Como fazer SEO: dicas práticas para conquistar resultados ainda melhores
- SEO
- 17/10/2022
Você já deve ter ouvido falar em SEO (Search Engine Optimization). De tempos para cá, o termo ficou mais reconhecido e, para os próximos anos, a expectativa é que cresça e se torne cada vez mais relevante no marketing digital. Mas, além da nomenclatura, você sabe como fazer SEO?
Esse é um investimento cada vez mais presente em empresas de pequeno, grande ou médio porte. Isso porque, diferentemente de outras estratégias, o SEO é uma prática barata e eficiente para construção de uma base de clientes sólida e fiel.
Sabe como e por que isso acontece? A seguir, você descobre todos os detalhes sobre o tema e as principais dicas sobre como fazer SEO para quem está começando.
O que é SEO?
Em tradução literal, SEO (Search Engine Optimization) significa Otimização para Mecanismos de Busca. Como o próprio nome sugere, ele está relacionado ao uso de técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento do seu site nos principais mecanismos de busca, como Google e Bing.
Quando abordamos o tema, é comum que muitas pessoas digam que o SEO ajuda a posicionar sites na primeira página do Google. E, em linhas gerais, é exatamente isso. Mas, para isso acontecer de fato, é preciso estar atento a uma série de fatores intrínsecos à estratégia.
Afinal, não adianta ter um site completo, se você não investe em técnicas de SEO. Em compensação, quando aplicado da maneira certa, a página recebe mais visitas orgânicas.
Esse tipo de audiência é qualificada – em comparação a que clica em anúncios -, já que o próprio navegador está buscando pelo conteúdo. Para se ter uma noção, dados do portal Search Engine Journal, mostram que 70% a 80% dos usuários ignoram os anúncios do Google. A preferência deles são as páginas orgânicas.
Logo, as chances do usuário se tornar um cliente da marca é muito maior. Ou seja: você consegue alcançar resultados melhores sem pagar por dias de campanha e pelos cliques nos anúncios!
Como o Google funciona?
Para entender mais a fundo sobre SEO, é importante saber como o principal motor de pesquisa do mundo funciona.
Diariamente, o Google utiliza robôs para escanear todos os conteúdos disponíveis na internet. Eles são responsáveis pela leitura de toda a página, dos textos às imagens. Então, após a análise, os robôs definem a relevância da página ao público e, assim, define seu posicionamento.
Ao procurar por “planner personalizado” no Google, qual resultado você encontrou em primeiro lugar, logo abaixo dos anúncios? Essa é a página que os robôs consideram como a mais completa para os usuários.
E, sim, é possível ficar no top 3 ou até roubar o tão sonhado primeiro lugar! Para tanto, é preciso seguir as melhores orientações de SEO, manter o site relevante e sempre atualizado.
Como fazer SEO de um site?
O SEO se divide em duas categorias principais:
- SEO on-page: feito na própria página do site, está relacionado ao conteúdo e tempo de carregamento, por exemplo;
- SEO off-page: tudo o que é feito fora da página, como a linkagem de outros sites para o seu.
Dentro dessas divisões, trouxemos dicas de ouro para você colocar o SEO em prática e conquistar resultados melhores:
1. Palavras-chave
Toda página precisa das palavras-chave certas. Elas estão relacionadas a intenção de busca do usuário e ao que você vende. Portanto, antes mesmo de colocar as próximas dicas em prática, faça uma lista com as mais relevantes para o seu negócio.
Ferramentas como SemRush e Ubersuggest são as mais conhecidas e podem te ajudar no processo. As palavras-chave devem estar presentes não só na produção de conteúdo, como em todo o site, nas páginas de produtos e até mesmo na home, por exemplo.
2. Meta title e description
As meta title e description são o título e descrição do site que aparecem nos buscadores.
Apesar de a meta description não ser um fator de ranqueamento como a meta title, é muito importante que ela seja interessante o suficiente para atrair cliques. Lembre-se: você escreve para humanos, não para robôs.
Em cerca de 150 caracteres, crie um resumo sobre o que a página aborda. Seja convincente e convide o leitor a acessar o seu site. Ela deve ser a mais completa entre os concorrentes.
É importante que ambas tenham uma palavra-chave bem definida, de acordo com a maneira como os usuários buscam determinados assuntos.
3. URL
Além de escanear a meta title, os robôs do Google estão de olho na URL do seu site. Por isso, é muito importante que o endereço de todas as páginas tenham a palavra-chave, sejam claros, curtos e objetivos. Letras e inúmeros dificultam a leitura dos robôs e do próprio usuário.
Exemplo:
Troque: www.minhapapelaria.com/lo092839jd0/
Por: www.minhapapelaria.com/como-fazer-planner-personalizado/
4. Heading tags
As heading tags mostram qual é o título e os subtítulos da página. Eles são classificados por <h1>, <h2>, <h3>, <h4> e assim sucessivamente. O uso das tags deve ser hierárquico, ou seja, você não pode ir do H2 para o H4, ou do H3 para o H1.
O H1 representa o título daquela página. Lembre-se: só pode existir um H1 em cada página, portanto, seja assertivo na escolha da palavra-chave ideal.
O uso das heading tags deixa a página escaneável não só para os robôs, como para quem acessa seu site.
5. Imagens
Em se tratando das imagens, algumas diretrizes devem ser seguidas:
- Evite imagens pesadas: dê preferência às com tamanho KB;
- Crie um nome de arquivo otimizado: ao invés de salvar sua imagem com números e letras aleatórias, inclua a palavra-chave no título para facilitar a leitura dos robôs.
- Adicione o alt text: o texto alternativo é muito importante para programas de leitura e quando a imagem não for exibida. Assim, o Google entende o que ela representa.
Para fazer o teste, salve as imagens usadas nesse texto. Veja como usamos a palavra-chave nos títulos e o peso de cada uma!
6. Marketing de conteúdo
Todo mundo que acessa o Google e outros buscadores estão procurando respostas para alguma dor. Portanto, produzir conteúdos direcionados, que resolvam as necessidades dos usuários é uma das melhores estratégias.
Essa estratégia é tão comum e eficiente que, a pesquisa Content Trends, sobre Marketing de Conteúdo no Brasil, mostrou que negócios que investiam na produção de conteúdo apresentavam 1,3 vez mais visitas e geravam 1,4 vez mais leads.
Cada vez mais marcas tem um espaço reservado para blog. Só falta você criar o seu!
Mas, você não precisa se sobrecarregar. Tenha clareza sobre o que as pessoas estão buscando e crie conteúdos de valor completos. Uma sugestão é montar um cronograma de pautas para não se perder no dia a dia.
7. Links internos e backlinks
Duas estratégias de linkagem que você não pode deixar de lado na produção de conteúdo são os links internos e os backlinks.
Links internos
Ao escrever um conteúdo, não se esqueça de adicionar links para outros artigos e páginas do seu próprio site. Esses são os chamados links internos.
Eles permitem que os usuários conheçam várias páginas do seu negócio, com mais praticidade. Além disso, o uso desse tipo de estratégia transmite autoridade, o que torna determinadas páginas mais relevantes aos motores de busca.
Backlinks
Os backlinks fazem parte do SEO off-page. Nesse caso, outros sites utilizam links que apontam para as suas páginas. Essa estratégia ajuda o Google a entender que seu site é relevante. Afinal, outras pessoas estão te citando!
Você pode entrar em contato com sites e blogs que fazem parte do seu nicho para solicitar a troca de links ou até a escrita de artigos personalizados como autor convidado (os famosos guest posts).
8. Dispositivos móveis
Lá em 2017, o número de pesquisas feitas em smartphones já superavam as realizadas em desktops, segundo dados da SemRush. De lá para cá, o Google prioriza cada vez mais sites mobile-friendly, ou seja, aqueles que são amigáveis e responsivos via smartphones, tabletes e outros dispositivos móveis. Portanto, garanta que seu site tenha uma versão mobile eficaz.
Dica extra: contrate quem é especialista na área
Utilizar estratégias certas de SEO é um trabalho recorrente, que exige acompanhamento e atenção. Portanto, aqui vai nossa melhor dica: contrate quem já entende do assunto!
A Blast Marketing é referência no ramo de SEO. Se você quer ver sua marca crescer, entre em contato conosco. Enquanto nossos especialistas fazem seu site bombar, você terá tempo o suficiente para se concentrar em outros temas importantes para o crescimento do seu negócio.
Vamos juntos? 🚀