equipe de marketing trabalhando

Devo contratar uma agência de marketing digital?

  • SEO
  • 16/04/2018
Compartilhe

Ter uma boa equipe de marketing digital é de suma importância para o crescimento de sua empresa. Ela o guiará na definição da melhor estratégia de divulgação, apontará oportunidades e melhorias de mercado, e será peça fundamental para que sua empresa se destaque perante a concorrência.

Porém, muitas vezes, há situações em que você necessitará de profissionais com experiências e habilidades que complementem a sua equipe interna ou que realizem todas as tarefas de marketing. E é nesta hora que surge a questão: devo contratar uma agência de marketing digital?

Esta é uma decisão difícil. É preciso escolher uma agência de marketing digital que esteja alinhada com o que você almeja para o seu negócio. Por isso, neste artigo, vamos mostrar algumas situações em que uma agência seria a melhor solução para a sua empresa:

Minha equipe está sobrecarregada

Geralmente, os profissionais realizam diversas tarefas dentro de uma mesma área. E isto é normal nos dias de hoje. Profissionais que vão desde monitorar as mídias sociais até a enviar e-mail marketing, por exemplo.

Porém, para se fazer um bom trabalho de marketing, é preciso ter uma equipe dedicada e focada em cada área que deseja atuar. E isto influenciará o resultado de suas ações.

Uma equipe dedicada estará monitorando o projeto e poderá atuar de forma mais rápida nas oportunidades e melhorias necessárias. É mais barato ser pró-ativo e resolver os problemas logo no início do que sempre apagar incêndio.

Já imaginou você investir verba, ter o seu anúncio no ar durante dias e perceber que o link para seu site está errado, que há comentários negativos no post do anúncio ou que, simplesmente, a sua divulgação não está impactando o público que gostaria e, por isso, você não está tendo retorno?

Uma agência de marketing terá não só um profissional dedicado, com a experiência necessária, mas também uma equipe multidisciplinar que o apoiará para uma solução completa de marketing.

Não possuo a expertise necessária

Todo dia há algo novo na área de marketing digital. Eu mesma me surpreendo com a quantidade de mudanças feitas no Google Adwords, Facebook Ads e outras ferramentas.

É preciso estar sempre antenado, ler artigos do Brasil e do exterior, testar configurações, perguntar para amigos da área quais são as novidades e sempre pensar à frente…

Se a sua equipe já possui demandas definidas, é difícil que um profissional se comprometa e reserve diariamente um tempo para aprender novas habilidades. Afinal, já há tanta coisa para se fazer!

E, mais, quanto tempo levará para que ele entenda e execute de forma primorosa a otimização de seu site, análise do comportamento do usuário ou qual melhoria poderia ser feita objetivando uma maior conversão.

É um ledo engano quem acha que este conhecimento pode ser adquirido em pouco tempo. Um profissional de SEO, por exemplo, precisa ter conhecimento também de Experiência do Usuário, Programação Web, Copywriting e Links Patrocinados.

E é isto que oferecemos em nossos serviços, soluções integradas que gerem satisfação para o cliente. Tivemos clientes que desejavam fazer anúncios (pois, queriam vender mais) mas, analisando o site, descobrimos que pequenas melhorias deveriam serem feitas, antes da divulgação, para que esta tivesse o retorno desejado. Não adianta investir verba para levar tráfego para o seu site se este não está preparado para receber seus clientes.

Gráfico de crescimento acessos - SEO

Gráfico de crescimento acessos via tráfego Orgânico – SEO

Gostaria de melhorar o retorno de minhas ações

Um de nossos cliente já fazia anúncios no Google Adwords há seis meses, mas não estava satisfeito com número de conversões que vinha obtendo. Ele já havia tentado, internamente, melhorar a performance de seus anúncios, otimizar a campanha, mas sem retorno satisfatório.

Este cliente estava um pouco frustrado, pois achava que, para ter mais conversões, era necessário investir mais (já que suas ações internas não vinham dando retorno).

Porém, ao iniciamos o serviço, analisamos toda a campanha e quais melhorias poderíamos fazer. O planejamento foi realizado sem sequer mexermos em um único anúncio.

O que concluímos (e é também o que sempre falamos para os nossos clientes): “não é necessário investir muito dinheiro para tentar impactar centenas, milhares de pessoas. O que sua empresa precisa é segmentar o público, identificar quais teriam interesse em seu serviço ou produto e impactá-los com divulgação.”

Resultado após otimização da Blast: tráfego mais qualificado, aumento de 350% de taxa de conversão, diminuição de 40% de verba e menos 82% de Custo Por Conversão!

Gráfico de Rede de Pesquisa do Google Adwords da Órama: + 271% de taxa de conversão

Gráfico de Rede de Pesquisa do Google Adwords: + 271% de taxa de conversão

 

Gráfico de Rede de Display do Google Adwords da Órama: + 697% de taxa de conversão

Gráfico de Rede de Display do Google Adwords: + 697% de taxa de conversão

Não quero contratar uma equipe interna

Certa vez, ouvi de um cliente: “eu não quero ter uma equipe interna. Demanda tempo para ter um profissional com o know-how necessário, que entenda as nuances da empresa e, a qualquer momento, ele poderá pedir demissão. E, uma agência, sempre terá um profissional qualificado. Se alguém da agência pedir demissão, é responsabilidade deles treinar o profissional para atender às nossas expectativas.

Optar por não ter uma equipe interna também pode ser consequência de não ter espaço para alocar mais profissionais, não ter conhecimento para gerenciá-los de forma adequada ou verba. Sabemos que os custos CLT para a contratação de profissionais internos podem representar até 40% do valor de seu salário (se considerar plano de saúde, vale alimentação, bônus e outros benefícios, pode ser até maior do que este percentual).

Não adianta pensar em contratar um estagiário ou iniciante, para economizar, e imaginar que ele fará todo o serviço – você já deve ter visto alguns anúncios para a contratação de iniciantes que exigiam experiências anteriores. Um iniciante necessita de um profissional experiente para coordená-lo.

Conclusão

Com uma agência de marketing digital, a sua empresa poderá contar com uma equipe multidisciplinar que traz consigo a expertise necessária e vivência em vários segmentos do mercado.

Na Blast, já gerenciamos contas da área de e-commerce, serviços, finanças, automobilística, esporte, conteúdo, informática, entretenimento, saúde…e muito mais. Temos case reconhecido pelo Google Adwords Brasil e já ajudamos diversas empresas a alcançar seus objetivos comerciais.

Se tiver dúvidas e quiser saber como podemos contribuir com a sua empresa, envie um email para contato@blastmkt.com.

“O marketing consiste na tomada de ações que provoquem a reação desejada de um público-alvo.” Philip Kotler


Compartilhe