O novo Planejador de Palavras-chave já está disponível para alguns anunciantes do Adwords. A principal diferença é a página inicial mais simples e direto ao ponto. Logo no meio, há um campo para inserir a pesquisa.

Novo planejador de palavras-chave do Adwords

Novidades da nova versão do Planejador de Palavras-chave

Intervalo de Lances

Há duas novas métricas, o “Lance na parte superior da página (menores valores)” e “Lance na parte superior da página (maiores valores)” que substituíram a métrica “Lance sugerido” da versão anterior do Planejador de Palavras-chave.

  • Lance na parte superior da página (menores valores): mostra o menor valor que os anunciantes pagaram no passado pelo lance na parte superior da página de uma palavra-chave, com base nas suas configurações de local e da rede de pesquisa. O CPC médio das palavras-chave pode variar.
  • Lance na parte superior da página (maiores valores): mostra o maior valor que os anunciantes pagaram no passado pelo lance na parte superior da página de uma palavra-chave, com base nas suas configurações de local e da rede de pesquisa. O CPC médio das palavras-chave pode variar.

Muitos anunciantes preferem não ficar na primeira posição e manterem-se na segunda ou terceira, pois a primeira posição costuma ter muitos cliques de curiosos (que clicam por impulso). E estas novas métricas ajudam você a escolher as palavras-chave de uma campanha nova ou existente e um lance eficiente para elas.

A estatísticas de intervalo levam em consideração os valores que resultaram na exibição de um anúncio entre os anúncios na parte superior da primeira página dos resultados de pesquisa. E aparecem nas páginas “Ideias de palavras-chave” e “Histórico de métricas”.

Lance na pate superior da página no novo planejador de palavras-chave do Adwords

Para que um anúncio apareça na parte superior da página é necessária a combinação do lance, índice de qualidade e de outros fatores.

Por exemplo, quando o seu anúncio e sua landing page estão integradas e possuem o mesmo foco de palavra-chave, o valor que você pagará pelo clique no anúncio será menor do que um anunciante que não possui uma landing page otimizada para a palavra-chave em questão.

É uma forma do Google priorizar a entrega de anúncios relevantes para os usuários. Lembre-se desta questão ao configurar os lances de suas palavras-chave.

Outro item importante é que essas métricas mostram informações de lances dos últimos 30 dias somente.

Visão geral do plano

É possível avaliar qual será o desempenho de seus anúncios de acordo com as palavras-chave, locais e dispositivos. Todas as informações estão visíveis de forma fácil, em gráficos, e podem ser analisadas detalhadamente, clicando em cada um dos itens.

Na parte superior da página “Visão geral do plano”, você também encontra um lance padrão, que pode ser alterado para mostrar o possível desempenho das palavras-chave com lances maiores ou menores. O lance padrão é definido com base no histórico de sua conta.

Veja abaixo o resultado do plano para a palavra-chave “ar condicionado”:

Visão geral do plano do Adwords

Como pesquisar novas palavras-chave

  1. Faça login na sua conta do Google AdWords.
  2. No canto superior direito, clique no ícone ícone de ferramenta. Depois, em “Planejamento”, clique em Planejador de palavras-chave.
  3. Insira um ou mais dos itens a seguir na caixa de pesquisa “Encontrar novas palavras-chave” e pressione Enter depois de cada um deles:
    • você pode adicionar até 3 palavras ou frases que descrevem o que você está anunciando
    • a página de destino ou o domínio do site relacionado ao seu negócio
  4. Clique em Começar para ver novas ideias de palavras-chave e o histórico de estatísticas, como pesquisas mensais médias ou dados sobre a concorrência.

Com seus resultados, você pode usar a página “Ideias de palavras-chave” para:

  • adicionar palavras-chave ao plano para avaliar qual seria o desempenho de determinadas palavras;
  • analisar o histórico de buscas das palavras-chave por local ou dispositivo e avaliar se vale a pena incluir determinada palavra-chave em sua campanha;
  • analisar se o valor de lance que você paga está de bom ou não de acordo com as estatísticas de intervalo;
  • modificar o período do relatório e analisar os gráficos de volume de pesquisa pelo último mês, últimos 12 meses, últimos 24 meses ou personalizado;
  • acessar visualizações detalhadas por tendências do volume de pesquisas, plataformas e locais; e
    fazer o download de ideias de palavras-chave.

Como ver vas previsões e o histórico de estatísticas de palavras-chave

  1. Faça login na sua conta do Google AdWords.
  2. No canto superior direito, clique no íconeícone de ferramenta . Depois, em “Planejamento”, clique em Planejador de palavras-chave.
  3. Na caixa de pesquisa “Ver métricas e previsões das suas palavras-chave”, insira ou cole uma lista de palavras-chave separadas por vírgulas ou quebras de linha.
  4. Na parte superior, cliquem em previsões.
  5. Para ver o histórico de estatísticas, como dados da média de pesquisas mensais ou da concorrência, clique em “Histórico de métricas” na parte superior da página.

Com seus resultados, você pode usar a página “Previsões” para:

  • avaliar a performance de palavras-chave de acordo com o lance de CPC que você estipular;
  • o gráfico mostra o crescimento de seu desempenho, iniciando com R$ 0 para até o valor de CPC que você estipular. Assim, dá para ter uma noção de qual deve ser o seu valor de lance ideal;
  • classificar seus resultados por cliques, custo, tipo de correspondência, impressões, CTR ou CPC médio;
  • modificar o período do relatório e analisar o impacto da periodicidade no tráfego (ótimo para ações sazonais!);
  • acessar “Visão geral do plano” para ver previsões de palavras-chave, locais e dispositivos relevantes; e
    fazer o download de previsões do plano.

Com seus resultados, você pode usar a página “Histórico de métricas” para:

  • personalizar o histórico de estatísticas de palavras-chave por período e analisar a popularidade de palavras-chave ao longo do ano;
  • fazer o download do histórico de estatísticas das palavras-chave no plano.

Conclusão

O novo planejador de palavras-chave permite que você analise dados mais completos, tenha novas ideias de palavras-chave para a sua campanha e obtenha uma melhor previsão de como será o desempenho de cada palavra-chave de acordo com o dispositivo e local.

Na nossa opinião, as métricas de intervalo também serão de grande valia para os anunciantes que poderão saber se o valor que pagam pelo clique está baixo ou alto em relação ao mercado.

Cadastre-se e receba os artigos em seu e-mail!