdo – desde que se relacionem com o tema central abordado. Eles podem ser:

  • Links internos: para conteúdos e páginas do seu próprio site. Eles ajudam a manter o usuário por mais tempo no seu domínio e aumentam as chances de conversão;
  • Links externos: redirecionam o leitor para outros sites e páginas da internet. Lembre-se de não linkar para concorrentes! Prefira sites de notícias ou pesquisas relevantes para a sua área de atuação, por exemplo.

Aproveite a formatação diferente dos links e certifique-se de que eles incluam palavras contendo informações (em vez de “vá”, “clique aqui” ou “mais” genérico) – as chamadas palavras-chave âncora. Isso também ajuda os usuários que utilizam leitor de tela, pois eles saberão exatamente o que contém no link.

Evite

Parágrafos longos

Na produção de conteúdo para internet, o ideal é que os parágrafos tenham, no máximo, quatro linhas. Nada de criar blocos de texto e frases longas. Você está criando artigos para publicar no meio online e não em monografias.

Omitir informações importantes

Os usuários buscam conteúdos de valor, que façam sentido em suas vidas e tirem suas principais dúvidas. Por isso, informações relevantes que tenham a ver com a intenção de busca não podem faltar.

Ao realizar o content prunning, tendência de SEO relacionada à poda textual, certifique-se de cortar apenas o que é dispensável naquele contexto.

Escrever de forma complicada

Todo mundo precisa entender o seu texto. O Google recomenda que as publicações sejam tão fáceis, para que até um adolescente entre 13 e 14 anos consiga não só ler, como entender o que está sendo dito.

Essas dicas valem para qualquer texto de internet: artigos, posts de mídias sociais, campanhas de crowdfunding… Com essas dicas, o tempo de permanência dos usuários no site aumenta, enquanto as taxas de rejeição diminuem!

Quer aprender mais sobre SEO para garantir os melhores resultados? Continue no blog na Blast e faça seu site bombar!

Fonte: Lisane Andrade


Compartilhe