*todos os sites apresentados abaixo pertencem a @Kickante.com.br

A Posição Zero (ou Quick Answer) é a “resposta rápida” fornecida aos usuários logo no topo do resultado do Google. Estas respostas são curtas e de fácil interpretação para que os usuários possam se informar sobre o que buscam diretamente na página de resultados do Google.

Resultado do Quick Answer - Posição Zero do Google de Parágrafo

As posições zero são retiradas de sites com posições altas (de 1 a 5). Além disso, são de sites relevantes, em que o Google confia que fornecerá a resposta certa aos usuários. Estes resultados aparecem mais frequentemente em respostas de consultas iniciadas com “o que é” ou “como fazer”, mas também com alguns outros nomes que possuem alto volume de buscas no Google.

Ele aparece em um box destacado na página, possui posição zero e fica localizado logo abaixo dos resultados pagos (anúncios), se houver, e acima de todos os resultados orgânicos. E também em todos os dispositivos, mobile e desktop.

Resultado do Quick Answer Desktop - Posição Zero do Google de Parágrafo

Dependendo do tipo de posição zero mostrada neste artigo, a taxa de cliques chegou a dobrar e gerar um aumento de tráfego significativo para o site. Em outro caso bastante conhecido, a Adobe relatou que obteve um incremento de 17% de acessos nos resultados em que aparece na posição zero do Google. Isto significa milhões de visitas a mais!

É importante lembrar que, com a poisção, o site ocupa duas posições na primeira página: a posição zero, com o box destacado, e também entre as posições 1 e 5 com o resultado normal do buscador. Veja abaixo que o site meufinanciamentocoletivo.com.br aparece no resultado do quick answer e também na segunda posição da página, logo abaixo de kickante.com.br:

Resultado de Posição Zero do Google para Desktop

Já no mobile, o box da posição zero ocupa praticamente 80% da página! Para ver outro resultado, o primeiro orgânico, é necessário rolar a página. Por isso, a sua taxa de cliques pode aumentar 50% em relação à taxa de cliques no desktop. Veja abaixo:

Resultado do Quick Answer Mobile - Posição Zero do Google de Parágrafo

Tipos de Posição Zero do Google (Quick Answer)

Há 3 tipos de respostas rápidas: parágrafo, lista e tabela. E podem variar ainda entre com ou sem imagens, dependendo da estrutura da página do site. Claro, quick answers com imagens geram uma taxa de cliques superior às sem imagens.

Posição Zero de Parágrafo

Quick Answer Desktop - Posição Zero do Google de Parágrafo

Posição Zero do Google de Parágrafo - Quick Answer Mobile -

Posição Zero de Lista:

Posição Zero em Lista do Google - Quick Answer Desktop

Posição Zero em Lista do Google - Quick Answer Mobile

Posição Zero de Tabela:

Posição Zero para Listas do Google - Quick Answer

Posição Zero para Listas do Google Mobile - Quick Answer

Como otimizar seu site para a Posição Zero:

    • Otimize a página de seu site para a palavra-chave que gostaria de aparecer na posição zero. Uitlize o Planejador de palavras-chave do Google para ajudá-lo a encontrar a palavra-chave mais relevante para o seu negócio;
    • O site precisa já possuir um bom tráfego;
    • Resposta precisa à consulta. Os exemplos mais comuns são pesquisas com “como fazer tal coisa” e o resultado ser em lista numerada ou a pesquisa ser “o que é tal coisa” e o resultado do box iniciar com “tal coisa é”, como abaixo:

Posição Zero do Google para Perguntas - Quick Answer

  • Respostas simples para o usuário interpretar rapidamente;
  • Coloque a resposta logo no início da página para que o Google a encontre mais fácil;
  • Obtenha backlinks para a página que quer exibir no quick answer, pois o Google entenderá que ela é realmente relevante para a palavra-chave em questão;
  • Seu site precisa estar entre as posições 1 e 5 para a palavra-chave pesquisada para que seu resultado possa aparecer na posição zero;

Cadastre-se e receba os artigos em seu e-mail!