pessoa digitando no computador

Como analisar a origem de tráfego no Google Analytics?

Compartilhe

Para cada usuário que chega ao seu site, a ferramenta de monitoramento Google Analytics captura automaticamente uma série de atributos – que são exibidos nos relatórios como dimensões. Há dimensões de localização, dados demográficos, comportamento no site e também informações de aquisição de tráfego, ou seja, como os usuários chegaram ao seu site, de onde eles vieram.

Estas informações são muito importantes para você avaliar se seus esforços de marketing estão dando resultado e se seu site está se tornando conhecido.

Para analisar tais dados, acesse seu painel do Google Analytics > Aquisição > Todo o tráfego > Origem/mídia

Veja abaixo os detalhes de como o Google Analytics coleta os dados e como monitorar suas divulgações. Essa é uma maneira de potencializar sua estratégia de marketing digital de maneira assertiva, com base em dados, sem achismos.

Origem de tráfego Google Analytics

As 3 dimensões mais importantes para identificar a origem dos visitantes são:

A origem é nome do site que direciona o usuário para o seu site. Por exemplo, se um usuário clicar no link de seu site no Google, a origem será “google”.

A mídia é o mecanismo, ou “como” o usuário chega ao seu site. Por exemplo, se um usuário clicar no link de seu site a partir de um resultado de pesquisa não pago, a mídia será “orgânico”.

A campanha é utilizado para diferenciar um produto, o nome de um artigo, uma promoção ou uma estratégia. Por exemplo, para empresas de moda, eu posso ter uma campanha verão ou inverno, ou posso trabalhar uma promoção de natal.

Quais mídias estão disponíveis no Google Analytics?

O Google Analytics permite que você rastreie os principais canais de aquisição de usuários. Além das origens de tráfego especificadas acima, é possível identificar as mídias pelas quais o público encontrou seu domínio.

A primeira mídia padrão é orgânico. Ela representa o tráfego que vem dos buscadores, divulgação paga ou não. Pode ser o Google, Bing, Yahoo ou outro site de busca.

Outra mídia padrão é referência. Qualquer tráfego que acesse o seu site a partir de outro site (que não seja um buscador) vai aparecer em seus relatórios como uma referência. Quer dizer, se você clicar em um link da Blast no Facebook e acessar o nosso site, em nosso Google Analytics será exibida uma sessão com a mídia referência.

A mídia padrão final é none. Esta mídia é aplicada apenas para os usuários que vêm diretamente para seu site, digitando a url em um navegador, clicando em um favorito ou em um e-mail não tagueado.

Além dessas, o Google permite que a criação de campanhas personalizadas, os quais você consegue customizar, de acordo como preferir – para um relatório de aquisição ainda mais completo e eficiente.

Como analisar outras mídias no Google Analytics?

Todas as divulgações podem ser monitoradas no Google Analytics, mas como o padrão automático é exibir somente as 3 mídias acima, para analisar o desempenho de anúncios em sites parceiros, mídias sociais, email marketing e outros, deve-se utilizar a ferramenta Criador de URL.

Com ela, você pode adicionar par’metros (como utm_source, utm_medium e utm_campaign) para que o Google Analytics leia e exiba tais informações nos relatórios . Com o link a seguir, por exemplo, é possível identificar o tráfego de “blastmkt.com” proveniente de um um post no Facebook, como parte da campanha Programa de Aceleração.

ferramenta URL Builder do Google

Após, basta clicar em copy para copiar a URL e começar a utilizar em suas divulgações!

resultado das configurações do url builder do google

Essa é uma maneira ainda mais prática de acompanhar o desempenho das suas campanhas de marketing em diferentes canais, inclusive nas redes sociais. Ao entender quais são os principais canais de aquisição que melhor performam no site, fica muito mais fácil entender de onde vem o melhor desempenho e onde você deve investir.

A coleta de dados de tráfego é muito importante, pois a correta visualização dos canais de origem, permite uma análise de custos e do comportamento dos usuários mais assertivas, para que você não gaste com campanhas em redes erradas, que não geram acessos.

Transforme suas iniciativas de marketing digital!

Precisa de ajuda para analisar dados sobre aquisição e as principais métricas de campanhas? Conte com a Blast Marketing para entender os caminhos de conversão realizados por seus clientes.

Aqui na Blast, nossos profissionais de marketing e SEO estão preparados para te auxiliar a conquistar metas relacionadas ao crescimento do seu negócio.

Deixe de achismos. Analise detalhadamente suas ações e obtenha melhores resultados!

Nós realizamos o acompanhamento de métricas e identificamos, com mais clareza, a origem dos leads, comportamento de navegação, cliques de saída e outras métricas importantes para o seu crescimento. Conte com uma análise para sites de qualidade, feita pela Blast!

Para saber como suas ações de marketing estão performando e analisar tudo em um dashboard personalizado para a sua empresa, entre em contato com a gente. Mande sua mensagem, fale sobre seu projeto e expectativas.

Vamos garantir a melhor performance, para que seu site seja encontrado por seus clientes nos principais mecanismos de busca!


Compartilhe